Fatores protetores frente ao consumo de álcool: percepção de professores de educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sigampa, Juana Beatriz
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Ferriani, Maria das Graças Carvalho, Nakano, Ana Márcia Spanó
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2165
Resumo: O objetivo desta pesquisa é entender a percepção de professores de educação básica sobre os fatores que protegem contra o consumo de álcool. Foi adotada uma metodologia qualitativa do tipo exploratório, com entrevistas semi-estruturadas e observação não-estruturada aplicadas a uma amostra de 25 professoras. A análise de conteúdo dos dados levantou três categorias temáticas: Significado de Álcool/Alcoolismo; A Escola como Espaço de Proteção contra o Consumo de Álcool; o Professor como Agente de Proteção. O primeiro é interpretado como uma substância nociva e uma situação problema sócio-cultural. A proteção é associada com informar, comunicar, educar, ou cuidar. Portanto, o professor compreende sua função como cobrindo desde orientador até conselheiro ou protetor. A maioria não se sente preparada para desempenhá-la, fundamentando-se em déficits psicopedagógicos, conhecimentos de saúde integral, o arcabouço jurídico-legal e, principalmente, seus próprios preconceitos sobre alcoolismo.
id USP-38_6e164e7d125572527a6c89acd2de602f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/2165
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Fatores protetores frente ao consumo de álcool: percepção de professores de educação básicaFactores protectores frente al consumo de alcohol: concepción de maestros de nivel inicialProtection factors against alcohol consumption as perceived by basic education teachershealth promotionalcoholismpreschoolpromoção da saúdealcoolismopré-escolarpromoción de la saludetanolalcoholismopre escolarO objetivo desta pesquisa é entender a percepção de professores de educação básica sobre os fatores que protegem contra o consumo de álcool. Foi adotada uma metodologia qualitativa do tipo exploratório, com entrevistas semi-estruturadas e observação não-estruturada aplicadas a uma amostra de 25 professoras. A análise de conteúdo dos dados levantou três categorias temáticas: Significado de Álcool/Alcoolismo; A Escola como Espaço de Proteção contra o Consumo de Álcool; o Professor como Agente de Proteção. O primeiro é interpretado como uma substância nociva e uma situação problema sócio-cultural. A proteção é associada com informar, comunicar, educar, ou cuidar. Portanto, o professor compreende sua função como cobrindo desde orientador até conselheiro ou protetor. A maioria não se sente preparada para desempenhá-la, fundamentando-se em déficits psicopedagógicos, conhecimentos de saúde integral, o arcabouço jurídico-legal e, principalmente, seus próprios preconceitos sobre alcoolismo.This research aims to understand how basic education teachers perceive factors that protect against alcohol consumption. An exploratory qualitative methodological approach is adopted. Semi-structured interviews and non-structured observation techniques are applied to a sample of 25 teachers. Content analysis of data gave rise to three thematic categories: the Meaning of Alcohol/Alcoholism; The School as an Area of Protection against Alcohol Consumption; the Teacher as a Protective Agent. The first one is interpreted as a harmful substance and a sociocultural problem situation. Protection is linked up with informing, communicating, educating or caring. Thus, the way teachers see their function ranges from guide to adviser or protector. Most teachers do not feel prepared for it, on the basis of psychopedagogical deficits, integral health knowledge, the legal framework and, mainly, their own prejudices on alcoholism.Esta investigación busca comprender la concepción de maestros de nivel inicial sobre los factores protectores frente al consumo de alcohol, basándose en los modelos teóricos de Resiliencia y Promoción de la Salud. De enfoque metodológico cualitativo, exploratorio, aplica entrevistas semi-estructuradas y observación no estructurada a una muestra de 25 maestras. Del análisis de contenido de los datos surgen tres categorías temáticas: Significado de Alcohol/Alcoholismo - interpretado como sustancia nociva y situación problema socio-cultural -; La Escuela como Espacio de Protección Frente al Consumo de Alcohol; El Maestro como Agente de Protección. Se asocia protección con informar hasta cuidar. El maestro entiende su función desde orientador hasta consejero/protector, para la cual, mayoritariamente, no se siente preparado fundamentándose en déficits psicopedagógicos, cognocistivos, jurídico-legales y por propios prejuicios sobre alcoholismo. Los resultados confirman los presupuestos de la investigación relativos al maestro y contexto escolar.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2005-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/216510.1590/S0104-11692005000700002Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 13 (2005): Número Especial; 771-777Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 13 (2005): Número Especial; 771-777Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 13 (2005): Número Especial; 771-7771518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2165/2260Sigampa, Juana BeatrizFerriani, Maria das Graças CarvalhoNakano, Ana Márcia Spanóinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T18:47:58Zoai:revistas.usp.br:article/2165Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T18:47:58Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores protetores frente ao consumo de álcool: percepção de professores de educação básica
Factores protectores frente al consumo de alcohol: concepción de maestros de nivel inicial
Protection factors against alcohol consumption as perceived by basic education teachers
title Fatores protetores frente ao consumo de álcool: percepção de professores de educação básica
spellingShingle Fatores protetores frente ao consumo de álcool: percepção de professores de educação básica
Sigampa, Juana Beatriz
health promotion
alcoholism
preschool
promoção da saúde
alcoolismo
pré-escolar
promoción de la salud
etanol
alcoholismo
pre escolar
title_short Fatores protetores frente ao consumo de álcool: percepção de professores de educação básica
title_full Fatores protetores frente ao consumo de álcool: percepção de professores de educação básica
title_fullStr Fatores protetores frente ao consumo de álcool: percepção de professores de educação básica
title_full_unstemmed Fatores protetores frente ao consumo de álcool: percepção de professores de educação básica
title_sort Fatores protetores frente ao consumo de álcool: percepção de professores de educação básica
author Sigampa, Juana Beatriz
author_facet Sigampa, Juana Beatriz
Ferriani, Maria das Graças Carvalho
Nakano, Ana Márcia Spanó
author_role author
author2 Ferriani, Maria das Graças Carvalho
Nakano, Ana Márcia Spanó
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sigampa, Juana Beatriz
Ferriani, Maria das Graças Carvalho
Nakano, Ana Márcia Spanó
dc.subject.por.fl_str_mv health promotion
alcoholism
preschool
promoção da saúde
alcoolismo
pré-escolar
promoción de la salud
etanol
alcoholismo
pre escolar
topic health promotion
alcoholism
preschool
promoção da saúde
alcoolismo
pré-escolar
promoción de la salud
etanol
alcoholismo
pre escolar
description O objetivo desta pesquisa é entender a percepção de professores de educação básica sobre os fatores que protegem contra o consumo de álcool. Foi adotada uma metodologia qualitativa do tipo exploratório, com entrevistas semi-estruturadas e observação não-estruturada aplicadas a uma amostra de 25 professoras. A análise de conteúdo dos dados levantou três categorias temáticas: Significado de Álcool/Alcoolismo; A Escola como Espaço de Proteção contra o Consumo de Álcool; o Professor como Agente de Proteção. O primeiro é interpretado como uma substância nociva e uma situação problema sócio-cultural. A proteção é associada com informar, comunicar, educar, ou cuidar. Portanto, o professor compreende sua função como cobrindo desde orientador até conselheiro ou protetor. A maioria não se sente preparada para desempenhá-la, fundamentando-se em déficits psicopedagógicos, conhecimentos de saúde integral, o arcabouço jurídico-legal e, principalmente, seus próprios preconceitos sobre alcoolismo.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2165
10.1590/S0104-11692005000700002
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2165
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692005000700002
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2165/2260
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 13 (2005): Número Especial; 771-777
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 13 (2005): Número Especial; 771-777
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 13 (2005): Número Especial; 771-777
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222840835801088