Percepções de estudantes sobre bullying e família: um enfoque qualitativo na saúde do escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Wanderlei Abadio de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva,Jorge Luiz da, Braga,Iara Falleiros, Romualdo,Claudio, Brandão Neto,Waldemar, Caravita,Simona Carla Silvia, Silva,Marta Angélica Iossi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Saúde Coletiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2019000200158
Resumo: Resumo Introdução O bullying escolar representa um fenômeno expressivo no Brasil e no mundo, impactando na saúde e no desenvolvimento de crianças e adolescentes. Objetivo Analisar as relações entre as percepções de estudantes sobre bullying escolar e interações familiares. Método Trata-se de um estudo qualitativo, do qual participaram 55 estudantes. Entrevistas semiestruturadas foram utilizadas na coleta de dados e analisadas segundo a análise de conteúdo, em sua modalidade temática, no software Atlas.Ti. O referencial teórico-metodológico adotado foi a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento. Resultados Revelou-se que a) as características individuais, resultantes do processo de desenvolvimento que envolve a família, são os fatores que melhor explicam o bullying; b) as experiências negativas no contexto familiar podem favorecer o envolvimento dos estudantes em situações de bullying; e c) aspectos positivos das famílias podem ser considerados pontos fortes a serem explorados por programas de intervenção. Conclusão Foram identificadas relações entre as percepções acerca do bullying escolar e as interações familiares. A investigação aumenta a compreensão sobre a complexidade do bullying e poderá subsidiar iniciativas de formação de profissionais que atuam na área da saúde e têm as famílias como matriz de ação na atenção primária.
id UFRJ-7_a447af6fc4ae926982f282e619905d41
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-462X2019000200158
network_acronym_str UFRJ-7
network_name_str Cadernos Saúde Coletiva (Online)
repository_id_str
spelling Percepções de estudantes sobre bullying e família: um enfoque qualitativo na saúde do escolarsaúde escolarsaúde do adolescenterelações familiaresviolênciabullyingResumo Introdução O bullying escolar representa um fenômeno expressivo no Brasil e no mundo, impactando na saúde e no desenvolvimento de crianças e adolescentes. Objetivo Analisar as relações entre as percepções de estudantes sobre bullying escolar e interações familiares. Método Trata-se de um estudo qualitativo, do qual participaram 55 estudantes. Entrevistas semiestruturadas foram utilizadas na coleta de dados e analisadas segundo a análise de conteúdo, em sua modalidade temática, no software Atlas.Ti. O referencial teórico-metodológico adotado foi a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento. Resultados Revelou-se que a) as características individuais, resultantes do processo de desenvolvimento que envolve a família, são os fatores que melhor explicam o bullying; b) as experiências negativas no contexto familiar podem favorecer o envolvimento dos estudantes em situações de bullying; e c) aspectos positivos das famílias podem ser considerados pontos fortes a serem explorados por programas de intervenção. Conclusão Foram identificadas relações entre as percepções acerca do bullying escolar e as interações familiares. A investigação aumenta a compreensão sobre a complexidade do bullying e poderá subsidiar iniciativas de formação de profissionais que atuam na área da saúde e têm as famílias como matriz de ação na atenção primária.Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro2019-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2019000200158Cadernos Saúde Coletiva v.27 n.2 2019reponame:Cadernos Saúde Coletiva (Online)instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.1590/1414-462x201900020478info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Wanderlei Abadio deSilva,Jorge Luiz daBraga,Iara FalleirosRomualdo,ClaudioBrandão Neto,WaldemarCaravita,Simona Carla SilviaSilva,Marta Angélica Iossipor2019-07-03T00:00:00Zoai:scielo:S1414-462X2019000200158Revistahttp://www.iesc.ufrj.br/cadernos/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpabelha@iesc.ufrj.br||abelha@iesc.ufrj.br2358-291X1414-462Xopendoar:2019-07-03T00:00Cadernos Saúde Coletiva (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções de estudantes sobre bullying e família: um enfoque qualitativo na saúde do escolar
title Percepções de estudantes sobre bullying e família: um enfoque qualitativo na saúde do escolar
spellingShingle Percepções de estudantes sobre bullying e família: um enfoque qualitativo na saúde do escolar
Oliveira,Wanderlei Abadio de
saúde escolar
saúde do adolescente
relações familiares
violência
bullying
title_short Percepções de estudantes sobre bullying e família: um enfoque qualitativo na saúde do escolar
title_full Percepções de estudantes sobre bullying e família: um enfoque qualitativo na saúde do escolar
title_fullStr Percepções de estudantes sobre bullying e família: um enfoque qualitativo na saúde do escolar
title_full_unstemmed Percepções de estudantes sobre bullying e família: um enfoque qualitativo na saúde do escolar
title_sort Percepções de estudantes sobre bullying e família: um enfoque qualitativo na saúde do escolar
author Oliveira,Wanderlei Abadio de
author_facet Oliveira,Wanderlei Abadio de
Silva,Jorge Luiz da
Braga,Iara Falleiros
Romualdo,Claudio
Brandão Neto,Waldemar
Caravita,Simona Carla Silvia
Silva,Marta Angélica Iossi
author_role author
author2 Silva,Jorge Luiz da
Braga,Iara Falleiros
Romualdo,Claudio
Brandão Neto,Waldemar
Caravita,Simona Carla Silvia
Silva,Marta Angélica Iossi
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira,Wanderlei Abadio de
Silva,Jorge Luiz da
Braga,Iara Falleiros
Romualdo,Claudio
Brandão Neto,Waldemar
Caravita,Simona Carla Silvia
Silva,Marta Angélica Iossi
dc.subject.por.fl_str_mv saúde escolar
saúde do adolescente
relações familiares
violência
bullying
topic saúde escolar
saúde do adolescente
relações familiares
violência
bullying
description Resumo Introdução O bullying escolar representa um fenômeno expressivo no Brasil e no mundo, impactando na saúde e no desenvolvimento de crianças e adolescentes. Objetivo Analisar as relações entre as percepções de estudantes sobre bullying escolar e interações familiares. Método Trata-se de um estudo qualitativo, do qual participaram 55 estudantes. Entrevistas semiestruturadas foram utilizadas na coleta de dados e analisadas segundo a análise de conteúdo, em sua modalidade temática, no software Atlas.Ti. O referencial teórico-metodológico adotado foi a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento. Resultados Revelou-se que a) as características individuais, resultantes do processo de desenvolvimento que envolve a família, são os fatores que melhor explicam o bullying; b) as experiências negativas no contexto familiar podem favorecer o envolvimento dos estudantes em situações de bullying; e c) aspectos positivos das famílias podem ser considerados pontos fortes a serem explorados por programas de intervenção. Conclusão Foram identificadas relações entre as percepções acerca do bullying escolar e as interações familiares. A investigação aumenta a compreensão sobre a complexidade do bullying e poderá subsidiar iniciativas de formação de profissionais que atuam na área da saúde e têm as famílias como matriz de ação na atenção primária.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2019000200158
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2019000200158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1414-462x201900020478
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos Saúde Coletiva v.27 n.2 2019
reponame:Cadernos Saúde Coletiva (Online)
instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron:UFRJ
instname_str Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
instacron_str UFRJ
institution UFRJ
reponame_str Cadernos Saúde Coletiva (Online)
collection Cadernos Saúde Coletiva (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos Saúde Coletiva (Online) - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
repository.mail.fl_str_mv abelha@iesc.ufrj.br||abelha@iesc.ufrj.br
_version_ 1750128226206744576