Impacto de una intervención a través del Facebook para fortalecimiento de la autoestima en estudiantes de enfermería

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Renato Mendonça
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bragiola, João Victor Bernardi, Eid, Letícia Palota, Ribeiro, Rita de Cássia Helú Mendonça, Sequeira, Carlos Alberto da Cruz, Pompeo, Daniele Alcalá
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
spa
eng
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/178562
Resumo: Objetivo: avaliar o impacto da intervenção “Fortalecimento da Autoestima”, proposta pela Nursing Interventions Classification, realizada por meio do Facebook, nos níveis de autoestima e autoeficácia de graduandos de enfermagem. Método: estudo quase experimental, realizado em duas instituições de ensino superior. A amostra foi constituída por 74 estudantes. Dois instrumentos de coleta de dados foram aplicados antes e após a intervenção: Escala de Autoestima de Rosenberg e Escala de Autoeficácia Geral e Percebida. Os estudantes foram submetidos à intervenção, por dez sessões. Postagens eram feitas em perfil fechado criado no Facebook e constituíram-se por mensagens positivas, textos reflexivos e figuras, todos apoiados nos recursos persuasivos do referencial teórico de Bandura. Resultados: dos 264 estudantes que responderam aos instrumentos do pré-teste, 74 (28,03%) participaram das intervenções e do pós-teste. Os escores de autoestima de Rosenberg (p=0,026) e autoeficácia (p=0,001), após a intervenção, foram significativamente superiores aos obtidos antes, comprovando a efetividade da intervenção. Conclusão: a intervenção “Fortalecimento da Autoestima” foi efetiva para a melhora dos níveis de autoestima e autoeficácia dos estudantes. Intervenções como essas auxiliam na disseminação do conhecimento e na construção de indivíduos mentalmente mais saudáveis.
id USP-38_90d544914bfe79593f40d6f213a7695b
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/178562
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Impacto de una intervención a través del Facebook para fortalecimiento de la autoestima en estudiantes de enfermeríaImpacto de uma intervenção através do Facebook para fortalecimento da autoestima em estudantes de enfermagemImpact of an intervention through Facebook to strengthen Self-esteem in nursing studentsAutoimagemAutoeficáciaEstudantes de EnfermagemEducaçãoSaúde MentalEnfermagemAutoimagenAutoeficaciaEstudiantes de EnfermeríaEducaciónSalud MentalEnfermeríaSelf ConceptSelf EfficacyStudentsNursingEducationMental HealthObjetivo: avaliar o impacto da intervenção “Fortalecimento da Autoestima”, proposta pela Nursing Interventions Classification, realizada por meio do Facebook, nos níveis de autoestima e autoeficácia de graduandos de enfermagem. Método: estudo quase experimental, realizado em duas instituições de ensino superior. A amostra foi constituída por 74 estudantes. Dois instrumentos de coleta de dados foram aplicados antes e após a intervenção: Escala de Autoestima de Rosenberg e Escala de Autoeficácia Geral e Percebida. Os estudantes foram submetidos à intervenção, por dez sessões. Postagens eram feitas em perfil fechado criado no Facebook e constituíram-se por mensagens positivas, textos reflexivos e figuras, todos apoiados nos recursos persuasivos do referencial teórico de Bandura. Resultados: dos 264 estudantes que responderam aos instrumentos do pré-teste, 74 (28,03%) participaram das intervenções e do pós-teste. Os escores de autoestima de Rosenberg (p=0,026) e autoeficácia (p=0,001), após a intervenção, foram significativamente superiores aos obtidos antes, comprovando a efetividade da intervenção. Conclusão: a intervenção “Fortalecimento da Autoestima” foi efetiva para a melhora dos níveis de autoestima e autoeficácia dos estudantes. Intervenções como essas auxiliam na disseminação do conhecimento e na construção de indivíduos mentalmente mais saudáveis.Objetivo: evaluar el impacto de la intervención “Fortalecimiento de la Autoestima”, propuesta por la Nursing Interventions Classification, realizada por medio del uso del Facebook, en los niveles de autoestima y autoeficacia de estudiantes del curso de enfermería. Método: estudio casi experimental, realizado en dos Instituciones de Enseñanza Superior. La muestra estuvo constituida por 74 estudiantes. Dos instrumentos de recolección de datos fueron aplicados antes y después de la intervención: Escala de Autoestima de Rosenberg y Escala de Autoeficacia General y Percibida. Los estudiantes fueron sometidos a intervención, en diez sesiones. Los posts de internet eran hechos en perfil cerrado creado en el Facebook y estaban constituidos por mensajes positivos, textos reflexivos y figuras, todos apoyados en los recursos persuasivos del referencial teórico de Bandura. Resultados: de los 264 estudiantes que respondieron a los instrumentos del pretest, 74 (28,03%) participaron de las intervenciones y del postest. Los puntajes de autoestima Rosenberg (p=0,026) y autoeficacia (p=0,001) después de la intervención, fueron significativamente superiores a los obtenidos antes, comprobando la efectividad de la intervención. Conclusión: la intervención “Fortalecimiento de la Autoestima” fue efectiva para la mejoría de los niveles de autoestima y autoeficacia de los estudiantes. Intervenciones como estas auxilian a diseminar el conocimiento y la construcción de individuos mentalmente más saludables.Objective: to evaluate the impact of the “Strengthening SelfEsteem” intervention proposed by the Nursing Interventions Classification, conducted through the use of Facebook, on the self-esteem and self-efficacy levels of nursing undergraduates. Method: quasi-experimental study carried out in two Higher Education Institutions. The sample consisted of 74 students. Two data collection tools were applied before and after the intervention: Rosenberg Self-Esteem Scale and General and Perceived Self-Efficacy Scale. The students were submitted to the intervention for ten sessions. Posts were made in private profile created on Facebook and consisted of positive messages, reflective texts and pictures, all supported by the persuasive resources of Bandura’s theoretical framework. Results: of the 264 students who answered the pretest, 74 (28.03%) participated in the interventions and the post-test. Rosenberg self-esteem (p=0.026) and self-efficacy (p=0.001) scores after the intervention were significantly higher than those obtained before, confirming the effectiveness of the intervention. Conclusion: the “Strengthening Self-Esteem” intervention was effective for improving students’ self-esteem and self-efficacy levels. Such interventions help spread knowledge and build mentally healthier individuals.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2020-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/17856210.1590/1518-8345.3215.3237Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 28 (2020); e3237Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e3237Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e32371518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporspaenghttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/178562/165295https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/178562/165296https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/178562/165297Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Renato Mendonça Bragiola, João Victor Bernardi Eid, Letícia Palota Ribeiro, Rita de Cássia Helú Mendonça Sequeira, Carlos Alberto da Cruz Pompeo, Daniele Alcalá 2021-05-17T18:13:40Zoai:revistas.usp.br:article/178562Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2021-05-17T18:13:40Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Impacto de una intervención a través del Facebook para fortalecimiento de la autoestima en estudiantes de enfermería
Impacto de uma intervenção através do Facebook para fortalecimento da autoestima em estudantes de enfermagem
Impact of an intervention through Facebook to strengthen Self-esteem in nursing students
title Impacto de una intervención a través del Facebook para fortalecimiento de la autoestima en estudiantes de enfermería
spellingShingle Impacto de una intervención a través del Facebook para fortalecimiento de la autoestima en estudiantes de enfermería
Ribeiro, Renato Mendonça
Autoimagem
Autoeficácia
Estudantes de Enfermagem
Educação
Saúde Mental
Enfermagem
Autoimagen
Autoeficacia
Estudiantes de Enfermería
Educación
Salud Mental
Enfermería
Self Concept
Self Efficacy
Students
Nursing
Education
Mental Health
title_short Impacto de una intervención a través del Facebook para fortalecimiento de la autoestima en estudiantes de enfermería
title_full Impacto de una intervención a través del Facebook para fortalecimiento de la autoestima en estudiantes de enfermería
title_fullStr Impacto de una intervención a través del Facebook para fortalecimiento de la autoestima en estudiantes de enfermería
title_full_unstemmed Impacto de una intervención a través del Facebook para fortalecimiento de la autoestima en estudiantes de enfermería
title_sort Impacto de una intervención a través del Facebook para fortalecimiento de la autoestima en estudiantes de enfermería
author Ribeiro, Renato Mendonça
author_facet Ribeiro, Renato Mendonça
Bragiola, João Victor Bernardi
Eid, Letícia Palota
Ribeiro, Rita de Cássia Helú Mendonça
Sequeira, Carlos Alberto da Cruz
Pompeo, Daniele Alcalá
author_role author
author2 Bragiola, João Victor Bernardi
Eid, Letícia Palota
Ribeiro, Rita de Cássia Helú Mendonça
Sequeira, Carlos Alberto da Cruz
Pompeo, Daniele Alcalá
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Renato Mendonça
Bragiola, João Victor Bernardi
Eid, Letícia Palota
Ribeiro, Rita de Cássia Helú Mendonça
Sequeira, Carlos Alberto da Cruz
Pompeo, Daniele Alcalá
dc.subject.por.fl_str_mv Autoimagem
Autoeficácia
Estudantes de Enfermagem
Educação
Saúde Mental
Enfermagem
Autoimagen
Autoeficacia
Estudiantes de Enfermería
Educación
Salud Mental
Enfermería
Self Concept
Self Efficacy
Students
Nursing
Education
Mental Health
topic Autoimagem
Autoeficácia
Estudantes de Enfermagem
Educação
Saúde Mental
Enfermagem
Autoimagen
Autoeficacia
Estudiantes de Enfermería
Educación
Salud Mental
Enfermería
Self Concept
Self Efficacy
Students
Nursing
Education
Mental Health
description Objetivo: avaliar o impacto da intervenção “Fortalecimento da Autoestima”, proposta pela Nursing Interventions Classification, realizada por meio do Facebook, nos níveis de autoestima e autoeficácia de graduandos de enfermagem. Método: estudo quase experimental, realizado em duas instituições de ensino superior. A amostra foi constituída por 74 estudantes. Dois instrumentos de coleta de dados foram aplicados antes e após a intervenção: Escala de Autoestima de Rosenberg e Escala de Autoeficácia Geral e Percebida. Os estudantes foram submetidos à intervenção, por dez sessões. Postagens eram feitas em perfil fechado criado no Facebook e constituíram-se por mensagens positivas, textos reflexivos e figuras, todos apoiados nos recursos persuasivos do referencial teórico de Bandura. Resultados: dos 264 estudantes que responderam aos instrumentos do pré-teste, 74 (28,03%) participaram das intervenções e do pós-teste. Os escores de autoestima de Rosenberg (p=0,026) e autoeficácia (p=0,001), após a intervenção, foram significativamente superiores aos obtidos antes, comprovando a efetividade da intervenção. Conclusão: a intervenção “Fortalecimento da Autoestima” foi efetiva para a melhora dos níveis de autoestima e autoeficácia dos estudantes. Intervenções como essas auxiliam na disseminação do conhecimento e na construção de indivíduos mentalmente mais saudáveis.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/178562
10.1590/1518-8345.3215.3237
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/178562
identifier_str_mv 10.1590/1518-8345.3215.3237
dc.language.iso.fl_str_mv por
spa
eng
language por
spa
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/178562/165295
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/178562/165296
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/178562/165297
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagem
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagem
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 28 (2020); e3237
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e3237
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e3237
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222854315245568