Vivendo com o diabetes: a experiência contada pela criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Patrícia Luciana
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Dupas, Giselle
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2204
Resumo: O diabetes mellitus como uma doença crônica exige adaptação nos âmbitos psicológico, social e físico. Este estudo tem por objetivo compreender a experiência da criança na vivência com a doença. Os referenciais teórico e metodológico utilizados foram o Interacionismo Simbólico e a Teoria Fundamentada nos Dados, respectivamente. Entrevistou-se 12 crianças na faixa etária entre 7 e 14 anos. Um total de 7 temas foram identificados nos dados coletados, sendo eles: "Vivendo algo inesperado", "Enfrentando uma dura realidade", "Tendo medo do que está acontecendo", "Vivendo sob controle", "Tentando adaptar-se à nova realidade", "Amadurecendo com a convivência", "Olhando para a doença de um jeito diferente". A vivência com o diabetes é algo que a criança enfrenta a cada dia, desde o momento do diagnóstico, tendo limitações na dieta, a inserção da insulinoterapia, a mudança no estilo de vida, fatos esses que desencadeiam sentimentos que oscilam entre medo, insegurança, revolta, aceitação e adaptação.
id USP-38_1bf70bdca2ba02ee08420d564f794208
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/2204
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Vivendo com o diabetes: a experiência contada pela criançaViviendo con la diabetes: la experiencia relatada por niñosLiving with diabetes: the experience as it is told by childrencriançadiabetes mellitusacontecimentos que mudam a vidaniñodiabetes mellitasacontecimientos que cambian la vidachilddiabetes mellituslife change eventsO diabetes mellitus como uma doença crônica exige adaptação nos âmbitos psicológico, social e físico. Este estudo tem por objetivo compreender a experiência da criança na vivência com a doença. Os referenciais teórico e metodológico utilizados foram o Interacionismo Simbólico e a Teoria Fundamentada nos Dados, respectivamente. Entrevistou-se 12 crianças na faixa etária entre 7 e 14 anos. Um total de 7 temas foram identificados nos dados coletados, sendo eles: "Vivendo algo inesperado", "Enfrentando uma dura realidade", "Tendo medo do que está acontecendo", "Vivendo sob controle", "Tentando adaptar-se à nova realidade", "Amadurecendo com a convivência", "Olhando para a doença de um jeito diferente". A vivência com o diabetes é algo que a criança enfrenta a cada dia, desde o momento do diagnóstico, tendo limitações na dieta, a inserção da insulinoterapia, a mudança no estilo de vida, fatos esses que desencadeiam sentimentos que oscilam entre medo, insegurança, revolta, aceitação e adaptação.Diabetes mellitus is a chronic disease that demands adaptation in the psychological, social and physical sphere. This study aimed to understand the experiences of children with the disease. Symbolic Interactionism and Grounded Theory were used as a theoretical and methodological reference framework, respectively. We interviewed children in the age group between 7 and 14 years old. A total of 7 topics were identified in the collected data, which were: "Experiencing something unexpected", "Facing a harsh reality", "Being afraid of what is happening", "Living under control", "Trying to adapt to a new reality", "Maturing with this close relationship" and "Seeing this disease from a different angle". Living with diabetes is something these children are confronted with daily from the very moment it is diagnosed, having to live with a restricted diet, insulin therapy and life style changes, facts that bring about feelings that range from fear to insecurity, to revolt, to acceptance and adaptation.La diabetes mellitus es una enfermedad crónica que exige adaptación en los ámbitos psicológico, social y físico. El presente trabajo tuvo como objetivo comprender la experiencia del niño viviendo con la enfermedad. Los referenciales teórico y metodológico utilizados fueron el Interaccionismo Simbólico y la Teoría Fundamentada en los Datos, respectivamente. Entrevistamos niños con las edades de 7 hasta 14 años. Un total de 7 temas fueron identificados en los datos recopilados, siendo ellos: "Viviendo algo inesperado", "Enfrentando una dura realidad", "Sintiendo miedo sobre lo que está pasando", "Viviendo bajo control", "Intentando adaptarse a la nueva realidad", "Madurando con la convivencia", "Mirando la enfermedad de una manera diferente". La vivencia con la diabetes es algo que el niño enfrenta cada día, desde el momento del diagnóstico, teniendo limitaciones en la dieta, la inserción de la insulinoterapia, el cambio en el estilo de vida, hechos esos que desencadenan sentimientos que oscilan entre miedo, inseguridad, indignación y adaptación.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2006-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/220410.1590/S0104-11692006000100004Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 14 n. 1 (2006); 25-32Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 14 Núm. 1 (2006); 25-32Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 14 No. 1 (2006); 25-321518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2204/2318https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2204/2319Moreira, Patrícia LucianaDupas, Giselleinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T18:54:15Zoai:revistas.usp.br:article/2204Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T18:54:15Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Vivendo com o diabetes: a experiência contada pela criança
Viviendo con la diabetes: la experiencia relatada por niños
Living with diabetes: the experience as it is told by children
title Vivendo com o diabetes: a experiência contada pela criança
spellingShingle Vivendo com o diabetes: a experiência contada pela criança
Moreira, Patrícia Luciana
criança
diabetes mellitus
acontecimentos que mudam a vida
niño
diabetes mellitas
acontecimientos que cambian la vida
child
diabetes mellitus
life change events
title_short Vivendo com o diabetes: a experiência contada pela criança
title_full Vivendo com o diabetes: a experiência contada pela criança
title_fullStr Vivendo com o diabetes: a experiência contada pela criança
title_full_unstemmed Vivendo com o diabetes: a experiência contada pela criança
title_sort Vivendo com o diabetes: a experiência contada pela criança
author Moreira, Patrícia Luciana
author_facet Moreira, Patrícia Luciana
Dupas, Giselle
author_role author
author2 Dupas, Giselle
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Patrícia Luciana
Dupas, Giselle
dc.subject.por.fl_str_mv criança
diabetes mellitus
acontecimentos que mudam a vida
niño
diabetes mellitas
acontecimientos que cambian la vida
child
diabetes mellitus
life change events
topic criança
diabetes mellitus
acontecimentos que mudam a vida
niño
diabetes mellitas
acontecimientos que cambian la vida
child
diabetes mellitus
life change events
description O diabetes mellitus como uma doença crônica exige adaptação nos âmbitos psicológico, social e físico. Este estudo tem por objetivo compreender a experiência da criança na vivência com a doença. Os referenciais teórico e metodológico utilizados foram o Interacionismo Simbólico e a Teoria Fundamentada nos Dados, respectivamente. Entrevistou-se 12 crianças na faixa etária entre 7 e 14 anos. Um total de 7 temas foram identificados nos dados coletados, sendo eles: "Vivendo algo inesperado", "Enfrentando uma dura realidade", "Tendo medo do que está acontecendo", "Vivendo sob controle", "Tentando adaptar-se à nova realidade", "Amadurecendo com a convivência", "Olhando para a doença de um jeito diferente". A vivência com o diabetes é algo que a criança enfrenta a cada dia, desde o momento do diagnóstico, tendo limitações na dieta, a inserção da insulinoterapia, a mudança no estilo de vida, fatos esses que desencadeiam sentimentos que oscilam entre medo, insegurança, revolta, aceitação e adaptação.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2204
10.1590/S0104-11692006000100004
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2204
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692006000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2204/2318
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2204/2319
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 14 n. 1 (2006); 25-32
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 14 Núm. 1 (2006); 25-32
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 14 No. 1 (2006); 25-32
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222841410420736