Textual Genres and Argumentation: Proposal of Teaching of Opinion Paper in Textbooks
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2015 |
Other Authors: | |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Linha D'Água (Online) |
Download full: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/105440 |
Summary: | Esta contribuição se foca no interesse do trabalho com base em gêneros para a produção e compreensão de textos na escola. Os autores mostram a importância de trabalhar não somente os diferentes gêneros textuais e as aprendizagens específicas a eles associadas, mas também os traços familiares entre eles. A importância da avaliação dos textos em uma perspectiva genérica é abordada. Os autores também apontam a diversidade das práticas de ensino e mostram a dificuldade dos professores em articular as dimensões transversais, as convenções genéricas e a produção singular dos alunos. |
id |
USP-36_a7af6b20a39452f239de2d70454c151f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/105440 |
network_acronym_str |
USP-36 |
network_name_str |
Linha D'Água (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Textual Genres and Argumentation: Proposal of Teaching of Opinion Paper in TextbooksPluralidade dos gêneros e singularidades do texto: tensões constitutivas da didática das línguasLanguages DidacticsTextual GenresSpecific TextOral Comprehension and ProductionWriting Comprehension and Production.didática das línguasgêneros textuaistexto singularcompreensão oral e escritaavaliaçãoprodução oral e escrita.Esta contribuição se foca no interesse do trabalho com base em gêneros para a produção e compreensão de textos na escola. Os autores mostram a importância de trabalhar não somente os diferentes gêneros textuais e as aprendizagens específicas a eles associadas, mas também os traços familiares entre eles. A importância da avaliação dos textos em uma perspectiva genérica é abordada. Os autores também apontam a diversidade das práticas de ensino e mostram a dificuldade dos professores em articular as dimensões transversais, as convenções genéricas e a produção singular dos alunos.This contribution focuses on the language teaching on a genre-based approach through the texts comprehension and production at school. The authors show the importance of working not only the different textual genres and the specific kinds of learning associated with them, but also the parity between them. They highlight the importance of the evaluation of the texts in a generic perspective. They point out the diversity of the teaching practices and show the difficulty of the teachers when articulating the transversal dimensions, the generic conventions and the students’ specific production. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/10544010.11606/issn.2236-4242.v28i2p5-25Linha D'Água; v. 28 n. 2 (2015): Abordagem dos gêneros no ensino de línguas; 5-252236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/105440/106299https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/105440/146235Copyright (c) 2015 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessDolz, JoaquimAbouzaid, Myriam2022-03-25T13:45:46Zoai:revistas.usp.br:article/105440Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2022-03-25T13:45:46Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Textual Genres and Argumentation: Proposal of Teaching of Opinion Paper in Textbooks Pluralidade dos gêneros e singularidades do texto: tensões constitutivas da didática das línguas |
title |
Textual Genres and Argumentation: Proposal of Teaching of Opinion Paper in Textbooks |
spellingShingle |
Textual Genres and Argumentation: Proposal of Teaching of Opinion Paper in Textbooks Dolz, Joaquim Languages Didactics Textual Genres Specific Text Oral Comprehension and Production Writing Comprehension and Production. didática das línguas gêneros textuais texto singular compreensão oral e escrita avaliação produção oral e escrita. |
title_short |
Textual Genres and Argumentation: Proposal of Teaching of Opinion Paper in Textbooks |
title_full |
Textual Genres and Argumentation: Proposal of Teaching of Opinion Paper in Textbooks |
title_fullStr |
Textual Genres and Argumentation: Proposal of Teaching of Opinion Paper in Textbooks |
title_full_unstemmed |
Textual Genres and Argumentation: Proposal of Teaching of Opinion Paper in Textbooks |
title_sort |
Textual Genres and Argumentation: Proposal of Teaching of Opinion Paper in Textbooks |
author |
Dolz, Joaquim |
author_facet |
Dolz, Joaquim Abouzaid, Myriam |
author_role |
author |
author2 |
Abouzaid, Myriam |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dolz, Joaquim Abouzaid, Myriam |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Languages Didactics Textual Genres Specific Text Oral Comprehension and Production Writing Comprehension and Production. didática das línguas gêneros textuais texto singular compreensão oral e escrita avaliação produção oral e escrita. |
topic |
Languages Didactics Textual Genres Specific Text Oral Comprehension and Production Writing Comprehension and Production. didática das línguas gêneros textuais texto singular compreensão oral e escrita avaliação produção oral e escrita. |
description |
Esta contribuição se foca no interesse do trabalho com base em gêneros para a produção e compreensão de textos na escola. Os autores mostram a importância de trabalhar não somente os diferentes gêneros textuais e as aprendizagens específicas a eles associadas, mas também os traços familiares entre eles. A importância da avaliação dos textos em uma perspectiva genérica é abordada. Os autores também apontam a diversidade das práticas de ensino e mostram a dificuldade dos professores em articular as dimensões transversais, as convenções genéricas e a produção singular dos alunos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/105440 10.11606/issn.2236-4242.v28i2p5-25 |
url |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/105440 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2236-4242.v28i2p5-25 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/105440/106299 https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/105440/146235 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Linha D'Água info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Linha D'Água |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linha D'Água; v. 28 n. 2 (2015): Abordagem dos gêneros no ensino de línguas; 5-25 2236-4242 0103-3638 reponame:Linha D'Água (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Linha D'Água (Online) |
collection |
Linha D'Água (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ldagua@usp.br |
_version_ |
1748936675903406080 |