Das caixas da casa colonial às arcas do Museu Paulista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borrego, Maria Aparecida de Menezes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Anais do Museu Paulista (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/139679
Resumo: A partir de uma pesquisa desenvolvida no Museu Paulista da Universidade de São Paulo sobre o espaço doméstico e a cultura material em São Paulo colonial, buscaremos problematizar o ofício do historiador ao lidar com documentos de natureza diversa. Comentaremos como se estabeleceu e se conformou, ao longo do trabalho, um diálogo crítico entre as fontes tridimensionais - as peças do acervo - e as fontes textuais produzidas no contexto de origem dos artefatos domésticos - sobretudo inventários. Com base na catalogação de acervo, pretendemos discutir situações de aproximação e incompatibilidade colocadas, muitas vezes, entre os termos utilizados pelos coevos para designar determinadas peças de mobiliário nos séculos XVIII e XIX e a classificação das peças em instituições museológicas. Para tanto, jogaremos luzes sobre caixas e arcas, pois esses móveis de conter e de guardar eram onipresentes nas casas setecentistas do império português.
id USP-37_62e814ec0099bf0ce7e75a1049f0cafb
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/139679
network_acronym_str USP-37
network_name_str Anais do Museu Paulista (Online)
repository_id_str
spelling Das caixas da casa colonial às arcas do Museu PaulistaSourcesFurnitureDomestic spaceColonyMuseumFontesMóveisEspaço domésticoColôniaMuseu A partir de uma pesquisa desenvolvida no Museu Paulista da Universidade de São Paulo sobre o espaço doméstico e a cultura material em São Paulo colonial, buscaremos problematizar o ofício do historiador ao lidar com documentos de natureza diversa. Comentaremos como se estabeleceu e se conformou, ao longo do trabalho, um diálogo crítico entre as fontes tridimensionais - as peças do acervo - e as fontes textuais produzidas no contexto de origem dos artefatos domésticos - sobretudo inventários. Com base na catalogação de acervo, pretendemos discutir situações de aproximação e incompatibilidade colocadas, muitas vezes, entre os termos utilizados pelos coevos para designar determinadas peças de mobiliário nos séculos XVIII e XIX e a classificação das peças em instituições museológicas. Para tanto, jogaremos luzes sobre caixas e arcas, pois esses móveis de conter e de guardar eram onipresentes nas casas setecentistas do império português. This paper analyzes the way historians deal with different types of historical documents (considering their origins) based on a research conducted at the Paulista Museum of the University of São Paulo on the theme of domestic space and material culture in colonial São Paulo. We will discuss how a critical dialogue was established between the tridimensional sources - the pieces of the collection - and the textual sources produced in the original context of the domestic artifacts - especially inventories. Based on the cataloging of the collection, we analyze situations of approximation and incompatibility often created by the use of the terms by the contemporaries to designate certain pieces of furniture in the 18th and 19th centuries and the terms used in the process of pieces classification in museological institutions. In order to do so, we will shed light on boxes and chests, because these kind of furniture to contain and store were ubiquitous in the 18th century houses of the Portuguese Empire.Universidade de São Paulo. Museu Paulista2017-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/13967910.1590/1982-02672017v25n0108Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 25 n. 1 (2017); 199-2251982-02670101-4714reponame:Anais do Museu Paulista (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/139679/134959Copyright (c) 2018 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Materialinfo:eu-repo/semantics/openAccessBorrego, Maria Aparecida de Menezes2017-10-16T15:02:39ZRevistahttp://anais.mp.usp.br/PUB
dc.title.none.fl_str_mv Das caixas da casa colonial às arcas do Museu Paulista
title Das caixas da casa colonial às arcas do Museu Paulista
spellingShingle Das caixas da casa colonial às arcas do Museu Paulista
Borrego, Maria Aparecida de Menezes
Sources
Furniture
Domestic space
Colony
Museum
Fontes
Móveis
Espaço doméstico
Colônia
Museu
title_short Das caixas da casa colonial às arcas do Museu Paulista
title_full Das caixas da casa colonial às arcas do Museu Paulista
title_fullStr Das caixas da casa colonial às arcas do Museu Paulista
title_full_unstemmed Das caixas da casa colonial às arcas do Museu Paulista
title_sort Das caixas da casa colonial às arcas do Museu Paulista
author Borrego, Maria Aparecida de Menezes
author_facet Borrego, Maria Aparecida de Menezes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borrego, Maria Aparecida de Menezes
dc.subject.por.fl_str_mv Sources
Furniture
Domestic space
Colony
Museum
Fontes
Móveis
Espaço doméstico
Colônia
Museu
topic Sources
Furniture
Domestic space
Colony
Museum
Fontes
Móveis
Espaço doméstico
Colônia
Museu
description A partir de uma pesquisa desenvolvida no Museu Paulista da Universidade de São Paulo sobre o espaço doméstico e a cultura material em São Paulo colonial, buscaremos problematizar o ofício do historiador ao lidar com documentos de natureza diversa. Comentaremos como se estabeleceu e se conformou, ao longo do trabalho, um diálogo crítico entre as fontes tridimensionais - as peças do acervo - e as fontes textuais produzidas no contexto de origem dos artefatos domésticos - sobretudo inventários. Com base na catalogação de acervo, pretendemos discutir situações de aproximação e incompatibilidade colocadas, muitas vezes, entre os termos utilizados pelos coevos para designar determinadas peças de mobiliário nos séculos XVIII e XIX e a classificação das peças em instituições museológicas. Para tanto, jogaremos luzes sobre caixas e arcas, pois esses móveis de conter e de guardar eram onipresentes nas casas setecentistas do império português.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/139679
10.1590/1982-02672017v25n0108
url https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/139679
identifier_str_mv 10.1590/1982-02672017v25n0108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/139679/134959
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Museu Paulista
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Museu Paulista
dc.source.none.fl_str_mv Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 25 n. 1 (2017); 199-225
1982-0267
0101-4714
reponame:Anais do Museu Paulista (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Anais do Museu Paulista (Online)
collection Anais do Museu Paulista (Online)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1776935945419882496