Fatores protetores frente ao consumo de álcool: percepção de professores de educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2165 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é entender a percepção de professores de educação básica sobre os fatores que protegem contra o consumo de álcool. Foi adotada uma metodologia qualitativa do tipo exploratório, com entrevistas semi-estruturadas e observação não-estruturada aplicadas a uma amostra de 25 professoras. A análise de conteúdo dos dados levantou três categorias temáticas: Significado de Álcool/Alcoolismo; A Escola como Espaço de Proteção contra o Consumo de Álcool; o Professor como Agente de Proteção. O primeiro é interpretado como uma substância nociva e uma situação problema sócio-cultural. A proteção é associada com informar, comunicar, educar, ou cuidar. Portanto, o professor compreende sua função como cobrindo desde orientador até conselheiro ou protetor. A maioria não se sente preparada para desempenhá-la, fundamentando-se em déficits psicopedagógicos, conhecimentos de saúde integral, o arcabouço jurídico-legal e, principalmente, seus próprios preconceitos sobre alcoolismo. |
id |
USP-38_6e164e7d125572527a6c89acd2de602f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/2165 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Fatores protetores frente ao consumo de álcool: percepção de professores de educação básicaFactores protectores frente al consumo de alcohol: concepción de maestros de nivel inicialProtection factors against alcohol consumption as perceived by basic education teachershealth promotionalcoholismpreschoolpromoção da saúdealcoolismopré-escolarpromoción de la saludetanolalcoholismopre escolarO objetivo desta pesquisa é entender a percepção de professores de educação básica sobre os fatores que protegem contra o consumo de álcool. Foi adotada uma metodologia qualitativa do tipo exploratório, com entrevistas semi-estruturadas e observação não-estruturada aplicadas a uma amostra de 25 professoras. A análise de conteúdo dos dados levantou três categorias temáticas: Significado de Álcool/Alcoolismo; A Escola como Espaço de Proteção contra o Consumo de Álcool; o Professor como Agente de Proteção. O primeiro é interpretado como uma substância nociva e uma situação problema sócio-cultural. A proteção é associada com informar, comunicar, educar, ou cuidar. Portanto, o professor compreende sua função como cobrindo desde orientador até conselheiro ou protetor. A maioria não se sente preparada para desempenhá-la, fundamentando-se em déficits psicopedagógicos, conhecimentos de saúde integral, o arcabouço jurídico-legal e, principalmente, seus próprios preconceitos sobre alcoolismo.This research aims to understand how basic education teachers perceive factors that protect against alcohol consumption. An exploratory qualitative methodological approach is adopted. Semi-structured interviews and non-structured observation techniques are applied to a sample of 25 teachers. Content analysis of data gave rise to three thematic categories: the Meaning of Alcohol/Alcoholism; The School as an Area of Protection against Alcohol Consumption; the Teacher as a Protective Agent. The first one is interpreted as a harmful substance and a sociocultural problem situation. Protection is linked up with informing, communicating, educating or caring. Thus, the way teachers see their function ranges from guide to adviser or protector. Most teachers do not feel prepared for it, on the basis of psychopedagogical deficits, integral health knowledge, the legal framework and, mainly, their own prejudices on alcoholism.Esta investigación busca comprender la concepción de maestros de nivel inicial sobre los factores protectores frente al consumo de alcohol, basándose en los modelos teóricos de Resiliencia y Promoción de la Salud. De enfoque metodológico cualitativo, exploratorio, aplica entrevistas semi-estructuradas y observación no estructurada a una muestra de 25 maestras. Del análisis de contenido de los datos surgen tres categorías temáticas: Significado de Alcohol/Alcoholismo - interpretado como sustancia nociva y situación problema socio-cultural -; La Escuela como Espacio de Protección Frente al Consumo de Alcohol; El Maestro como Agente de Protección. Se asocia protección con informar hasta cuidar. El maestro entiende su función desde orientador hasta consejero/protector, para la cual, mayoritariamente, no se siente preparado fundamentándose en déficits psicopedagógicos, cognocistivos, jurídico-legales y por propios prejuicios sobre alcoholismo. Los resultados confirman los presupuestos de la investigación relativos al maestro y contexto escolar.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2005-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/216510.1590/S0104-11692005000700002Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 13 (2005): Número Especial; 771-777Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 13 (2005): Número Especial; 771-777Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 13 (2005): Número Especial; 771-7771518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2165/2260Sigampa, Juana BeatrizFerriani, Maria das Graças CarvalhoNakano, Ana Márcia Spanóinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T18:47:58Zoai:revistas.usp.br:article/2165Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T18:47:58Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores protetores frente ao consumo de álcool: percepção de professores de educação básica Factores protectores frente al consumo de alcohol: concepción de maestros de nivel inicial Protection factors against alcohol consumption as perceived by basic education teachers |
title |
Fatores protetores frente ao consumo de álcool: percepção de professores de educação básica |
spellingShingle |
Fatores protetores frente ao consumo de álcool: percepção de professores de educação básica Sigampa, Juana Beatriz health promotion alcoholism preschool promoção da saúde alcoolismo pré-escolar promoción de la salud etanol alcoholismo pre escolar |
title_short |
Fatores protetores frente ao consumo de álcool: percepção de professores de educação básica |
title_full |
Fatores protetores frente ao consumo de álcool: percepção de professores de educação básica |
title_fullStr |
Fatores protetores frente ao consumo de álcool: percepção de professores de educação básica |
title_full_unstemmed |
Fatores protetores frente ao consumo de álcool: percepção de professores de educação básica |
title_sort |
Fatores protetores frente ao consumo de álcool: percepção de professores de educação básica |
author |
Sigampa, Juana Beatriz |
author_facet |
Sigampa, Juana Beatriz Ferriani, Maria das Graças Carvalho Nakano, Ana Márcia Spanó |
author_role |
author |
author2 |
Ferriani, Maria das Graças Carvalho Nakano, Ana Márcia Spanó |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sigampa, Juana Beatriz Ferriani, Maria das Graças Carvalho Nakano, Ana Márcia Spanó |
dc.subject.por.fl_str_mv |
health promotion alcoholism preschool promoção da saúde alcoolismo pré-escolar promoción de la salud etanol alcoholismo pre escolar |
topic |
health promotion alcoholism preschool promoção da saúde alcoolismo pré-escolar promoción de la salud etanol alcoholismo pre escolar |
description |
O objetivo desta pesquisa é entender a percepção de professores de educação básica sobre os fatores que protegem contra o consumo de álcool. Foi adotada uma metodologia qualitativa do tipo exploratório, com entrevistas semi-estruturadas e observação não-estruturada aplicadas a uma amostra de 25 professoras. A análise de conteúdo dos dados levantou três categorias temáticas: Significado de Álcool/Alcoolismo; A Escola como Espaço de Proteção contra o Consumo de Álcool; o Professor como Agente de Proteção. O primeiro é interpretado como uma substância nociva e uma situação problema sócio-cultural. A proteção é associada com informar, comunicar, educar, ou cuidar. Portanto, o professor compreende sua função como cobrindo desde orientador até conselheiro ou protetor. A maioria não se sente preparada para desempenhá-la, fundamentando-se em déficits psicopedagógicos, conhecimentos de saúde integral, o arcabouço jurídico-legal e, principalmente, seus próprios preconceitos sobre alcoolismo. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2165 10.1590/S0104-11692005000700002 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2165 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11692005000700002 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2165/2260 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 13 (2005): Número Especial; 771-777 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 13 (2005): Número Especial; 771-777 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 13 (2005): Número Especial; 771-777 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222840835801088 |