Escala do comportamento do treinador: versão treinador (ECT-T) e versão atleta (ECT-A): o que o treinador diz é confirmado pelos seus atletas?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Luiz Carlos Couto de Albuquerque
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Medeiros Filho, Edson Soares, Lôbo, Ingrid Ludmila Bastos, Silveira, Dêner Rodrigues da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16745
Resumo: Objetivou-se verificar o nível de associação entre as percepções de atletas e treinadores de esportes coletivos e individuais nas seis dimensões do comportamento do treinador - Treinamento Físico (TF), Treinamento Técnico (TT), Preparação Mental (PM), Estabelecimento de Objetivos (EO), Reforço Pessoal Positivo (RPP), Reforço Pessoal Negativo (RPN) - acessado pela Escala do Comportamento do Treinador - Versão Treinador (ECT-T) e Versão Atleta (ECT-A). Participaram 181 atletas (114 homens e 67 mulheres) de nove modalidades esportivas com idade média de 17,15 anos (± 1,48) e seus respectivos treinadores (N = 32), todos do sexo masculino, com idade média de 32,88 (± 8,91). Treinadores e atletas responderam aos 38 itens de mesmo conteúdo dos questionários mencionados. A correlação não-paramétrica de Spearman mostrou a inexistência de associação significativa, ao nível a = 0,05, entre as percepções treinadores e atletas de modalidades coletivas nas dimensões TT, PM, EO e RPP. Entre treinadores e atletas de modalidades individuais também não foram verificadas associações significativas em cinco dimensões: TF, TT, PM, EO e RPP. Dentre outras razões, a baixa compatibilidade entre as percepções de atletas treinadores, pode estar relacionada a falhas no processo de organização do treinamento. Além disso, o relacionamento de cada treinador com os atletas sob o seu comando parece informar mais do que a simples categorização: modalidades coletivas versus individuais
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