Utilização de diferentes métodos para a determinação da idade óssea em jovens
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/148577 |
Resumo: | O estudo tem como objetivo correlacionar os resultados da idade óssea em meninos e meninas em diferentes métodos. Na metodologia para verificar a idade óssea, foram realizadas aferições de estatura, diâmetros de úmero e fêmur, perímetro corrigido de braço, dobra tricipital, idade cronológica para compor o modelo matemático, e raio-x de mão e punho para utilização do método de Grave e Brown (1976). No tratamento estatístico realizado no programa SPSS 20.0 utilizando estatística descritiva, correlação de Pearson e diferença significativa entre os métodos. As correlações obtiveram resultados positivos para meninos e meninas, respectivamente, com resultados entre raio x e idade cronológica (M=0,84/F=0,53), modelo matemático (M=0,85/F=0,56) e estatura (M=0,80/F=0,28), assim como entre o modelo matemático e estatura (M=0,95/ F=0,84) e idade cronológica (M=0,95/F=0,76). Concluímos, desta forma, existir correlação entre os métodos, não existindo diferença significativa entre os mesmos, destacando assim o modelo matemático por ser um método prático e de fácil aplicação para uso no meio esportivo. |
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Utilização de diferentes métodos para a determinação da idade óssea em jovensMorfologia; Desenvolvimento Humano; Esportes.O estudo tem como objetivo correlacionar os resultados da idade óssea em meninos e meninas em diferentes métodos. Na metodologia para verificar a idade óssea, foram realizadas aferições de estatura, diâmetros de úmero e fêmur, perímetro corrigido de braço, dobra tricipital, idade cronológica para compor o modelo matemático, e raio-x de mão e punho para utilização do método de Grave e Brown (1976). No tratamento estatístico realizado no programa SPSS 20.0 utilizando estatística descritiva, correlação de Pearson e diferença significativa entre os métodos. As correlações obtiveram resultados positivos para meninos e meninas, respectivamente, com resultados entre raio x e idade cronológica (M=0,84/F=0,53), modelo matemático (M=0,85/F=0,56) e estatura (M=0,80/F=0,28), assim como entre o modelo matemático e estatura (M=0,95/ F=0,84) e idade cronológica (M=0,95/F=0,76). Concluímos, desta forma, existir correlação entre os métodos, não existindo diferença significativa entre os mesmos, destacando assim o modelo matemático por ser um método prático e de fácil aplicação para uso no meio esportivo.Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2017-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/14857710.11606/1807-5509201700040741Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 31 n. 4 (2017); 741-746Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 31 Núm. 4 (2017); 741-746Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 31 No. 4 (2017); 741-7461981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/148577/146070https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/148577/148151Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Vanessa Carla MonteiroSouza, Francisco Emílio Simplício deSimões, Thaisys Blanc dos SantosMortatti, Arnaldo LuisDantas, Paulo Moreira SilvaCabral, Breno Guilherme de Araújo Tinôco2019-03-17T16:19:39Zoai:revistas.usp.br:article/148577Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2019-03-17T16:19:39Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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