Idosos que foram vítimas de acidentes de trânsito no município de Ribeirão Preto-SP, em 1998
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Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1715 |
Resumo: | O aumento da população idosa mundial vem acarretando uma série de estudos sobre os efeitos dos acidentes externos nessa população. Este estudo objetivou caracterizar os idosos, vítimas de acidentes de trânsito, atendidos em um hospital governamental de Ribeirão Preto, São Paulo. Realizou-se um estudo retrospectivo, utilizando os dados coletados pelo Serviço de Vigilância Epidemiológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Analisaram-se os dados relativos a 112 vítimas, com idade entre 60 e 85 anos, de janeiro a dezembro de 1998. Assim sendo, pode-se então observar que, entre elas, 56,3% das vítimas eram do sexo masculino e 42% com idade entre 60 e 64 anos de idade. A maior parte dos sujeitos era pedestre (41,4%), tendo sido a cabeça a área corporal mais lesada (36,7%). É importante salientar que 50,9% tiveram algum tipo de seqüela decorrente do trauma sofrido. Este trabalho visou dar destaque ao tema, salientando a importância de estudos na área da gerontologia, associada aos acidentes de trânsito. |
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Idosos que foram vítimas de acidentes de trânsito no município de Ribeirão Preto-SP, em 1998Ancianos que fueron víctimas de accidentes de tránsito en el municipio de Ribeirão Preto, en 1998Elderly people victimized by traffic accidents in the city of Ribeirão Preto-SP, Brazil in 1998idosoacidentesferimentos e lesõesancianoaccidentesheridas y traumatismoselderlyaccidentswounds and injuriesO aumento da população idosa mundial vem acarretando uma série de estudos sobre os efeitos dos acidentes externos nessa população. Este estudo objetivou caracterizar os idosos, vítimas de acidentes de trânsito, atendidos em um hospital governamental de Ribeirão Preto, São Paulo. Realizou-se um estudo retrospectivo, utilizando os dados coletados pelo Serviço de Vigilância Epidemiológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Analisaram-se os dados relativos a 112 vítimas, com idade entre 60 e 85 anos, de janeiro a dezembro de 1998. Assim sendo, pode-se então observar que, entre elas, 56,3% das vítimas eram do sexo masculino e 42% com idade entre 60 e 64 anos de idade. A maior parte dos sujeitos era pedestre (41,4%), tendo sido a cabeça a área corporal mais lesada (36,7%). É importante salientar que 50,9% tiveram algum tipo de seqüela decorrente do trauma sofrido. Este trabalho visou dar destaque ao tema, salientando a importância de estudos na área da gerontologia, associada aos acidentes de trânsito.The considerable increase in the elderly population is resulting in several studies on the effects of external accidents to the population included in this age band. This study aimed at characterizing the elderly people victimized by traffic accidents and assisted in a public hospital in the City of Ribeirão Preto-SP, Brazil. A retrospective study was conducted using the data collected by the Epidemiological Surveillance Services of the University of São Paulo at Ribeirão Preto Faculty of Medicine. The data referring to 112 victims aged 60 to 85 years were analyzed from January to December, 1998. In this way, it can be observed that, among them, 56,3% of the victims are males and 42% are aged 60 to 64 years. Most of the subjects were pedestrians (41,4%) and their most frequently injured body area was the head (36,7%). It is important to point out that 50,9% had some type of sequel resulting from the trauma. This work aimed at emphasizing such theme by pointing out the importance of studies in the area of gerontology associated with traffic accidents.El aumento de la población anciana ha motivado una serie de estudios sobre los efectos de los accidentes externos en esta faja de edad. Este estudio pretendió caracterizar los ancianos víctimas de accidentes de tránsito atendidos en un hospital gubernamental de Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. Se realizó un estudio retrospectivo, utilizándose los datos recolectados por el Servicio de Vigilancia Epidemiológica del Hospital de Clínicas de la Facultad de Medicina de Ribeirão Preto de la Universidad de São Paulo. Fueron analizados los datos relacionados a 112 víctimas, con edad entre 60 y 85 años, entre enero y diciembre de 1998. Como resultados, los autores observaron que 56,3% de las víctimas son del sexo masculino y 42% con edad entre 60 y 64 años. La mayor parte de los sujetos andan a pie (41,4%), siendo la cabeza el área corporal más lesionada (36,7%). Es importante resaltar que 50,9% tuvieron algún tipo de secuela debido al traumatismo sufrido. Este trabajo buscó destacar el tema, enfatizando la importancia de estudios en el área de gerontología asociada a los accidentes de tránsito.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2002-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/171510.1590/S0104-11692002000600003Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 10 n. 6 (2002); 765-771Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 10 Núm. 6 (2002); 765-771Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 10 No. 6 (2002); 765-7711518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1715/1760Silveira, RenataRodrigues, Rosalina Aparecida PartezaniCosta Júnior, Moacyr Lobo dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T14:39:53Zoai:revistas.usp.br:article/1715Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T14:39:53Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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