Mídia Ninja e a comunicação contra-hegemônica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Ian Rebouças de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Nunes, Márcia Vidal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Alterjor
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/174818
Resumo: A Mídia NINJA (Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação) se propõe a fazer jornalismo, focando em narrativas do ponto de vista do ativista, militante, ou do popular, com objetivo de dar voz e visibilidade aos que não tem. A pergunta principal é: o coletivo Mídia Ninja se considera como uma comunicação contra-hegemônica? As metodologias utilizadas são entrevistas semiestruturadas e a observação participante. Algumas considerações são que: a Mídia Ninja e a mídia tradicional apresentam diferentes versões da realidade, ou diferentes enquadramentos e que para construir uma narrativa contrária e contra-hegemônica, tem que haver uma narrativa hegemônica para ser desmontada, sendo a relação entre a Mídia Ninja e a mídia tradicional dialógica e interdependente.
id USP-34_f633c668a384b12e450fa314748ffaed
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/174818
network_acronym_str USP-34
network_name_str Revista Alterjor
repository_id_str
spelling Mídia Ninja e a comunicação contra-hegemônicaNinja MediaAlternative MediaHegemonyCounter HegemonyFramework TheoryMídia NinjaMídia AlternativaHegemoniaContra-hegemoniaTeoria do EnquadramentoA Mídia NINJA (Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação) se propõe a fazer jornalismo, focando em narrativas do ponto de vista do ativista, militante, ou do popular, com objetivo de dar voz e visibilidade aos que não tem. A pergunta principal é: o coletivo Mídia Ninja se considera como uma comunicação contra-hegemônica? As metodologias utilizadas são entrevistas semiestruturadas e a observação participante. Algumas considerações são que: a Mídia Ninja e a mídia tradicional apresentam diferentes versões da realidade, ou diferentes enquadramentos e que para construir uma narrativa contrária e contra-hegemônica, tem que haver uma narrativa hegemônica para ser desmontada, sendo a relação entre a Mídia Ninja e a mídia tradicional dialógica e interdependente.The NINJA Media (Independent Narratives, Journalism and Action) proposes to do journalism, focusing on narratives from the point of view of the activist, activist, or the popular, with the objective of giving voice and visibility to those who do not have it. The main question is: the collective Mídia Ninja considers itself as a counter-hegemonic communication? The methodologies used are semi-structured interviews and participant observation. Some considerations are that the Ninja Media and the traditional media present different versions of reality, or different frameworks and that in order to build a contrary and counter-hegemonic narrative, there has to be a hegemonic narrative to be dismantled, being the relationship between the Ninja Media and the traditional dialogical and interdependent media.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2021-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/17481810.11606/issn.2176-1507.v24i2p182-198Alterjor Journal; Vol. 24 No. 2 (2021): Journalism Popular & Alternative; 182-198Revista Alterjor; v. 24 n. 2 (2021): Jornalismo Popular e Alternativo; 182-1982176-1507reponame:Revista Alterjorinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/174818/174556Copyright (c) 2021 Ian Rebouças de Andrade, Márcia Vidal Nuneshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Ian Rebouças deNunes, Márcia Vidal2021-08-02T15:07:32Zoai:revistas.usp.br:article/174818Revistahttp://www.usp.br/alterjor/PUBhttp://www.usp.br/alterjor/ojs/index.php/alterjor/oai||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br2176-15072176-1507opendoar:2021-08-02T15:07:32Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mídia Ninja e a comunicação contra-hegemônica
title Mídia Ninja e a comunicação contra-hegemônica
spellingShingle Mídia Ninja e a comunicação contra-hegemônica
Andrade, Ian Rebouças de
Ninja Media
Alternative Media
Hegemony
Counter Hegemony
Framework Theory
Mídia Ninja
Mídia Alternativa
Hegemonia
Contra-hegemonia
Teoria do Enquadramento
title_short Mídia Ninja e a comunicação contra-hegemônica
title_full Mídia Ninja e a comunicação contra-hegemônica
title_fullStr Mídia Ninja e a comunicação contra-hegemônica
title_full_unstemmed Mídia Ninja e a comunicação contra-hegemônica
title_sort Mídia Ninja e a comunicação contra-hegemônica
author Andrade, Ian Rebouças de
author_facet Andrade, Ian Rebouças de
Nunes, Márcia Vidal
author_role author
author2 Nunes, Márcia Vidal
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Ian Rebouças de
Nunes, Márcia Vidal
dc.subject.por.fl_str_mv Ninja Media
Alternative Media
Hegemony
Counter Hegemony
Framework Theory
Mídia Ninja
Mídia Alternativa
Hegemonia
Contra-hegemonia
Teoria do Enquadramento
topic Ninja Media
Alternative Media
Hegemony
Counter Hegemony
Framework Theory
Mídia Ninja
Mídia Alternativa
Hegemonia
Contra-hegemonia
Teoria do Enquadramento
description A Mídia NINJA (Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação) se propõe a fazer jornalismo, focando em narrativas do ponto de vista do ativista, militante, ou do popular, com objetivo de dar voz e visibilidade aos que não tem. A pergunta principal é: o coletivo Mídia Ninja se considera como uma comunicação contra-hegemônica? As metodologias utilizadas são entrevistas semiestruturadas e a observação participante. Algumas considerações são que: a Mídia Ninja e a mídia tradicional apresentam diferentes versões da realidade, ou diferentes enquadramentos e que para construir uma narrativa contrária e contra-hegemônica, tem que haver uma narrativa hegemônica para ser desmontada, sendo a relação entre a Mídia Ninja e a mídia tradicional dialógica e interdependente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/174818
10.11606/issn.2176-1507.v24i2p182-198
url https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/174818
identifier_str_mv 10.11606/issn.2176-1507.v24i2p182-198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/174818/174556
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Ian Rebouças de Andrade, Márcia Vidal Nunes
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Ian Rebouças de Andrade, Márcia Vidal Nunes
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Alterjor Journal; Vol. 24 No. 2 (2021): Journalism Popular & Alternative; 182-198
Revista Alterjor; v. 24 n. 2 (2021): Jornalismo Popular e Alternativo; 182-198
2176-1507
reponame:Revista Alterjor
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Alterjor
collection Revista Alterjor
repository.name.fl_str_mv Revista Alterjor - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||lumaluly@usp.br|| dennisol@usp.br|| carlostavaresjr@bol.com.br
_version_ 1748936801625571328