Who are the visitors of the art museums. Who are the visitors of the art museums. Particularities of the publics of the weekends at the Art Museum of Tigre (Argentina)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zenere, Alejandra Gabriela Panozzo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Anais do Museu Paulista (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/152903
Resumo: Saber quem são seus visitantes é uma das principais tarefas dos museus na atualidade, na medida em que flutuam entre amoldar-se às imposições do sistema capitalista e converter-se em instituições democráticas e participativas. Não obstante, este aspecto resulta ainda mais dificultoso nos museus de arte, devido aos atributos particulares de sua estrutura e atores. O presente trabalho tem por objetivo aproximar alguns critérios que permitam conhecer quem são os visitantes dos museus de arte criados na Argentina desde o início do novo milênio. Dada a magnitude do desafio, e com o foco posto em um caso particular, buscou-se traçar alguns lineamentos sustentados nos enfoques teórico-críticos aplicados à museologia e nos estudos de públicos. Quanto à metodologia, a pesquisa teve como base um estudo de visitantes que apelou a orientações quantitativas e qualitativas, realizado no Museu de Arte de Tigre durante o ano de 2017, focado nos públicos de fim de semana. Considera-se que, ao indagarmos os traços singulares desta entidade, podem ser identificados alguns indícios que permitam começar a esboçar um perfil, tanto geral quanto específico, dos visitantes dos museus de arte.      
id USP-37_fbf612c3f62ed4c40affffbe3294a466
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/152903
network_acronym_str USP-37
network_name_str Anais do Museu Paulista (Online)
repository_id_str
spelling Who are the visitors of the art museums. Who are the visitors of the art museums. Particularities of the publics of the weekends at the Art Museum of Tigre (Argentina)Quiénes son los visitantes de los museos de arte. Particularidades de los públicos del fin de semana en el Museo de Arte de Tigre (Argentina)VisitantesMicropúblicosPreferênciasMuseus de arteVisitantesMicropúblicosPreferenciasMuseos de arteVisitorsMicropublicsPreferencesArt museumsSaber quem são seus visitantes é uma das principais tarefas dos museus na atualidade, na medida em que flutuam entre amoldar-se às imposições do sistema capitalista e converter-se em instituições democráticas e participativas. Não obstante, este aspecto resulta ainda mais dificultoso nos museus de arte, devido aos atributos particulares de sua estrutura e atores. O presente trabalho tem por objetivo aproximar alguns critérios que permitam conhecer quem são os visitantes dos museus de arte criados na Argentina desde o início do novo milênio. Dada a magnitude do desafio, e com o foco posto em um caso particular, buscou-se traçar alguns lineamentos sustentados nos enfoques teórico-críticos aplicados à museologia e nos estudos de públicos. Quanto à metodologia, a pesquisa teve como base um estudo de visitantes que apelou a orientações quantitativas e qualitativas, realizado no Museu de Arte de Tigre durante o ano de 2017, focado nos públicos de fim de semana. Considera-se que, ao indagarmos os traços singulares desta entidade, podem ser identificados alguns indícios que permitam começar a esboçar um perfil, tanto geral quanto específico, dos visitantes dos museus de arte.      Knowing who its visitors are is one of the main tasks of museums today, as they fluctuate between conforming to the impositions of the capitalist system and becoming democratic and participatory institutions. However, this aspect is even more difficult in the arts museums because of the particular attributes of their structure and its diverse actors. The present work has as main object to bring near some criteria that may allow to know who are the visitors of the art museums in Argentina since the beginning of the new millennium. Given the extent of the challenge, we’ll try, focusing in a particular case, draw some guidelines sustained in the theorical-critical approaches applied to museology and studies of the publics. In terms of methodology, a visitor study was carried out at the Tigre Art Museum in 2017, using both quantitative and qualitative guidelines, focusing on weekend audiences. It is considered that, when we question the singularities of this entity, there are some indications that a general and specific profile of visitors to art museums can begin to be identified.Saber quem são seus visitantes é uma das principais tarefas dos museus na atualidade, na medida em que flutuam entre amoldar-se às imposições do sistema capitalista e converter-se em instituições democráticas e participativas. Não obstante, este aspecto resulta ainda mais dificultoso nos museus de arte, devido aos atributos particulares de sua estrutura e atores. O presente trabalho tem por objetivo aproximar alguns critérios que permitam conhecer quem são os visitantes dos museus de arte criados na Argentina desde o início do novo milênio. Dada a magnitude do desafio, e com o foco posto em um caso particular, buscou-se traçar alguns lineamentos sustentados nos enfoques teórico-críticos aplicados à museologia e nos estudos de públicos. Quanto à metodologia, a pesquisa teve como base um estudo de visitantes que apelou a orientações quantitativas e qualitativas, realizado no Museu de Arte de Tigre durante o ano de 2017, focado nos públicos de fim de semana. Considera-se que, ao indagarmos os traços singulares desta entidade, podem ser identificados alguns indícios que permitam começar a esboçar um perfil, tanto geral quanto específico, dos visitantes dos museus de arte.Universidade de São Paulo. Museu Paulista2020-06-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/15290310.1590/1982-02672020v28e11Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 28 (2020); 1-241982-02670101-4714reponame:Anais do Museu Paulista (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPspahttps://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/152903/161249Copyright (c) 2020 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Materialhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessZenere, Alejandra Gabriela Panozzo2020-12-14T16:07:51ZRevistahttp://anais.mp.usp.br/PUB
dc.title.none.fl_str_mv Who are the visitors of the art museums. Who are the visitors of the art museums. Particularities of the publics of the weekends at the Art Museum of Tigre (Argentina)
Quiénes son los visitantes de los museos de arte. Particularidades de los públicos del fin de semana en el Museo de Arte de Tigre (Argentina)
title Who are the visitors of the art museums. Who are the visitors of the art museums. Particularities of the publics of the weekends at the Art Museum of Tigre (Argentina)
spellingShingle Who are the visitors of the art museums. Who are the visitors of the art museums. Particularities of the publics of the weekends at the Art Museum of Tigre (Argentina)
Zenere, Alejandra Gabriela Panozzo
Visitantes
Micropúblicos
Preferências
Museus de arte
Visitantes
Micropúblicos
Preferencias
Museos de arte
Visitors
Micropublics
Preferences
Art museums
title_short Who are the visitors of the art museums. Who are the visitors of the art museums. Particularities of the publics of the weekends at the Art Museum of Tigre (Argentina)
title_full Who are the visitors of the art museums. Who are the visitors of the art museums. Particularities of the publics of the weekends at the Art Museum of Tigre (Argentina)
title_fullStr Who are the visitors of the art museums. Who are the visitors of the art museums. Particularities of the publics of the weekends at the Art Museum of Tigre (Argentina)
title_full_unstemmed Who are the visitors of the art museums. Who are the visitors of the art museums. Particularities of the publics of the weekends at the Art Museum of Tigre (Argentina)
title_sort Who are the visitors of the art museums. Who are the visitors of the art museums. Particularities of the publics of the weekends at the Art Museum of Tigre (Argentina)
author Zenere, Alejandra Gabriela Panozzo
author_facet Zenere, Alejandra Gabriela Panozzo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zenere, Alejandra Gabriela Panozzo
dc.subject.por.fl_str_mv Visitantes
Micropúblicos
Preferências
Museus de arte
Visitantes
Micropúblicos
Preferencias
Museos de arte
Visitors
Micropublics
Preferences
Art museums
topic Visitantes
Micropúblicos
Preferências
Museus de arte
Visitantes
Micropúblicos
Preferencias
Museos de arte
Visitors
Micropublics
Preferences
Art museums
description Saber quem são seus visitantes é uma das principais tarefas dos museus na atualidade, na medida em que flutuam entre amoldar-se às imposições do sistema capitalista e converter-se em instituições democráticas e participativas. Não obstante, este aspecto resulta ainda mais dificultoso nos museus de arte, devido aos atributos particulares de sua estrutura e atores. O presente trabalho tem por objetivo aproximar alguns critérios que permitam conhecer quem são os visitantes dos museus de arte criados na Argentina desde o início do novo milênio. Dada a magnitude do desafio, e com o foco posto em um caso particular, buscou-se traçar alguns lineamentos sustentados nos enfoques teórico-críticos aplicados à museologia e nos estudos de públicos. Quanto à metodologia, a pesquisa teve como base um estudo de visitantes que apelou a orientações quantitativas e qualitativas, realizado no Museu de Arte de Tigre durante o ano de 2017, focado nos públicos de fim de semana. Considera-se que, ao indagarmos os traços singulares desta entidade, podem ser identificados alguns indícios que permitam começar a esboçar um perfil, tanto geral quanto específico, dos visitantes dos museus de arte.      
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/152903
10.1590/1982-02672020v28e11
url https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/152903
identifier_str_mv 10.1590/1982-02672020v28e11
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/152903/161249
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Museu Paulista
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Museu Paulista
dc.source.none.fl_str_mv Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material; v. 28 (2020); 1-24
1982-0267
0101-4714
reponame:Anais do Museu Paulista (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Anais do Museu Paulista (Online)
collection Anais do Museu Paulista (Online)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1776935945841410048