Formação inicial do professor de educação física reflexivo: tomando consciência de sua função social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ciriaco, Alan Barbosa Correa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Garcia, Juliana Maia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/187855
Resumo: O objetivo deste estudo foi revisar e analisar criticamente a estruturação da literatura, publicada em periódicos científicos nacionais e internacionais, em torno da formação de licenciados em Educação Física. Para este fim adotou-se a revisão crítica da literatura, baseada na análise interpretativa de estudos de síntese e análise do objeto de estudo. Após a análise crítica das obras selecionadas, consideramos que, apesar da existência de diferentes metodologias de formação docente, a viabilização de um projeto que preconiza a reflexão, depende de políticas públicas e iniciativas privadas comprometidas com esse fim, incluindo desde a tomada de consciência da função individual até a coletiva, caracterizando dessa forma, mais do que a formação de professores, sistemas educacionais reflexivos. Para tanto, é indispensável que sejam realizadas pesquisas complementares multidisciplinares.
id USP-35_1acfd18590ce37adf84fcb2310c0061a
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/187855
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Formação inicial do professor de educação física reflexivo: tomando consciência de sua função socialInicial formacion of physical education teacher reflexive: taking consciency of your social functionFormação de formadoresFormação de licenciados em Educação FísicaFormação do professor reflexivoFormação de educadoresTraining of reflective teacherEducator trainingTraining of trainersTraining of graduates in Physical EducationO objetivo deste estudo foi revisar e analisar criticamente a estruturação da literatura, publicada em periódicos científicos nacionais e internacionais, em torno da formação de licenciados em Educação Física. Para este fim adotou-se a revisão crítica da literatura, baseada na análise interpretativa de estudos de síntese e análise do objeto de estudo. Após a análise crítica das obras selecionadas, consideramos que, apesar da existência de diferentes metodologias de formação docente, a viabilização de um projeto que preconiza a reflexão, depende de políticas públicas e iniciativas privadas comprometidas com esse fim, incluindo desde a tomada de consciência da função individual até a coletiva, caracterizando dessa forma, mais do que a formação de professores, sistemas educacionais reflexivos. Para tanto, é indispensável que sejam realizadas pesquisas complementares multidisciplinares.The aim of this study was to review and critically analyze the structuring of literature, published in national and international scientific journals, in concer of the training of graduates in Physical Education. To this end, a critical literature review was adopted, based on the interpretative analysis of synthesis studies and analysis of the object of study. After the critical analysis of the selected studies, we consider that, despite the existence of different teacher training methodologies, the feasibility of a project that advocates reflection depends on public policies and private initiatives committed to this end, including since the awareness of individual to collective function, thus characterizing, more than teacher education, reflective educational systems. Therefore, it is essential that complementary multidisciplinary research be carried out.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2021-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/18785510.11606/issn.1981-4690.v35inespp15-22Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 35 n. Especial (2021): Direitos Humanos; 15-22Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 35 Núm. Especial (2021): Direitos Humanos; 15-22Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 35 No. Especial (2021): Direitos Humanos; 15-221981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/187855/173545Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCiriaco, Alan Barbosa Correa Garcia, Juliana Maia 2021-07-18T01:00:22Zoai:revistas.usp.br:article/187855Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2021-07-18T01:00:22Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação inicial do professor de educação física reflexivo: tomando consciência de sua função social
Inicial formacion of physical education teacher reflexive: taking consciency of your social function
title Formação inicial do professor de educação física reflexivo: tomando consciência de sua função social
spellingShingle Formação inicial do professor de educação física reflexivo: tomando consciência de sua função social
Ciriaco, Alan Barbosa Correa
Formação de formadores
Formação de licenciados em Educação Física
Formação do professor reflexivo
Formação de educadores
Training of reflective teacher
Educator training
Training of trainers
Training of graduates in Physical Education
title_short Formação inicial do professor de educação física reflexivo: tomando consciência de sua função social
title_full Formação inicial do professor de educação física reflexivo: tomando consciência de sua função social
title_fullStr Formação inicial do professor de educação física reflexivo: tomando consciência de sua função social
title_full_unstemmed Formação inicial do professor de educação física reflexivo: tomando consciência de sua função social
title_sort Formação inicial do professor de educação física reflexivo: tomando consciência de sua função social
author Ciriaco, Alan Barbosa Correa
author_facet Ciriaco, Alan Barbosa Correa
Garcia, Juliana Maia
author_role author
author2 Garcia, Juliana Maia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ciriaco, Alan Barbosa Correa
Garcia, Juliana Maia
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de formadores
Formação de licenciados em Educação Física
Formação do professor reflexivo
Formação de educadores
Training of reflective teacher
Educator training
Training of trainers
Training of graduates in Physical Education
topic Formação de formadores
Formação de licenciados em Educação Física
Formação do professor reflexivo
Formação de educadores
Training of reflective teacher
Educator training
Training of trainers
Training of graduates in Physical Education
description O objetivo deste estudo foi revisar e analisar criticamente a estruturação da literatura, publicada em periódicos científicos nacionais e internacionais, em torno da formação de licenciados em Educação Física. Para este fim adotou-se a revisão crítica da literatura, baseada na análise interpretativa de estudos de síntese e análise do objeto de estudo. Após a análise crítica das obras selecionadas, consideramos que, apesar da existência de diferentes metodologias de formação docente, a viabilização de um projeto que preconiza a reflexão, depende de políticas públicas e iniciativas privadas comprometidas com esse fim, incluindo desde a tomada de consciência da função individual até a coletiva, caracterizando dessa forma, mais do que a formação de professores, sistemas educacionais reflexivos. Para tanto, é indispensável que sejam realizadas pesquisas complementares multidisciplinares.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/187855
10.11606/issn.1981-4690.v35inespp15-22
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/187855
identifier_str_mv 10.11606/issn.1981-4690.v35inespp15-22
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/187855/173545
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 35 n. Especial (2021): Direitos Humanos; 15-22
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 35 Núm. Especial (2021): Direitos Humanos; 15-22
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 35 No. Especial (2021): Direitos Humanos; 15-22
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222935207641088