Competição na dança clássica: um fator ansiogênico negativo?
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/122941 |
Resumo: | A dança clássica é uma modalidade que apresenta relação com a arte, exigindo grande grau de prepara fisico, psicológico e estético. Pode-se perceber que próximo a períodos competitivos, semelhante a praticantes de outras modalidades esportivas, bailarinas passam por situações estressantes que podem ter impacto negativo sob o desempenho. Deste modo, o objetivo do presente estudo foi investigar os efeitos da ansiedade competitiva no desempenho de bailarinas. Participaram do estudo 22 bailarinas com idade entre 18 a 30 anos, praticantes de dança clássica por pelo menos dois anos. A coleta de dados foi realizada por meio de avaliações psicométricas realizadas em momentos distintos (pré-competitivo, competitivo e pós-competitivo). Podemos perceber que ocorre um aumento da ansiedade momentos antes da competiçao, porém o desempenho das bailarinas não foi afetado, as bailarinas têm um aumento de sua tensão/ansiedade, alterações na percepção ansiosa, porém permaneceram centradas a tarefa que irão realizar. |
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Competição na dança clássica: um fator ansiogênico negativo? Classical dance competition: a negative anxiogenic factor? A dança clássica é uma modalidade que apresenta relação com a arte, exigindo grande grau de prepara fisico, psicológico e estético. Pode-se perceber que próximo a períodos competitivos, semelhante a praticantes de outras modalidades esportivas, bailarinas passam por situações estressantes que podem ter impacto negativo sob o desempenho. Deste modo, o objetivo do presente estudo foi investigar os efeitos da ansiedade competitiva no desempenho de bailarinas. Participaram do estudo 22 bailarinas com idade entre 18 a 30 anos, praticantes de dança clássica por pelo menos dois anos. A coleta de dados foi realizada por meio de avaliações psicométricas realizadas em momentos distintos (pré-competitivo, competitivo e pós-competitivo). Podemos perceber que ocorre um aumento da ansiedade momentos antes da competiçao, porém o desempenho das bailarinas não foi afetado, as bailarinas têm um aumento de sua tensão/ansiedade, alterações na percepção ansiosa, porém permaneceram centradas a tarefa que irão realizar. Classical dance is a practice/modality related with art, and requires a large degree of physical, psychological and aesthetic of the dancers. In the competitive periods, similarly to practitioners of other sports, dancers face stressful situation that can raise the anxiety level, which in turn can have a negative impact on performance. Thus, the aim of this study was to investigate the effects of competitive-anxiety on dancers performances. Twenty-two dancers participated in this study, aged from 18 to 30 years old, practitioners of classical dance for at least two years. Data collection was accomplished by psychometric assessments in different times (pre - competition, competition and post - competition). Moments before competition, dancers shows an increase in anxiety, but their performance is not affected; they have increased tension/anxiety, altered anxious perception, but they remain focused on the activity that they will perform. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2016-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/12294110.1590/1807-55092016000300793Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 30 No. 3 (2016); 793-803Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 30 Núm. 3 (2016); 793-803Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 30 n. 3 (2016); 793-8031981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/122941/119342https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/122941/119343Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Geovana Silva FogaçaMello, Marco Túlio DeAntunes, Hanna Karen Moreira2016-11-16T18:41:12Zoai:revistas.usp.br:article/122941Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2016-11-16T18:41:12Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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A dança clássica é uma modalidade que apresenta relação com a arte, exigindo grande grau de prepara fisico, psicológico e estético. Pode-se perceber que próximo a períodos competitivos, semelhante a praticantes de outras modalidades esportivas, bailarinas passam por situações estressantes que podem ter impacto negativo sob o desempenho. Deste modo, o objetivo do presente estudo foi investigar os efeitos da ansiedade competitiva no desempenho de bailarinas. Participaram do estudo 22 bailarinas com idade entre 18 a 30 anos, praticantes de dança clássica por pelo menos dois anos. A coleta de dados foi realizada por meio de avaliações psicométricas realizadas em momentos distintos (pré-competitivo, competitivo e pós-competitivo). Podemos perceber que ocorre um aumento da ansiedade momentos antes da competiçao, porém o desempenho das bailarinas não foi afetado, as bailarinas têm um aumento de sua tensão/ansiedade, alterações na percepção ansiosa, porém permaneceram centradas a tarefa que irão realizar. |
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