As escolhas de adolescentes em relação a atividades de caminhada em aulas de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Umberto Cesar
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Silva Filho, Antônio Sabino da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16690
Resumo: O objetivo da pesquisa foi investigar as escolhas de adolescentes de ambos os gêneros em relação a atividades de caminhada em aulas de educação física. Os participantes foram rapazes e moças adolescentes (N = 158), com média de idade de 14,52 anos (± 0,75), estudantes de oitavas séries do ensino fundamental. Foram oferecidas atividades de caminhada com diferentes temas (social, jogo, competição e exercício/"fitness"), fornecidas em duas listas de escolhas, em oitos aulas. O trabalho foi desenvolvido como parte do programa da educação física curricular. A variável dependente foi a quantidade de escolhas em cada atividade, em cada aula. Os dados foram analisados por meio de estatística não-paramétrica. Os resultados permitiram concluir que adolescentes de ambos os gêneros escolheram em maior quantidade a caminhada social, sendo que as moças o fizeram mais do que os rapazes. A caminhada com exercícios foi a que menos recebeu escolhas. Em relação escolhas intermediárias, pode-se concluir que as moças escolheram mais a caminha com jogo do que os rapazes e que estes escolheram mais a caminhada com competição do que as moças. As diferenças de quantidade de escolhas entre rapazes e moças ocorreram apenas nas duas primeiras aulas.
id USP-35_b242155cfccdd4275b9da3c1606f140b
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/16690
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling As escolhas de adolescentes em relação a atividades de caminhada em aulas de educação física Adolescent choices of walking activities during physical education classes Freedom of choicePhysical educationPhysical activitySchoolAdolescentLiberdade de escolhaEducação físicaAtividade físicaEscolaAdolescente O objetivo da pesquisa foi investigar as escolhas de adolescentes de ambos os gêneros em relação a atividades de caminhada em aulas de educação física. Os participantes foram rapazes e moças adolescentes (N = 158), com média de idade de 14,52 anos (± 0,75), estudantes de oitavas séries do ensino fundamental. Foram oferecidas atividades de caminhada com diferentes temas (social, jogo, competição e exercício/"fitness"), fornecidas em duas listas de escolhas, em oitos aulas. O trabalho foi desenvolvido como parte do programa da educação física curricular. A variável dependente foi a quantidade de escolhas em cada atividade, em cada aula. Os dados foram analisados por meio de estatística não-paramétrica. Os resultados permitiram concluir que adolescentes de ambos os gêneros escolheram em maior quantidade a caminhada social, sendo que as moças o fizeram mais do que os rapazes. A caminhada com exercícios foi a que menos recebeu escolhas. Em relação escolhas intermediárias, pode-se concluir que as moças escolheram mais a caminha com jogo do que os rapazes e que estes escolheram mais a caminhada com competição do que as moças. As diferenças de quantidade de escolhas entre rapazes e moças ocorreram apenas nas duas primeiras aulas. The objective of this study was to investigate the adolescent's choices of both genders in relation to walking activities in physical education class. The participants were boys and girls (N = 158) with average age of 14.52 (± 0.75) years, from eighth-grade of the secondary school. The walking activities with different themes (social, play, competition, and exercise/fitness) which could be chosen from two distinct lists, during eight classes. The activities were developed as a part of the curricular physical education program. The dependent variable was the quantity of choices of each activity, on each class. The data were analyzed by nonparametric statistic. The results permitted to conclude that the social walking received more choices by adolescents of both genders than other activities, and that girls chose it more than boys. In relation to intermediate choices could be concluded that girls chose the walking with play more than boys, and that boys chose the walking with competition more than girls. The difference in quantity of choice between boys and girls occurred only in the first and second days. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2008-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/1669010.1590/S1807-55092008000200006Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 22 n. 2 (2008); 149-159 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 22 Núm. 2 (2008); 149-159 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 22 No. 2 (2008); 149-159 1981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16690/18403Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa, Umberto CesarSilva Filho, Antônio Sabino da2012-05-22T12:30:25Zoai:revistas.usp.br:article/16690Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2012-05-22T12:30:25Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv As escolhas de adolescentes em relação a atividades de caminhada em aulas de educação física
Adolescent choices of walking activities during physical education classes
title As escolhas de adolescentes em relação a atividades de caminhada em aulas de educação física
spellingShingle As escolhas de adolescentes em relação a atividades de caminhada em aulas de educação física
Corrêa, Umberto Cesar
Freedom of choice
Physical education
Physical activity
School
Adolescent
Liberdade de escolha
Educação física
Atividade física
Escola
Adolescente
title_short As escolhas de adolescentes em relação a atividades de caminhada em aulas de educação física
title_full As escolhas de adolescentes em relação a atividades de caminhada em aulas de educação física
title_fullStr As escolhas de adolescentes em relação a atividades de caminhada em aulas de educação física
title_full_unstemmed As escolhas de adolescentes em relação a atividades de caminhada em aulas de educação física
title_sort As escolhas de adolescentes em relação a atividades de caminhada em aulas de educação física
author Corrêa, Umberto Cesar
author_facet Corrêa, Umberto Cesar
Silva Filho, Antônio Sabino da
author_role author
author2 Silva Filho, Antônio Sabino da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Umberto Cesar
Silva Filho, Antônio Sabino da
dc.subject.por.fl_str_mv Freedom of choice
Physical education
Physical activity
School
Adolescent
Liberdade de escolha
Educação física
Atividade física
Escola
Adolescente
topic Freedom of choice
Physical education
Physical activity
School
Adolescent
Liberdade de escolha
Educação física
Atividade física
Escola
Adolescente
description O objetivo da pesquisa foi investigar as escolhas de adolescentes de ambos os gêneros em relação a atividades de caminhada em aulas de educação física. Os participantes foram rapazes e moças adolescentes (N = 158), com média de idade de 14,52 anos (± 0,75), estudantes de oitavas séries do ensino fundamental. Foram oferecidas atividades de caminhada com diferentes temas (social, jogo, competição e exercício/"fitness"), fornecidas em duas listas de escolhas, em oitos aulas. O trabalho foi desenvolvido como parte do programa da educação física curricular. A variável dependente foi a quantidade de escolhas em cada atividade, em cada aula. Os dados foram analisados por meio de estatística não-paramétrica. Os resultados permitiram concluir que adolescentes de ambos os gêneros escolheram em maior quantidade a caminhada social, sendo que as moças o fizeram mais do que os rapazes. A caminhada com exercícios foi a que menos recebeu escolhas. Em relação escolhas intermediárias, pode-se concluir que as moças escolheram mais a caminha com jogo do que os rapazes e que estes escolheram mais a caminhada com competição do que as moças. As diferenças de quantidade de escolhas entre rapazes e moças ocorreram apenas nas duas primeiras aulas.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16690
10.1590/S1807-55092008000200006
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16690
identifier_str_mv 10.1590/S1807-55092008000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16690/18403
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 22 n. 2 (2008); 149-159
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 22 Núm. 2 (2008); 149-159
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 22 No. 2 (2008); 149-159
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222930789990400