Processos participativos e universidade. Balanço de uma experiência em disciplina de paisagismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Catharina
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Queiroga, Eugênio Fernandes, Gonçalves, Paulo Cássio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paisagem e Ambiente (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/paam/article/view/85700
Resumo: A participação da população na construção do espaço urbano é um direito inalienável da cidadania pelo qual também se mede o grau de democracia em uma sociedade. Garantida por leis e desejada pelos cidadãos, essas novas dinâmicas provocam mudanças nos processos de produção do espaço, demandando por sua vez novas posturas profissionais mais dialógicas e abertas ao novo e ao imprevisível. Essas novas realidades afetam diretamente a formação desse novo arquiteto, que, para além da sua capacitação técnica, deverá compreender e responder às dinâmicas sócio-culturais de uma forma diferente, que incorpore a perspectiva da troca de saberes e longe de uma abordagem assistencialista ou demagógica. Esse texto traz o relato e discussão de uma experiência levada a efeito na disciplina optativa AUP 657 - Sistema de Espaços Livres, do Grupo de Disciplinas Paisagem e Ambiente da FAUUSP, em 2004 e conduzida pelosseus autores.
id USP-25_8904ca9300e2bba5749108f1361836bb
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/85700
network_acronym_str USP-25
network_name_str Paisagem e Ambiente (Online)
repository_id_str
spelling Processos participativos e universidade. Balanço de uma experiência em disciplina de paisagismoProcesso participativo. Experiência didática. Ensino de paisagismo.Participatory process. Didactic experienceLandscape design teaching.A participação da população na construção do espaço urbano é um direito inalienável da cidadania pelo qual também se mede o grau de democracia em uma sociedade. Garantida por leis e desejada pelos cidadãos, essas novas dinâmicas provocam mudanças nos processos de produção do espaço, demandando por sua vez novas posturas profissionais mais dialógicas e abertas ao novo e ao imprevisível. Essas novas realidades afetam diretamente a formação desse novo arquiteto, que, para além da sua capacitação técnica, deverá compreender e responder às dinâmicas sócio-culturais de uma forma diferente, que incorpore a perspectiva da troca de saberes e longe de uma abordagem assistencialista ou demagógica. Esse texto traz o relato e discussão de uma experiência levada a efeito na disciplina optativa AUP 657 - Sistema de Espaços Livres, do Grupo de Disciplinas Paisagem e Ambiente da FAUUSP, em 2004 e conduzida pelosseus autores.People’s participation in the construction of the urban space is an inalienable right of citizenship and it is also a measure through which democracy can be evaluated. These new dynamics , guaranteed by legislation and desired by citizens, provoke changes in space production processes that are more dialogical and opened to new and unexpected events. These new realities sure affect the graduation of this new architect, who, beyond technical capacitation, will have to learn and be responsive to social-cultural dynamics in a different way,one that encompasses the idea of the exchange of knowledge and is not demagogical. This text reports an experience carried out during the elective course AUP-657 – Open Space System,of the Landscape and Environment Group at FAUUSP, in 2004.Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo2007-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/paam/article/view/8570010.11606/issn.2359-5361.v0i24p89-98Paisagem e Ambiente; Núm. 24 (2007): Especial ENEPEA 2006; 89-98Paisagem e Ambiente; n. 24 (2007): Especial ENEPEA 2006; 89-98Paisagem e Ambiente; No. 24 (2007): Especial ENEPEA 2006; 89-982359-53610104-6098reponame:Paisagem e Ambiente (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/paam/article/view/85700/88460Copyright (c) 2017 Catharina Lima, Eugênio Fernandes Queiroga, Paulo Cássio Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, CatharinaQueiroga, Eugênio FernandesGonçalves, Paulo Cássio2019-06-03T15:53:23Zoai:revistas.usp.br:article/85700Revistahttp://www.revistas.usp.br/paam/indexPUBhttp://www.revistas.usp.br/paam/oai||paisagismo@usp.br|| ssmduck@usp.br2359-53610104-6098opendoar:2023-09-13T12:16:54.947465Paisagem e Ambiente (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Processos participativos e universidade. Balanço de uma experiência em disciplina de paisagismo
title Processos participativos e universidade. Balanço de uma experiência em disciplina de paisagismo
spellingShingle Processos participativos e universidade. Balanço de uma experiência em disciplina de paisagismo
Lima, Catharina
Processo participativo. Experiência didática. Ensino de paisagismo.
Participatory process. Didactic experience
Landscape design teaching.
title_short Processos participativos e universidade. Balanço de uma experiência em disciplina de paisagismo
title_full Processos participativos e universidade. Balanço de uma experiência em disciplina de paisagismo
title_fullStr Processos participativos e universidade. Balanço de uma experiência em disciplina de paisagismo
title_full_unstemmed Processos participativos e universidade. Balanço de uma experiência em disciplina de paisagismo
title_sort Processos participativos e universidade. Balanço de uma experiência em disciplina de paisagismo
author Lima, Catharina
author_facet Lima, Catharina
Queiroga, Eugênio Fernandes
Gonçalves, Paulo Cássio
author_role author
author2 Queiroga, Eugênio Fernandes
Gonçalves, Paulo Cássio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Catharina
Queiroga, Eugênio Fernandes
Gonçalves, Paulo Cássio
dc.subject.por.fl_str_mv Processo participativo. Experiência didática. Ensino de paisagismo.
Participatory process. Didactic experience
Landscape design teaching.
topic Processo participativo. Experiência didática. Ensino de paisagismo.
Participatory process. Didactic experience
Landscape design teaching.
description A participação da população na construção do espaço urbano é um direito inalienável da cidadania pelo qual também se mede o grau de democracia em uma sociedade. Garantida por leis e desejada pelos cidadãos, essas novas dinâmicas provocam mudanças nos processos de produção do espaço, demandando por sua vez novas posturas profissionais mais dialógicas e abertas ao novo e ao imprevisível. Essas novas realidades afetam diretamente a formação desse novo arquiteto, que, para além da sua capacitação técnica, deverá compreender e responder às dinâmicas sócio-culturais de uma forma diferente, que incorpore a perspectiva da troca de saberes e longe de uma abordagem assistencialista ou demagógica. Esse texto traz o relato e discussão de uma experiência levada a efeito na disciplina optativa AUP 657 - Sistema de Espaços Livres, do Grupo de Disciplinas Paisagem e Ambiente da FAUUSP, em 2004 e conduzida pelosseus autores.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paam/article/view/85700
10.11606/issn.2359-5361.v0i24p89-98
url https://www.revistas.usp.br/paam/article/view/85700
identifier_str_mv 10.11606/issn.2359-5361.v0i24p89-98
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/paam/article/view/85700/88460
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Catharina Lima, Eugênio Fernandes Queiroga, Paulo Cássio Gonçalves
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Catharina Lima, Eugênio Fernandes Queiroga, Paulo Cássio Gonçalves
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
dc.source.none.fl_str_mv Paisagem e Ambiente; Núm. 24 (2007): Especial ENEPEA 2006; 89-98
Paisagem e Ambiente; n. 24 (2007): Especial ENEPEA 2006; 89-98
Paisagem e Ambiente; No. 24 (2007): Especial ENEPEA 2006; 89-98
2359-5361
0104-6098
reponame:Paisagem e Ambiente (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Paisagem e Ambiente (Online)
collection Paisagem e Ambiente (Online)
repository.name.fl_str_mv Paisagem e Ambiente (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||paisagismo@usp.br|| ssmduck@usp.br
_version_ 1800221850780827648