Educação libertadora e (re)conhecimento do negro: a voz e a vez das literaturas africanas de língua portuguesa nas salas de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Mariana Sousa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Renata Flavia da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Via Atlântica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/118468
Resumo: This article aims to discuss the study of African Literature in Portuguese Language in schools as an important expression of liberating education, emphasizing reflection on the subject brazilian african descent. We seek to verify to what extent this framework, as an educational resource, helps the students to better know their own history, producing new concepts about it and becoming aware of its intervention role on social inequities.
id USP-32_3b68f1060dc92eaa870aadbefb4b3cf3
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/118468
network_acronym_str USP-32
network_name_str Via Atlântica (Online)
repository_id_str
spelling Educação libertadora e (re)conhecimento do negro: a voz e a vez das literaturas africanas de língua portuguesa nas salas de aulaEducation for freedom and knowledge and acknowledgment of the black people: giving the voice and chance to african literatures in the portuguese language in the classroomAfrican literaturesracismBrazilPaulo FreireEducationLiteraturas africanasracismoBrasilPaulo FreireEducaçãoThis article aims to discuss the study of African Literature in Portuguese Language in schools as an important expression of liberating education, emphasizing reflection on the subject brazilian african descent. We seek to verify to what extent this framework, as an educational resource, helps the students to better know their own history, producing new concepts about it and becoming aware of its intervention role on social inequities.Este artigo tem por objetivo discutir o estudo das Literaturas Africanas em Língua Portuguesa como importante expressão da educação libertadora, enfatizando a reflexão acerca do sujeito afro-descendente brasileiro. Buscaremos verificar até que ponto esse referencial, como recurso pedagógico, contribui para que o alunado da educação básica possa conhecer melhor sua própria história, produzindo novos conceitos sobre ela e tomando consciência de seu papel de intervenção diante das iniquidades a que se percebe submetido.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2017-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/11846810.11606/va.v0i32.118468Via Atlântica; v. 18 n. 2 (2017): A poesia no limite ou os (des)limites da poesia; 377-389Via Atlântica; Vol. 18 No. 2 (2017): A poesia no limite ou os (des)limites da poesia; 377-3892317-80861516-5159reponame:Via Atlântica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/118468/136985https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/118468/196392Copyright (c) 2017 Mariana Sousa Diashttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDias, Mariana SousaSilva, Renata Flavia da2023-06-26T13:42:54Zoai:revistas.usp.br:article/118468Revistahttp://www.revistas.usp.br/viaatlanticaPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oaiviatlan24@gmail.com2317-80861516-5159opendoar:2023-06-26T13:42:54Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação libertadora e (re)conhecimento do negro: a voz e a vez das literaturas africanas de língua portuguesa nas salas de aula
Education for freedom and knowledge and acknowledgment of the black people: giving the voice and chance to african literatures in the portuguese language in the classroom
title Educação libertadora e (re)conhecimento do negro: a voz e a vez das literaturas africanas de língua portuguesa nas salas de aula
spellingShingle Educação libertadora e (re)conhecimento do negro: a voz e a vez das literaturas africanas de língua portuguesa nas salas de aula
Dias, Mariana Sousa
African literatures
racism
Brazil
Paulo Freire
Education
Literaturas africanas
racismo
Brasil
Paulo Freire
Educação
title_short Educação libertadora e (re)conhecimento do negro: a voz e a vez das literaturas africanas de língua portuguesa nas salas de aula
title_full Educação libertadora e (re)conhecimento do negro: a voz e a vez das literaturas africanas de língua portuguesa nas salas de aula
title_fullStr Educação libertadora e (re)conhecimento do negro: a voz e a vez das literaturas africanas de língua portuguesa nas salas de aula
title_full_unstemmed Educação libertadora e (re)conhecimento do negro: a voz e a vez das literaturas africanas de língua portuguesa nas salas de aula
title_sort Educação libertadora e (re)conhecimento do negro: a voz e a vez das literaturas africanas de língua portuguesa nas salas de aula
author Dias, Mariana Sousa
author_facet Dias, Mariana Sousa
Silva, Renata Flavia da
author_role author
author2 Silva, Renata Flavia da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Mariana Sousa
Silva, Renata Flavia da
dc.subject.por.fl_str_mv African literatures
racism
Brazil
Paulo Freire
Education
Literaturas africanas
racismo
Brasil
Paulo Freire
Educação
topic African literatures
racism
Brazil
Paulo Freire
Education
Literaturas africanas
racismo
Brasil
Paulo Freire
Educação
description This article aims to discuss the study of African Literature in Portuguese Language in schools as an important expression of liberating education, emphasizing reflection on the subject brazilian african descent. We seek to verify to what extent this framework, as an educational resource, helps the students to better know their own history, producing new concepts about it and becoming aware of its intervention role on social inequities.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/118468
10.11606/va.v0i32.118468
url https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/118468
identifier_str_mv 10.11606/va.v0i32.118468
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/118468/136985
https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/118468/196392
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Mariana Sousa Dias
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Mariana Sousa Dias
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Via Atlântica; v. 18 n. 2 (2017): A poesia no limite ou os (des)limites da poesia; 377-389
Via Atlântica; Vol. 18 No. 2 (2017): A poesia no limite ou os (des)limites da poesia; 377-389
2317-8086
1516-5159
reponame:Via Atlântica (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Via Atlântica (Online)
collection Via Atlântica (Online)
repository.name.fl_str_mv Via Atlântica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv viatlan24@gmail.com
_version_ 1800222041504219136