Formação inicial do professor de educação física reflexivo: tomando consciência de sua função social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/187855 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi revisar e analisar criticamente a estruturação da literatura, publicada em periódicos científicos nacionais e internacionais, em torno da formação de licenciados em Educação Física. Para este fim adotou-se a revisão crítica da literatura, baseada na análise interpretativa de estudos de síntese e análise do objeto de estudo. Após a análise crítica das obras selecionadas, consideramos que, apesar da existência de diferentes metodologias de formação docente, a viabilização de um projeto que preconiza a reflexão, depende de políticas públicas e iniciativas privadas comprometidas com esse fim, incluindo desde a tomada de consciência da função individual até a coletiva, caracterizando dessa forma, mais do que a formação de professores, sistemas educacionais reflexivos. Para tanto, é indispensável que sejam realizadas pesquisas complementares multidisciplinares. |
id |
USP-35_1acfd18590ce37adf84fcb2310c0061a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/187855 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação inicial do professor de educação física reflexivo: tomando consciência de sua função socialInicial formacion of physical education teacher reflexive: taking consciency of your social functionFormação de formadoresFormação de licenciados em Educação FísicaFormação do professor reflexivoFormação de educadoresTraining of reflective teacherEducator trainingTraining of trainersTraining of graduates in Physical EducationO objetivo deste estudo foi revisar e analisar criticamente a estruturação da literatura, publicada em periódicos científicos nacionais e internacionais, em torno da formação de licenciados em Educação Física. Para este fim adotou-se a revisão crítica da literatura, baseada na análise interpretativa de estudos de síntese e análise do objeto de estudo. Após a análise crítica das obras selecionadas, consideramos que, apesar da existência de diferentes metodologias de formação docente, a viabilização de um projeto que preconiza a reflexão, depende de políticas públicas e iniciativas privadas comprometidas com esse fim, incluindo desde a tomada de consciência da função individual até a coletiva, caracterizando dessa forma, mais do que a formação de professores, sistemas educacionais reflexivos. Para tanto, é indispensável que sejam realizadas pesquisas complementares multidisciplinares.The aim of this study was to review and critically analyze the structuring of literature, published in national and international scientific journals, in concer of the training of graduates in Physical Education. To this end, a critical literature review was adopted, based on the interpretative analysis of synthesis studies and analysis of the object of study. After the critical analysis of the selected studies, we consider that, despite the existence of different teacher training methodologies, the feasibility of a project that advocates reflection depends on public policies and private initiatives committed to this end, including since the awareness of individual to collective function, thus characterizing, more than teacher education, reflective educational systems. Therefore, it is essential that complementary multidisciplinary research be carried out.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2021-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/18785510.11606/issn.1981-4690.v35inespp15-22Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 35 n. Especial (2021): Direitos Humanos; 15-22Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 35 Núm. Especial (2021): Direitos Humanos; 15-22Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 35 No. Especial (2021): Direitos Humanos; 15-221981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/187855/173545Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esportehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCiriaco, Alan Barbosa Correa Garcia, Juliana Maia 2021-07-18T01:00:22Zoai:revistas.usp.br:article/187855Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2021-07-18T01:00:22Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação inicial do professor de educação física reflexivo: tomando consciência de sua função social Inicial formacion of physical education teacher reflexive: taking consciency of your social function |
title |
Formação inicial do professor de educação física reflexivo: tomando consciência de sua função social |
spellingShingle |
Formação inicial do professor de educação física reflexivo: tomando consciência de sua função social Ciriaco, Alan Barbosa Correa Formação de formadores Formação de licenciados em Educação Física Formação do professor reflexivo Formação de educadores Training of reflective teacher Educator training Training of trainers Training of graduates in Physical Education |
title_short |
Formação inicial do professor de educação física reflexivo: tomando consciência de sua função social |
title_full |
Formação inicial do professor de educação física reflexivo: tomando consciência de sua função social |
title_fullStr |
Formação inicial do professor de educação física reflexivo: tomando consciência de sua função social |
title_full_unstemmed |
Formação inicial do professor de educação física reflexivo: tomando consciência de sua função social |
title_sort |
Formação inicial do professor de educação física reflexivo: tomando consciência de sua função social |
author |
Ciriaco, Alan Barbosa Correa |
author_facet |
Ciriaco, Alan Barbosa Correa Garcia, Juliana Maia |
author_role |
author |
author2 |
Garcia, Juliana Maia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ciriaco, Alan Barbosa Correa Garcia, Juliana Maia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de formadores Formação de licenciados em Educação Física Formação do professor reflexivo Formação de educadores Training of reflective teacher Educator training Training of trainers Training of graduates in Physical Education |
topic |
Formação de formadores Formação de licenciados em Educação Física Formação do professor reflexivo Formação de educadores Training of reflective teacher Educator training Training of trainers Training of graduates in Physical Education |
description |
O objetivo deste estudo foi revisar e analisar criticamente a estruturação da literatura, publicada em periódicos científicos nacionais e internacionais, em torno da formação de licenciados em Educação Física. Para este fim adotou-se a revisão crítica da literatura, baseada na análise interpretativa de estudos de síntese e análise do objeto de estudo. Após a análise crítica das obras selecionadas, consideramos que, apesar da existência de diferentes metodologias de formação docente, a viabilização de um projeto que preconiza a reflexão, depende de políticas públicas e iniciativas privadas comprometidas com esse fim, incluindo desde a tomada de consciência da função individual até a coletiva, caracterizando dessa forma, mais do que a formação de professores, sistemas educacionais reflexivos. Para tanto, é indispensável que sejam realizadas pesquisas complementares multidisciplinares. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/187855 10.11606/issn.1981-4690.v35inespp15-22 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/187855 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1981-4690.v35inespp15-22 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/187855/173545 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 35 n. Especial (2021): Direitos Humanos; 15-22 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 35 Núm. Especial (2021): Direitos Humanos; 15-22 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 35 No. Especial (2021): Direitos Humanos; 15-22 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222935207641088 |