Dizer-se professora/professor pela escrita: autoria e dialogia nos relatórios de estágio
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/171914 |
Resumo: | Tomando como referência a perspectiva bakhtiniana da produção enunciativa, este artigo problematiza os dizeres dos estudantes-estagiários de um curso de Pedagogia sobre suas experiências na escola básica. Trata-se de uma pesquisa participante, de vertente analítico -interpretativa, na qual a geração de dados se desenvolveu no contexto das disciplinas do eixo teórico-prático do curso, nos anos de 2017 e de 2019. Entendendo o gênero relatório de estágio como um gênero secundário, da esfera acadêmica, em que o discurso científico é valorizado e legitimado, procurou-se problematizar os modos de dizer dos estudantes em seus enunciados escritos. Ao tomarem a autoria de seus relatos de experiência, seus diferentes acentos valorativos indiciam diversas vozes com as quais dialogam tornando visíveis sua busca pela inserção autoral. No processo de apropriação da palavra do outro os enunciados expressam de forma viva as muitas vozes com quem dialogam na formação inicial docente. |
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Dizer-se professora/professor pela escrita: autoria e dialogia nos relatórios de estágioSaying to be a teacher / teacher in writing: authorship and dialogism in the internship reportsFormação inicial de professoresprodução enunciativo-discursivapolifoniaestudos bakhtinianosInitial Teacher DevelopmentEnunciative-Discursive ProductionPolyphonyBakhtinian StudiesTomando como referência a perspectiva bakhtiniana da produção enunciativa, este artigo problematiza os dizeres dos estudantes-estagiários de um curso de Pedagogia sobre suas experiências na escola básica. Trata-se de uma pesquisa participante, de vertente analítico -interpretativa, na qual a geração de dados se desenvolveu no contexto das disciplinas do eixo teórico-prático do curso, nos anos de 2017 e de 2019. Entendendo o gênero relatório de estágio como um gênero secundário, da esfera acadêmica, em que o discurso científico é valorizado e legitimado, procurou-se problematizar os modos de dizer dos estudantes em seus enunciados escritos. Ao tomarem a autoria de seus relatos de experiência, seus diferentes acentos valorativos indiciam diversas vozes com as quais dialogam tornando visíveis sua busca pela inserção autoral. No processo de apropriação da palavra do outro os enunciados expressam de forma viva as muitas vozes com quem dialogam na formação inicial docente.Choosing the Bakhtinian perspective of enunciative production as a reference, this article aims at problematizing the speaking’s of trainee – students, from a Pedagogy course at a public university in the state of São Paulo, regarding their experiences in elementary school with students and teachers. It is about participatory approach research, with an interpretive analytical aspect, in which the generation of data was developed in the context of the disciplines, on the theoretical-practical aspect of the course forma-tion, in the years 2017 and 2019. Understanding that the internship report genre it is configured as a secondary genre, placed in the academic sphere in which scientific discourse is usually valued and legitimized, we tried to problematize the many ways of saying the students in their written statements. In their discursive production, by taking the authorship of their experience reports in the schools where they intern, their different valuing intonations indicate the different voices as the dialogue, at the same time that make their search for author insertion visible. In the process of appropriating the word of the other, the utterances vividly express the many voices with whom they dialogue in the initial teacher development.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2020-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/17191410.11606/issn.2236-4242.v33i3p197-220Linha D'Água; v. 33 n. 3 (2020): O autor e o ser humano por trás de “Problemas da criação de Dostoiévski” (1929); 197-2202236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/171914/165150https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/171914/170405Copyright (c) 2020 Ana Lúcia Guedes-Pintohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGuedes-Pinto, Ana Lúcia2022-03-25T13:42:02Zoai:revistas.usp.br:article/171914Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:56.289837Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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