Os impactos do suporte à transferência sobre a aplicação de competências no trabalho: a percepção dos mestres e doutores do Banco do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Hugo Pena
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Bahry, Carla Patricia, Freitas, Isa Aparecida de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração (São Paulo)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44478
Resumo: O objetivo principal neste artigo foi verificar a existência de relação preditiva entre a percepção dos mestres e doutores do Banco do Brasil acerca do suporte à transferência da aprendizagem oferecido pela organização e a aplicação, no trabalho, de competências por eles desenvolvidas em cursos de pós-graduação stricto sensu. Foi utilizado questionário semi-estruturado para a coleta de dados, tendo a amostra sido constituída por 297 funcionários da empresa. Para os dados quantitativos, realizaram-se análises descritivas, fatorial, de variância e de regressão múltipla e, para os qualitativos, realizou-se análise de conteúdo. Os resultados indicaram a existência de relação positiva entre a percepção de suporte (psicossocial e material) oferecido pelo Banco e a percepção do grau de aplicação das competências no trabalho. Características individuais dos respondentes não atuaram como preditoras dessa aplicação. Os resultados indicaram, também, que a percepção quanto ao suporte oferecido pela organização é moderadamente positiva, sendo possível seu aprimoramento.
id USP-27_7149b573573ddd48e917d472a662201f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/44478
network_acronym_str USP-27
network_name_str Revista de Administração (São Paulo)
repository_id_str
spelling Os impactos do suporte à transferência sobre a aplicação de competências no trabalho: a percepção dos mestres e doutores do Banco do BrasilImpactos del apoyo a la transferencia de aprendizaje sobre el uso de competencias en el trabajo: la percepción de los masters y doctores del Banco do BrasilImpacts of the support to the transfer of learning on the application of competencies at work: the perception of masters and doctors of the Bank of Brazilsupport to the transfer of learningprofessional competenciesimpact of trainingapoyo a la transferencia de aprendizajecompetencias profesionalesimpacto del entrenamientosuporte à transferência da aprendizagemcompetências profissionaisimpacto do treinamentoO objetivo principal neste artigo foi verificar a existência de relação preditiva entre a percepção dos mestres e doutores do Banco do Brasil acerca do suporte à transferência da aprendizagem oferecido pela organização e a aplicação, no trabalho, de competências por eles desenvolvidas em cursos de pós-graduação stricto sensu. Foi utilizado questionário semi-estruturado para a coleta de dados, tendo a amostra sido constituída por 297 funcionários da empresa. Para os dados quantitativos, realizaram-se análises descritivas, fatorial, de variância e de regressão múltipla e, para os qualitativos, realizou-se análise de conteúdo. Os resultados indicaram a existência de relação positiva entre a percepção de suporte (psicossocial e material) oferecido pelo Banco e a percepção do grau de aplicação das competências no trabalho. Características individuais dos respondentes não atuaram como preditoras dessa aplicação. Os resultados indicaram, também, que a percepção quanto ao suporte oferecido pela organização é moderadamente positiva, sendo possível seu aprimoramento.El objetivo fundamental en este artículo fue verificar la existencia de relación predictiva entre la percepción de los masters y doctores del Banco do Brasil en cuanto al apoyo a la transferencia de aprendizaje ofrecido por la organización y el uso, en el trabajo, de competencias por ellos desarrolladas en cursos de posgrado strictu sensu. Se utilizó cuestionario semiestructurado para la recolección de datos y se seleccionó una muestra compuesta por 297 empleados de la organización. Para los datos cuantitativos, se realizaron análisis descriptivos, factorial, de varianza y de regresión múltiple. Para los datos cualitativos, se utilizó el análisis de contenido. Los resultados demostraron la existencia de relación positiva entre la percepción sobre el apoyo psicosocial y material ofrecido por el Banco y la percepción del uso de las competencias en el trabajo. Características individuales de los respondientes no actuaron como predictoras de esa aplicación. Los resultados indicaron, además, que la percepción sobre el apoyo ofrecido por la organización es moderadamente positiva y que su perfeccionamiento es posible.The main objective of this paper was to verify the existence of relation between the perception of the masters and doctors of Banco do Brasil concerning the support to the transfer of learning offered by the organization and the application, at work, of competencies that they developed in graduate courses. Semi-structured questionnaire was used for data collection. The sample was composed by 297 employees of the company. Descriptive and factorial analysis, reliability tests, analysis of variance and multiple regression provided the bulk of the statistical data analysis. For analysis of the qualitative data, content analysis techniques were used. The results showed that the perception on the company's psychosocial and material support acted as a predictor of competencies' perceived usage at work. Individual characteristics of the respondents had not acted as predictors of this usage. The results had also indicated that the perception on the support offered by the organization is moderately positive, in a way that it is possible to be improved.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2008-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/4447810.1590/S0080-21072008000300002Revista de Administração; v. 43 n. 3 (2008); 224-237Revista de Administração; Vol. 43 No. 3 (2008); 224-237Revista de Administração; Vol. 43 Núm. 3 (2008); 224-2371984-61420080-2107reponame:Revista de Administração (São Paulo)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44478/48098Copyright (c) 2017 Revista de Administraçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrandão, Hugo PenaBahry, Carla PatriciaFreitas, Isa Aparecida de2015-09-15T16:53:19Zoai:revistas.usp.br:article/44478Revistahttps://www.revistas.usp.br/rauspPUBhttps://www.revistas.usp.br/rausp/oairausp@usp.br||reinhard@usp.br1984-61420080-2107opendoar:2015-09-15T16:53:19Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os impactos do suporte à transferência sobre a aplicação de competências no trabalho: a percepção dos mestres e doutores do Banco do Brasil
Impactos del apoyo a la transferencia de aprendizaje sobre el uso de competencias en el trabajo: la percepción de los masters y doctores del Banco do Brasil
Impacts of the support to the transfer of learning on the application of competencies at work: the perception of masters and doctors of the Bank of Brazil
title Os impactos do suporte à transferência sobre a aplicação de competências no trabalho: a percepção dos mestres e doutores do Banco do Brasil
spellingShingle Os impactos do suporte à transferência sobre a aplicação de competências no trabalho: a percepção dos mestres e doutores do Banco do Brasil
Brandão, Hugo Pena
support to the transfer of learning
professional competencies
impact of training
apoyo a la transferencia de aprendizaje
competencias profesionales
impacto del entrenamiento
suporte à transferência da aprendizagem
competências profissionais
impacto do treinamento
title_short Os impactos do suporte à transferência sobre a aplicação de competências no trabalho: a percepção dos mestres e doutores do Banco do Brasil
title_full Os impactos do suporte à transferência sobre a aplicação de competências no trabalho: a percepção dos mestres e doutores do Banco do Brasil
title_fullStr Os impactos do suporte à transferência sobre a aplicação de competências no trabalho: a percepção dos mestres e doutores do Banco do Brasil
title_full_unstemmed Os impactos do suporte à transferência sobre a aplicação de competências no trabalho: a percepção dos mestres e doutores do Banco do Brasil
title_sort Os impactos do suporte à transferência sobre a aplicação de competências no trabalho: a percepção dos mestres e doutores do Banco do Brasil
author Brandão, Hugo Pena
author_facet Brandão, Hugo Pena
Bahry, Carla Patricia
Freitas, Isa Aparecida de
author_role author
author2 Bahry, Carla Patricia
Freitas, Isa Aparecida de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão, Hugo Pena
Bahry, Carla Patricia
Freitas, Isa Aparecida de
dc.subject.por.fl_str_mv support to the transfer of learning
professional competencies
impact of training
apoyo a la transferencia de aprendizaje
competencias profesionales
impacto del entrenamiento
suporte à transferência da aprendizagem
competências profissionais
impacto do treinamento
topic support to the transfer of learning
professional competencies
impact of training
apoyo a la transferencia de aprendizaje
competencias profesionales
impacto del entrenamiento
suporte à transferência da aprendizagem
competências profissionais
impacto do treinamento
description O objetivo principal neste artigo foi verificar a existência de relação preditiva entre a percepção dos mestres e doutores do Banco do Brasil acerca do suporte à transferência da aprendizagem oferecido pela organização e a aplicação, no trabalho, de competências por eles desenvolvidas em cursos de pós-graduação stricto sensu. Foi utilizado questionário semi-estruturado para a coleta de dados, tendo a amostra sido constituída por 297 funcionários da empresa. Para os dados quantitativos, realizaram-se análises descritivas, fatorial, de variância e de regressão múltipla e, para os qualitativos, realizou-se análise de conteúdo. Os resultados indicaram a existência de relação positiva entre a percepção de suporte (psicossocial e material) oferecido pelo Banco e a percepção do grau de aplicação das competências no trabalho. Características individuais dos respondentes não atuaram como preditoras dessa aplicação. Os resultados indicaram, também, que a percepção quanto ao suporte oferecido pela organização é moderadamente positiva, sendo possível seu aprimoramento.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44478
10.1590/S0080-21072008000300002
url https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44478
identifier_str_mv 10.1590/S0080-21072008000300002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rausp/article/view/44478/48098
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Administração
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Administração
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Administração; v. 43 n. 3 (2008); 224-237
Revista de Administração; Vol. 43 No. 3 (2008); 224-237
Revista de Administração; Vol. 43 Núm. 3 (2008); 224-237
1984-6142
0080-2107
reponame:Revista de Administração (São Paulo)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração (São Paulo)
collection Revista de Administração (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração (São Paulo) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rausp@usp.br||reinhard@usp.br
_version_ 1787713345551335424