Taste The Feeling: um estudo sobre a estratégia de narrativa transmidiática na campanha da Coca-Cola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Glauco Saldanha de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Souza, Juliana Lopes de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Alterjor
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/135197
Resumo: O artigo analisa o conceito de narrativa transmidiática utilizado por marcas como estratégia de comunicação em campanhas publicitárias. Todo o avanço tecnológico que aconteceu nas últimas décadas, as configurações sociais e o consumidor alterando sua postura passiva para ativa tendo o poder de decisão sobre suas mãos, gerou perda de credibilidade para a publicidade tradicional. Esses fatos apontam para a necessidade de uma nova estratégia para que marcas continuem transmitindo sua mensagem, relacionando-se com seu consumidor e atingindo seus objetivos, para tanto, o artigo visa identificar como a estratégia de narrativa transmidiática pode atuar a favor de uma marca. Através de uma metodologia qualitativa e pesquisa exploratória é analisada por meio de um estudo de caso a campanha “Taste The Feeling”, da marca Coca-Cola, verificando a utilização da estratégia de narrativa transmidiática.
id USP-34_a486aea4626c991e5034a3a80f4e6f6f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/135197
network_acronym_str USP-34
network_name_str Revista Alterjor
repository_id_str
spelling Taste The Feeling: um estudo sobre a estratégia de narrativa transmidiática na campanha da Coca-ColaNarrativa transmidiáticaBrandingConvergência MidiáticaEstratégia de ComunicaçãoSemióticaO artigo analisa o conceito de narrativa transmidiática utilizado por marcas como estratégia de comunicação em campanhas publicitárias. Todo o avanço tecnológico que aconteceu nas últimas décadas, as configurações sociais e o consumidor alterando sua postura passiva para ativa tendo o poder de decisão sobre suas mãos, gerou perda de credibilidade para a publicidade tradicional. Esses fatos apontam para a necessidade de uma nova estratégia para que marcas continuem transmitindo sua mensagem, relacionando-se com seu consumidor e atingindo seus objetivos, para tanto, o artigo visa identificar como a estratégia de narrativa transmidiática pode atuar a favor de uma marca. Através de uma metodologia qualitativa e pesquisa exploratória é analisada por meio de um estudo de caso a campanha “Taste The Feeling”, da marca Coca-Cola, verificando a utilização da estratégia de narrativa transmidiática.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2018-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/135197Alterjor Journal; Vol. 17 No. 1 (2018): Jornalismo popular e alternativo; 194-206Revista Alterjor; v. 17 n. 1 (2018): Jornalismo popular e alternativo; 194-2062176-1507reponame:Revista Alterjorinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/135197/137481Medeiros, Glauco Saldanha deSouza, Juliana Lopes de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-19T11:03:09Zoai:revistas.usp.br:article/135197Revistahttp://www.usp.br/alterjor/PUBhttp://www.usp.br/alterjor/ojs/index.php/alterjor/oai||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br2176-15072176-1507opendoar:2023-09-13T12:18:14.001906Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Taste The Feeling: um estudo sobre a estratégia de narrativa transmidiática na campanha da Coca-Cola
title Taste The Feeling: um estudo sobre a estratégia de narrativa transmidiática na campanha da Coca-Cola
spellingShingle Taste The Feeling: um estudo sobre a estratégia de narrativa transmidiática na campanha da Coca-Cola
Medeiros, Glauco Saldanha de
Narrativa transmidiática
Branding
Convergência Midiática
Estratégia de Comunicação
Semiótica
title_short Taste The Feeling: um estudo sobre a estratégia de narrativa transmidiática na campanha da Coca-Cola
title_full Taste The Feeling: um estudo sobre a estratégia de narrativa transmidiática na campanha da Coca-Cola
title_fullStr Taste The Feeling: um estudo sobre a estratégia de narrativa transmidiática na campanha da Coca-Cola
title_full_unstemmed Taste The Feeling: um estudo sobre a estratégia de narrativa transmidiática na campanha da Coca-Cola
title_sort Taste The Feeling: um estudo sobre a estratégia de narrativa transmidiática na campanha da Coca-Cola
author Medeiros, Glauco Saldanha de
author_facet Medeiros, Glauco Saldanha de
Souza, Juliana Lopes de Almeida
author_role author
author2 Souza, Juliana Lopes de Almeida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Glauco Saldanha de
Souza, Juliana Lopes de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativa transmidiática
Branding
Convergência Midiática
Estratégia de Comunicação
Semiótica
topic Narrativa transmidiática
Branding
Convergência Midiática
Estratégia de Comunicação
Semiótica
description O artigo analisa o conceito de narrativa transmidiática utilizado por marcas como estratégia de comunicação em campanhas publicitárias. Todo o avanço tecnológico que aconteceu nas últimas décadas, as configurações sociais e o consumidor alterando sua postura passiva para ativa tendo o poder de decisão sobre suas mãos, gerou perda de credibilidade para a publicidade tradicional. Esses fatos apontam para a necessidade de uma nova estratégia para que marcas continuem transmitindo sua mensagem, relacionando-se com seu consumidor e atingindo seus objetivos, para tanto, o artigo visa identificar como a estratégia de narrativa transmidiática pode atuar a favor de uma marca. Através de uma metodologia qualitativa e pesquisa exploratória é analisada por meio de um estudo de caso a campanha “Taste The Feeling”, da marca Coca-Cola, verificando a utilização da estratégia de narrativa transmidiática.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/135197
url https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/135197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/135197/137481
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Alterjor Journal; Vol. 17 No. 1 (2018): Jornalismo popular e alternativo; 194-206
Revista Alterjor; v. 17 n. 1 (2018): Jornalismo popular e alternativo; 194-206
2176-1507
reponame:Revista Alterjor
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Alterjor
collection Revista Alterjor
repository.name.fl_str_mv Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br
_version_ 1800222019442180096