Avaliação do curso de gerenciamento online na perspectiva dos egressos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza,Geisa Colebrusco de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Gonçalves,Maria Narcisa da Costa, Martins,Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva, Borges,Elisabete Maria das Neves, Mira,Vera Lucia, Leite,Maria Madalena Januário
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342015000800090
Resumo: RESUMO Objetivo Avaliar curso online na perspectiva do egresso e verificar a relação entre variáveis. Método Estudo quantitativo, descritivo e exploratório, aplicado aos participantes no final de três versões de um curso de atualização onlinena temática de Gerenciamento em Enfermagem. Resultados Os índices de satisfação nas três categorias elencadas, em três anos, apresentaram resultados acima de 75,0%. Os coeficientes obtidos indicaram alta consistência do questionário. Considerando o índice total, a categoria Desempenho do tutor foi a de índice mais alto. Fortes associações entre Autoavaliação e Desempenho do tutor, Autoavaliação e Programa do curso e Desempenho do tutor e Programa do curso foram identificadas. Não houve associação entre as três categorias referidas com as demais variáveis do estudo. Conclusão Os egressos demonstraram satisfação com o curso, que favoreceu a interação e a promoção do conhecimento coletivo no gerenciamento em enfermagem. Foram reconhecidos, também, aspectos que carecem de melhorias, com destaque à capacitação do tutor para mediar discussões e estimular o envolvimento do estudante ao longo do curso.
id USP-24_df1037daed0db3397750b602199c825d
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342015000800090
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação do curso de gerenciamento online na perspectiva dos egressosEducação a DistânciaCapacitaçãoEducação Continuada em EnfermagemAvaliaçãoRESUMO Objetivo Avaliar curso online na perspectiva do egresso e verificar a relação entre variáveis. Método Estudo quantitativo, descritivo e exploratório, aplicado aos participantes no final de três versões de um curso de atualização onlinena temática de Gerenciamento em Enfermagem. Resultados Os índices de satisfação nas três categorias elencadas, em três anos, apresentaram resultados acima de 75,0%. Os coeficientes obtidos indicaram alta consistência do questionário. Considerando o índice total, a categoria Desempenho do tutor foi a de índice mais alto. Fortes associações entre Autoavaliação e Desempenho do tutor, Autoavaliação e Programa do curso e Desempenho do tutor e Programa do curso foram identificadas. Não houve associação entre as três categorias referidas com as demais variáveis do estudo. Conclusão Os egressos demonstraram satisfação com o curso, que favoreceu a interação e a promoção do conhecimento coletivo no gerenciamento em enfermagem. Foram reconhecidos, também, aspectos que carecem de melhorias, com destaque à capacitação do tutor para mediar discussões e estimular o envolvimento do estudante ao longo do curso.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342015000800090Revista da Escola de Enfermagem da USP v.49 n.spe2 2015reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-623420150000800013info:eu-repo/semantics/openAccessSouza,Geisa Colebrusco deGonçalves,Maria Narcisa da CostaMartins,Maria Manuela Ferreira Pereira da SilvaBorges,Elisabete Maria das NevesMira,Vera LuciaLeite,Maria Madalena Januáriopor2016-03-04T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342015000800090Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2016-03-04T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do curso de gerenciamento online na perspectiva dos egressos
title Avaliação do curso de gerenciamento online na perspectiva dos egressos
spellingShingle Avaliação do curso de gerenciamento online na perspectiva dos egressos
Souza,Geisa Colebrusco de
Educação a Distância
Capacitação
Educação Continuada em Enfermagem
Avaliação
title_short Avaliação do curso de gerenciamento online na perspectiva dos egressos
title_full Avaliação do curso de gerenciamento online na perspectiva dos egressos
title_fullStr Avaliação do curso de gerenciamento online na perspectiva dos egressos
title_full_unstemmed Avaliação do curso de gerenciamento online na perspectiva dos egressos
title_sort Avaliação do curso de gerenciamento online na perspectiva dos egressos
author Souza,Geisa Colebrusco de
author_facet Souza,Geisa Colebrusco de
Gonçalves,Maria Narcisa da Costa
Martins,Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva
Borges,Elisabete Maria das Neves
Mira,Vera Lucia
Leite,Maria Madalena Januário
author_role author
author2 Gonçalves,Maria Narcisa da Costa
Martins,Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva
Borges,Elisabete Maria das Neves
Mira,Vera Lucia
Leite,Maria Madalena Januário
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza,Geisa Colebrusco de
Gonçalves,Maria Narcisa da Costa
Martins,Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva
Borges,Elisabete Maria das Neves
Mira,Vera Lucia
Leite,Maria Madalena Januário
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância
Capacitação
Educação Continuada em Enfermagem
Avaliação
topic Educação a Distância
Capacitação
Educação Continuada em Enfermagem
Avaliação
description RESUMO Objetivo Avaliar curso online na perspectiva do egresso e verificar a relação entre variáveis. Método Estudo quantitativo, descritivo e exploratório, aplicado aos participantes no final de três versões de um curso de atualização onlinena temática de Gerenciamento em Enfermagem. Resultados Os índices de satisfação nas três categorias elencadas, em três anos, apresentaram resultados acima de 75,0%. Os coeficientes obtidos indicaram alta consistência do questionário. Considerando o índice total, a categoria Desempenho do tutor foi a de índice mais alto. Fortes associações entre Autoavaliação e Desempenho do tutor, Autoavaliação e Programa do curso e Desempenho do tutor e Programa do curso foram identificadas. Não houve associação entre as três categorias referidas com as demais variáveis do estudo. Conclusão Os egressos demonstraram satisfação com o curso, que favoreceu a interação e a promoção do conhecimento coletivo no gerenciamento em enfermagem. Foram reconhecidos, também, aspectos que carecem de melhorias, com destaque à capacitação do tutor para mediar discussões e estimular o envolvimento do estudante ao longo do curso.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342015000800090
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342015000800090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-623420150000800013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.49 n.spe2 2015
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936538141491200