Estímulos visuais e produção escrita de escolares com e sem queixas de alterações na escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cárnio,Maria Silvia
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Casemiro,Juliana Ramos, Ribeiro,Karen Barros, Soares,Aparecido José Couto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000300011
Resumo: O presente estudo objetivou verificar a influência de estímulos visuais na produção escrita de escolares com e sem queixas de alterações na escrita. Para tanto, 50 escolares de 4º e 5º anos, divididos em G1 (sem queixas) e G2 (com queixas) foram instruídos a realizar produções escritas com base em dois diferentes estímulos visuais. Utilizou-se para análise dos dados as Competências Comunicativas, sendo que em relação à Genérica, predominou a narração para ambos os estímulos, nos dois grupos. Quanto à Competência Enciclopédica, somente para as figuras em sequência, houve diferença significante. No que diz respeito à Competência Linguística, houve diferença apenas para a Coesão Global. Não houve influência dos estímulos visuais para ambos os grupos. Entretanto, fatores individuais e sociais podem ter influenciado os resultados obtidos.
id UFRGS-5_8ee0854781898db1757218f159d6675a
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-79722013000300011
network_acronym_str UFRGS-5
network_name_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository_id_str
spelling Estímulos visuais e produção escrita de escolares com e sem queixas de alterações na escritaEducaçãoescrita manualavaliaçãoescolaridadenarraçãoO presente estudo objetivou verificar a influência de estímulos visuais na produção escrita de escolares com e sem queixas de alterações na escrita. Para tanto, 50 escolares de 4º e 5º anos, divididos em G1 (sem queixas) e G2 (com queixas) foram instruídos a realizar produções escritas com base em dois diferentes estímulos visuais. Utilizou-se para análise dos dados as Competências Comunicativas, sendo que em relação à Genérica, predominou a narração para ambos os estímulos, nos dois grupos. Quanto à Competência Enciclopédica, somente para as figuras em sequência, houve diferença significante. No que diz respeito à Competência Linguística, houve diferença apenas para a Coesão Global. Não houve influência dos estímulos visuais para ambos os grupos. Entretanto, fatores individuais e sociais podem ter influenciado os resultados obtidos.Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul2013-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000300011Psicologia: Reflexão e Crítica v.26 n.3 2013reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGS10.1590/S0102-79722013000300011info:eu-repo/semantics/openAccessCárnio,Maria SilviaCasemiro,Juliana RamosRibeiro,Karen BarrosSoares,Aparecido José Coutopor2013-11-18T00:00:00Zoai:scielo:S0102-79722013000300011Revistahttps://www.scielo.br/j/prc/ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpprc@springeropen.com1678-71530102-7972opendoar:2013-11-18T00:00Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Estímulos visuais e produção escrita de escolares com e sem queixas de alterações na escrita
title Estímulos visuais e produção escrita de escolares com e sem queixas de alterações na escrita
spellingShingle Estímulos visuais e produção escrita de escolares com e sem queixas de alterações na escrita
Cárnio,Maria Silvia
Educação
escrita manual
avaliação
escolaridade
narração
title_short Estímulos visuais e produção escrita de escolares com e sem queixas de alterações na escrita
title_full Estímulos visuais e produção escrita de escolares com e sem queixas de alterações na escrita
title_fullStr Estímulos visuais e produção escrita de escolares com e sem queixas de alterações na escrita
title_full_unstemmed Estímulos visuais e produção escrita de escolares com e sem queixas de alterações na escrita
title_sort Estímulos visuais e produção escrita de escolares com e sem queixas de alterações na escrita
author Cárnio,Maria Silvia
author_facet Cárnio,Maria Silvia
Casemiro,Juliana Ramos
Ribeiro,Karen Barros
Soares,Aparecido José Couto
author_role author
author2 Casemiro,Juliana Ramos
Ribeiro,Karen Barros
Soares,Aparecido José Couto
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cárnio,Maria Silvia
Casemiro,Juliana Ramos
Ribeiro,Karen Barros
Soares,Aparecido José Couto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
escrita manual
avaliação
escolaridade
narração
topic Educação
escrita manual
avaliação
escolaridade
narração
description O presente estudo objetivou verificar a influência de estímulos visuais na produção escrita de escolares com e sem queixas de alterações na escrita. Para tanto, 50 escolares de 4º e 5º anos, divididos em G1 (sem queixas) e G2 (com queixas) foram instruídos a realizar produções escritas com base em dois diferentes estímulos visuais. Utilizou-se para análise dos dados as Competências Comunicativas, sendo que em relação à Genérica, predominou a narração para ambos os estímulos, nos dois grupos. Quanto à Competência Enciclopédica, somente para as figuras em sequência, houve diferença significante. No que diz respeito à Competência Linguística, houve diferença apenas para a Coesão Global. Não houve influência dos estímulos visuais para ambos os grupos. Entretanto, fatores individuais e sociais podem ter influenciado os resultados obtidos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000300011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722013000300011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-79722013000300011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia: Reflexão e Crítica v.26 n.3 2013
reponame:Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
collection Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv prc@springeropen.com
_version_ 1750134865300291584