Desenvolvimento infantil: análise de um novo conceito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Juliana Martins de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Veríssimo, Maria de La Ó Ramallo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/108021
Resumo: Objetivos: realizar análise de conceito do termo desenvolvimento infantil e submeter à análise por peritos. Método: análise de conceito segundo o modelo híbrido, em três fases: fase teórica, com revisão bibliográfica; fase de campo, de pesquisa qualitativa com profissionais que atendem crianças; e fase analítica, de articulação dos dados das etapas anteriores, baseada na teoria bioecológica do desenvolvimento, com produção de nova definição para o conceito. A nova definição foi validada por peritos em um grupo focal. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: a revisão de 256 artigos, de 12 bases de dados e livros, e entrevistas com 10 profissionais, mostrou que: o conceito desenvolvimento infantil tem como antecedentes aspectos da gestação, fatores próprios da criança, fatores do contexto, destacando as relações e o cuidado à criança, e aspectos sociais; suas consequências podem ser positivas ou negativas, impactando na sociedade; seus atributos são comportamentos e habilidades da criança; suas definições contêm perspectivas maturacionais, contextuais ou ambas. A nova definição, produzida na análise e validada por nove peritos, expressa a magnitude do fenômeno e fatores não apresentados em outras definições. Conclusão: a análise de conceito gerou uma definição para as classificações de enfermagem na atenção integral à criança.
id USP-38_0df8a007a134c3ec98ac5bf8911d8e8e
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/108021
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento infantil: análise de um novo conceito Desarrollo infantil: análisis de un nuevo concepto Child development: analysis of a new concept Objetivos: realizar análise de conceito do termo desenvolvimento infantil e submeter à análise por peritos. Método: análise de conceito segundo o modelo híbrido, em três fases: fase teórica, com revisão bibliográfica; fase de campo, de pesquisa qualitativa com profissionais que atendem crianças; e fase analítica, de articulação dos dados das etapas anteriores, baseada na teoria bioecológica do desenvolvimento, com produção de nova definição para o conceito. A nova definição foi validada por peritos em um grupo focal. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: a revisão de 256 artigos, de 12 bases de dados e livros, e entrevistas com 10 profissionais, mostrou que: o conceito desenvolvimento infantil tem como antecedentes aspectos da gestação, fatores próprios da criança, fatores do contexto, destacando as relações e o cuidado à criança, e aspectos sociais; suas consequências podem ser positivas ou negativas, impactando na sociedade; seus atributos são comportamentos e habilidades da criança; suas definições contêm perspectivas maturacionais, contextuais ou ambas. A nova definição, produzida na análise e validada por nove peritos, expressa a magnitude do fenômeno e fatores não apresentados em outras definições. Conclusão: a análise de conceito gerou uma definição para as classificações de enfermagem na atenção integral à criança. Objetivos: realizar el análisis del concepto "desarrollo infantil" y evaluarlo con expertos. Método: análisis de concepto según el modelo híbrido, en tres fases: fase teórica, con revisión de la literatura; fase de campo, con investigación cualitativa con los profesionales que atienden a niños; y fase analítica para articulación de datos de los pasos anteriores, basada en la teoría bioecológica del desarrollo, con la producción de una nueva definición para el concepto abordado. Esa definición fue evaluada por especialistas en un grupo de enfoque. El proyecto fue aprobado por un Comité de Ética en la Investigación. Resultados: la revisión de 256 artículos de 12 bases de datos y de libros, y entrevistas con 10 profesionales, mostró que: el desarrollo infantil tiene como antecedentes aspectos del embarazo, factores propios del niño, factores contextuales, destacando las relaciones y el cuidado de los niños, y aspectos sociales; sus consecuencias pueden ser positivas o negativas, impactando en la sociedad; sus atributos son comportamientos y habilidades del niño; sus definiciones valoran aspectos madurativos, contextuales o ambos. Nueve expertos validaron la nueva definición producida en el análisis del concepto, la que expresa la magnitud del fenómeno y los factores no presentados en otras definiciones. Conclusión: Se generó una nueva definición para las clasificaciones de enfermería y la atención integral a los niños. Objectives: to perform concept analysis of the term child development (CD) and submit it to review by experts. Method: analysis of concept according to the hybrid model, in three phases: theoretical phase, with literature review; field phase of qualitative research with professionals who care for children; and analytical phase, of articulation of data from previous steps, based on the bioecological theory of development. The new definition was analyzed by experts in a focus group. Project approved by the Research Ethics Committee. Results: we reviewed 256 articles, from 12 databases and books, and interviewed 10 professionals, identifying that: The CD concept has as antecedents aspects of pregnancy, factors of the child, factors of context, highlighting the relationships and child care, and social aspects; its consequences can be positive or negative, impacting on society; its attributes are behaviors and abilities of the child; its definitions are based on maturation, contextual perspectives or both. The new definition elaborated in concept analysis was validated by nine experts in focus group. It expresses the magnitude of the phenomenon and factors not presented in other definitions. Conclusion: the research produced a new definition of CD that can improve nursing classifications for the comprehensive care of the child. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/10802110.1590/0104-1169.0462.2654Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 23 n. 6 (2015); 1097-1104Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 23 Núm. 6 (2015); 1097-1104Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 23 No. 6 (2015); 1097-11041518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/108021/106363https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/108021/106364https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/108021/106365Copyright (c) 2015 Revista Latino-Americana de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Juliana Martins deVeríssimo, Maria de La Ó Ramallo2015-12-01T15:53:41Zoai:revistas.usp.br:article/108021Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2015-12-01T15:53:41Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento infantil: análise de um novo conceito
Desarrollo infantil: análisis de un nuevo concepto
Child development: analysis of a new concept
title Desenvolvimento infantil: análise de um novo conceito
spellingShingle Desenvolvimento infantil: análise de um novo conceito
Souza, Juliana Martins de
title_short Desenvolvimento infantil: análise de um novo conceito
title_full Desenvolvimento infantil: análise de um novo conceito
title_fullStr Desenvolvimento infantil: análise de um novo conceito
title_full_unstemmed Desenvolvimento infantil: análise de um novo conceito
title_sort Desenvolvimento infantil: análise de um novo conceito
author Souza, Juliana Martins de
author_facet Souza, Juliana Martins de
Veríssimo, Maria de La Ó Ramallo
author_role author
author2 Veríssimo, Maria de La Ó Ramallo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Juliana Martins de
Veríssimo, Maria de La Ó Ramallo
description Objetivos: realizar análise de conceito do termo desenvolvimento infantil e submeter à análise por peritos. Método: análise de conceito segundo o modelo híbrido, em três fases: fase teórica, com revisão bibliográfica; fase de campo, de pesquisa qualitativa com profissionais que atendem crianças; e fase analítica, de articulação dos dados das etapas anteriores, baseada na teoria bioecológica do desenvolvimento, com produção de nova definição para o conceito. A nova definição foi validada por peritos em um grupo focal. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: a revisão de 256 artigos, de 12 bases de dados e livros, e entrevistas com 10 profissionais, mostrou que: o conceito desenvolvimento infantil tem como antecedentes aspectos da gestação, fatores próprios da criança, fatores do contexto, destacando as relações e o cuidado à criança, e aspectos sociais; suas consequências podem ser positivas ou negativas, impactando na sociedade; seus atributos são comportamentos e habilidades da criança; suas definições contêm perspectivas maturacionais, contextuais ou ambas. A nova definição, produzida na análise e validada por nove peritos, expressa a magnitude do fenômeno e fatores não apresentados em outras definições. Conclusão: a análise de conceito gerou uma definição para as classificações de enfermagem na atenção integral à criança.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/108021
10.1590/0104-1169.0462.2654
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/108021
identifier_str_mv 10.1590/0104-1169.0462.2654
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/108021/106363
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/108021/106364
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/108021/106365
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Latino-Americana de Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Latino-Americana de Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 23 n. 6 (2015); 1097-1104
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 23 Núm. 6 (2015); 1097-1104
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 23 No. 6 (2015); 1097-1104
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222851165323264