Arremessar por cima do ombro e a distância percorrida pelo implemento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Samuel Bento da
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Vilela Junior, Guanis de Barros, Toloka, Rute Estanislava
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16732
Resumo: Overarm throwing skill has been widely studied regarding the farthest throwing distance analysing the velocity of the implement; however the object's distance has not been investigated. The aim of this study was to verify if there is a relationship between the skill development and the distance reached by the object and to observe differences between genders. Fifty children, ages 7-8 years, both genders, from Piracicaba - SP, were analyzed while throwing a tennis ball as far as they could. Each child had three attempts. They were filmed with two mini DV cameras, from both side and rear views while performing. Children's movements were categorized using a developmental sequence and the distance covered by the ball was register. A positive correlation was found between the developmental level and the ball distance. Gender differences were observed; boys were in a more advanced levels in all actions and had farther throwing distances. So, developmental level of this skill was important to reach the task goal (throwing as far as possible). It is suggested that skill level is influenced by the environment and movement opportunities must be provided in order to help the children's global development.
id USP-35_520267e74e71e43a8a8a574c3924db20
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/16732
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Arremessar por cima do ombro e a distância percorrida pelo implemento Overarm throw and the distance traveled by the implement Desenvolvimento motorArremessarDistânciaEducação físicaMotor developmentOverarm throwingDistancePhysical education Overarm throwing skill has been widely studied regarding the farthest throwing distance analysing the velocity of the implement; however the object's distance has not been investigated. The aim of this study was to verify if there is a relationship between the skill development and the distance reached by the object and to observe differences between genders. Fifty children, ages 7-8 years, both genders, from Piracicaba - SP, were analyzed while throwing a tennis ball as far as they could. Each child had three attempts. They were filmed with two mini DV cameras, from both side and rear views while performing. Children's movements were categorized using a developmental sequence and the distance covered by the ball was register. A positive correlation was found between the developmental level and the ball distance. Gender differences were observed; boys were in a more advanced levels in all actions and had farther throwing distances. So, developmental level of this skill was important to reach the task goal (throwing as far as possible). It is suggested that skill level is influenced by the environment and movement opportunities must be provided in order to help the children's global development. A habilidade de arremessar por cima do ombro tem sido bastante estudada, observando-se a velocidade do implemento, porém enquanto muitas tarefas têm como objetivo arremessar o mais longe possível, a distância percorrida pelo objeto ainda não tem sido investigada. O objetivo deste estudo foi verificar se existe relação entre o estágio de desenvolvimento motor nesta habilidade e a distância percorrida pelo implemento e observar diferenças entre os gêneros masculino e feminino; 50 crianças, com idade entre 7-8 anos, de ambos os gêneros, procedentes de Piracicaba - SP foram analisadas enquanto arremessavam uma bola de tênis de campo, o mais longe possível. Cada criança realizou três arremessos intercalados e foi filmada com duas câmeras mini DV, tanto em vista lateral quanto posterior, enquanto arremessava. O nível de desenvolvimento das crianças foi classificado, utilizando-se uma sequência de desenvolvimento e a distância percorrida pela bola foi registrada. Foi encontrada correlação significativa entre o nível do desenvolvimento e a distância atingida. Diferenças entre os gêneros foram observadas: os meninos encontravam-se em níveis desenvolvimentais mais avançados em todas as ações e alcançaram maiores distâncias. Assim, o nível de desenvolvimento desta habilidade mostrou-se importante para o alcance de seu objetivo (arremessar mais longe). Sugere-se que o nível de habilidade é influenciado pelo meio ambiente e que oportunidades de movimento devem ser providenciadas para auxiliar o desenvolvimento integral da criança. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1673210.1590/S1807-55092009000400001Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 23 No. 4 (2009); 309-318 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 23 Núm. 4 (2009); 309-318 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 23 n. 4 (2009); 309-318 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16732/18445Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Samuel Bento daVilela Junior, Guanis de BarrosToloka, Rute Estanislava2012-05-22T12:34:21Zoai:revistas.usp.br:article/16732Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:34:21Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Arremessar por cima do ombro e a distância percorrida pelo implemento
Overarm throw and the distance traveled by the implement
title Arremessar por cima do ombro e a distância percorrida pelo implemento
spellingShingle Arremessar por cima do ombro e a distância percorrida pelo implemento
Silva, Samuel Bento da
Desenvolvimento motor
Arremessar
Distância
Educação física
Motor development
Overarm throwing
Distance
Physical education
title_short Arremessar por cima do ombro e a distância percorrida pelo implemento
title_full Arremessar por cima do ombro e a distância percorrida pelo implemento
title_fullStr Arremessar por cima do ombro e a distância percorrida pelo implemento
title_full_unstemmed Arremessar por cima do ombro e a distância percorrida pelo implemento
title_sort Arremessar por cima do ombro e a distância percorrida pelo implemento
author Silva, Samuel Bento da
author_facet Silva, Samuel Bento da
Vilela Junior, Guanis de Barros
Toloka, Rute Estanislava
author_role author
author2 Vilela Junior, Guanis de Barros
Toloka, Rute Estanislava
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Samuel Bento da
Vilela Junior, Guanis de Barros
Toloka, Rute Estanislava
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento motor
Arremessar
Distância
Educação física
Motor development
Overarm throwing
Distance
Physical education
topic Desenvolvimento motor
Arremessar
Distância
Educação física
Motor development
Overarm throwing
Distance
Physical education
description Overarm throwing skill has been widely studied regarding the farthest throwing distance analysing the velocity of the implement; however the object's distance has not been investigated. The aim of this study was to verify if there is a relationship between the skill development and the distance reached by the object and to observe differences between genders. Fifty children, ages 7-8 years, both genders, from Piracicaba - SP, were analyzed while throwing a tennis ball as far as they could. Each child had three attempts. They were filmed with two mini DV cameras, from both side and rear views while performing. Children's movements were categorized using a developmental sequence and the distance covered by the ball was register. A positive correlation was found between the developmental level and the ball distance. Gender differences were observed; boys were in a more advanced levels in all actions and had farther throwing distances. So, developmental level of this skill was important to reach the task goal (throwing as far as possible). It is suggested that skill level is influenced by the environment and movement opportunities must be provided in order to help the children's global development.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16732
10.1590/S1807-55092009000400001
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16732
identifier_str_mv 10.1590/S1807-55092009000400001
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16732/18445
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 23 No. 4 (2009); 309-318
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 23 Núm. 4 (2009); 309-318
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 23 n. 4 (2009); 309-318
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1748936822065463296