Competition, innovation and performance: the portuguese mobile market
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Administração (São Paulo) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44408 |
Resumo: | Os incentivos actuais a inovação parecem ser claramente influenciados pelos fenomenos de concentração e pelo poder de mercado. Nessa perspectiva, a existencia de elevados graus de oportunidade tecnologica, apropriabilidade privada e cumulatividade propiciaria, ceteris paribus, uma relação positiva entre dimensão e concentração das empresas e lucros oligopolistas positivamente relacionados com a apropriabilidade, a cumulatividade e as economias de escala. Para alem da verificação empirica dessas vertentes, no caso do sector de redes moveis, ha tambem a referir que o grau de concorrencia efectiva tem tido um efeito reduzido sobre a produtividade e um efeito elevado sobre os preços. Essa observação e perfeitamente consistente com o caso portugues. Nesse contexto, avaliaram-se as dimensoes do desempenho dos tres operadores moveis no mercado portugues num periodo crucial: desde a emissão da primeira licenca (1991) ate ao advento da terceira geração de celulares em nível comercial (2001). O desempenho e medido por um modelo de analise de racios multiperiodo analogo ao desenvolvido por Banker, Chang e Majumdar (1993). Os resultados mostram um nitido padrao de imitação entre as tres empresas no mercado. Tambem se comprova que o aumento da concorrencia, ocorrido com a liberalização do mercado, induziu a um desvio nas estrategias dos operadores: de uma estrategia de diferenciação para outra de baixo custo. |
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Competition, innovation and performance: the portuguese mobile marketConcorrência, inovação e desempenho: o caso das telecomunicações móveis portuguesasCompetencia, innovacion y desempeno: el caso de las telecomunicaciones moviles portuguesastelecommunicationsstrategyperformancetelecomunicacionesestrategiadesempenotelecomunicaçõesestrategiadesempenhoOs incentivos actuais a inovação parecem ser claramente influenciados pelos fenomenos de concentração e pelo poder de mercado. Nessa perspectiva, a existencia de elevados graus de oportunidade tecnologica, apropriabilidade privada e cumulatividade propiciaria, ceteris paribus, uma relação positiva entre dimensão e concentração das empresas e lucros oligopolistas positivamente relacionados com a apropriabilidade, a cumulatividade e as economias de escala. Para alem da verificação empirica dessas vertentes, no caso do sector de redes moveis, ha tambem a referir que o grau de concorrencia efectiva tem tido um efeito reduzido sobre a produtividade e um efeito elevado sobre os preços. Essa observação e perfeitamente consistente com o caso portugues. Nesse contexto, avaliaram-se as dimensoes do desempenho dos tres operadores moveis no mercado portugues num periodo crucial: desde a emissão da primeira licenca (1991) ate ao advento da terceira geração de celulares em nível comercial (2001). O desempenho e medido por um modelo de analise de racios multiperiodo analogo ao desenvolvido por Banker, Chang e Majumdar (1993). Os resultados mostram um nitido padrao de imitação entre as tres empresas no mercado. Tambem se comprova que o aumento da concorrencia, ocorrido com a liberalização do mercado, induziu a um desvio nas estrategias dos operadores: de uma estrategia de diferenciação para outra de baixo custo.The main goal of this paper is to prove that present incentives to innovation are strongly influenced by concentration and by market power, but actual competition has had a small impact on productivity and a strong effect on prices of mobile phone. We propose a model adapted from that developed by Banker, Chang and Majumdar (1993) to prove our assumptions. Rentability is disaggregated into four items: productivity, price recovery, product mix and capacity utilisation. We prove that the increase in competition among firms introduced a bias in the operators¡¯ strategies: from differentiation to a cost strategy.Los incentivos actuales a la innovacion parecen estar claramente influenciados por los fenomenos de concentracion y por el poder de mercado. En esa perspectiva, la existencia de elevados grados de oportunidad tecnologica, apropiabilidad privada y cumulatividad propiciaria, ceteris paribus, una relacion positiva entre dimension y concentracion de las empresas y ganancias oligopolistas positivamente relacionados con la apropiabilidad, la cumulatividad y las economias de escala. Ademas de la verificacion empirica de dichas vertientes, en el caso del sector de redes moviles, hay tambien que senalar que el grado de competencia efectiva ha tenido un reducido efecto sobre la productividad y un efecto elevado sobre los precios. Esa observacion es perfectamente consistente con el caso portugues. En este marco, se evaluaron las dimensiones del desempeno de los tres operadores moviles en el mercado portugues en un periodo crucial: desde la emision de la primera licencia (1991) hasta el advenimiento de la tercera generacion de celulares a nível comercial (2001). El desempeno se mide por medio de un modelo de analisis de ratios multiperiodo analogo al que desarrollaron Banker, Chang y Majumdar (1993). Los resultados senalaron un nitido estandar de imitacion entre las tres empresas en el mercado. Asimismo se comprueba que el aumento de la competencia, que tuvo lugar con la liberalizacion del mercado, indujo a una desviacion en las estrategias de los operadores: de una estrategia de diferenciacion a otra de bajo costo.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2006-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/4440810.1590/S0080-21072006000300008Revista de Administração; v. 41 n. 3 (2006); 315-323Revista de Administração; Vol. 41 No. 3 (2006); 315-323Revista de Administração; Vol. 41 Núm. 3 (2006); 315-3231984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44408/48028Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, IsabelFonseca, Raquel2012-09-21T12:21:53Zoai:revistas.usp.br:article/44408Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2012-09-21T12:21:53Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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