Competências relacionais: necessidades sentidas pelos estudantes de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Rosa Cristina Correia
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Azeredo, Zaida de Aguiar Sá, Rodrigues, Rogério Manuel Clemente
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52905
Resumo: OBJETIVO: identificar as necessidades manifestadas pelos estudantes de enfermagem na área das competências relacionais. MÉTODO: estudo, qualitativo com características exploratório-descritivas, a amostra aleatória incluiu 62 estudantes do 2º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem (Escola da Região Centro de Portugal). Considerou-se como critério de selecção a inexistência de realização de Ensino Clínico. Coleta de dados realizada por meio da Ficha de Avaliação de Necessidades Relacionais com análise de conteúdo dos dados. RESULTADOS: indicaram que nesta fase da formação, os estudantes detêm um conceito de cuidar em Enfermagem centrado na execução de tarefas e técnicas de enfermagem em vez de na cientificidade do saber em Enfermagem e, que globalmente estão cientes que um maior desenvolvimento pessoal, um melhor conhecimento de si será determinante para o bem-estar pessoal e social e ser um bom profissional. CONCLUSÃO: as evidências permitirão aprimorar o programa de intervenção a desenvolver com estes estudantes.
id USP-38_a5ed061d175553caa550a4d8df088020
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/52905
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Competências relacionais: necessidades sentidas pelos estudantes de enfermagem Relational skills: needs experienced by nursing students Habilidades relacionales: necesidades sentidas por los estudiantes de enfermería Estudantes de EnfermagemRelações InterpessoaisCompetência ClínicaEducação Baseada em CompetênciasPesquisa em Educação de EnfermagemEstudiantes de EnfermeríaRelaciones InterpersonalesCompetencia ClínicaEducación Basada en CompetenciasInvestigación en Educación de EnfermeríaStudentsNursingInterpersonal RelationsClinical CompetenceCompetency-Based EducationNursing Education Research OBJETIVO: identificar as necessidades manifestadas pelos estudantes de enfermagem na área das competências relacionais. MÉTODO: estudo, qualitativo com características exploratório-descritivas, a amostra aleatória incluiu 62 estudantes do 2º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem (Escola da Região Centro de Portugal). Considerou-se como critério de selecção a inexistência de realização de Ensino Clínico. Coleta de dados realizada por meio da Ficha de Avaliação de Necessidades Relacionais com análise de conteúdo dos dados. RESULTADOS: indicaram que nesta fase da formação, os estudantes detêm um conceito de cuidar em Enfermagem centrado na execução de tarefas e técnicas de enfermagem em vez de na cientificidade do saber em Enfermagem e, que globalmente estão cientes que um maior desenvolvimento pessoal, um melhor conhecimento de si será determinante para o bem-estar pessoal e social e ser um bom profissional. CONCLUSÃO: as evidências permitirão aprimorar o programa de intervenção a desenvolver com estes estudantes. OBJECTIVE: to identify the needs of nursing students in the field of relational competencies. METHOD: qualitative study with an exploratory-descriptive nature. The random sample included 62 students in the 2nd year of the nursing undergraduate program of a school located in the central region of Portugal. The inclusion criterion was the nonexistence of clinical teaching. Data were collected through a form designed to assess relational needs; content analysis was used to analyze data. RESULTS: the results indicated that the students' concept of nursing care at this stage of their education is focused on the performance of nursing tasks and techniques instead of on scientific knowledge. Overall, they are aware that greater personal development and better self-knowledge are determinant for their personal and social well-being and for them to become good professionals. CONCLUSION: these results will support the improvement of an intervention program to be developed with these students. OBJETIVO: identificar las necesidades manifestadas por los estudiantes de enfermería en el área de las habilidades relacionales. MÉTODO: estudio, cualitativo con características exploratorio-descriptivas, la muestra aleatoria incluyó 62 estudiantes del 2º año del Curso de Licenciatura en Enfermería (Escuela de la Región Centro de Portugal). Se consideró como criterio de selección la inexistencia de realización de Enseño Clínico. Recogida de datos realizada por medio de la Ficha de Evaluación de Necesidades Relacionales con análisis de contenido de los datos. RESULTADOS: indicaron que en esta fase de la formación, los estudiantes detienen un concepto de cuidar en Enfermería centrado en la ejecución de tareas y técnicas de enfermería en vez de en la cientificidad del saber en Enfermería y, que globalmente saben que un mayor desarrollo personal, un mejor conocimiento de sí será determinante para el bienestar personal y social y serán buenos profesionales. CONCLUSIÓN: las evidencias permitirán apurar el programa de intervención a desarrollar con estos estudiantes. Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/5290510.1590/S0104-11692012000600010Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 20 n. 6 (2012); 1081-1090 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 20 Núm. 6 (2012); 1081-1090 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 20 No. 6 (2012); 1081-1090 1518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52905/56853https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52905/56854https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52905/56855Lopes, Rosa Cristina CorreiaAzeredo, Zaida de Aguiar SáRodrigues, Rogério Manuel Clementeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-05T16:51:16Zoai:revistas.usp.br:article/52905Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2013-04-05T16:51:16Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Competências relacionais: necessidades sentidas pelos estudantes de enfermagem
Relational skills: needs experienced by nursing students
Habilidades relacionales: necesidades sentidas por los estudiantes de enfermería
title Competências relacionais: necessidades sentidas pelos estudantes de enfermagem
spellingShingle Competências relacionais: necessidades sentidas pelos estudantes de enfermagem
Lopes, Rosa Cristina Correia
Estudantes de Enfermagem
Relações Interpessoais
Competência Clínica
Educação Baseada em Competências
Pesquisa em Educação de Enfermagem
Estudiantes de Enfermería
Relaciones Interpersonales
Competencia Clínica
Educación Basada en Competencias
Investigación en Educación de Enfermería
Students
Nursing
Interpersonal Relations
Clinical Competence
Competency-Based Education
Nursing Education Research
title_short Competências relacionais: necessidades sentidas pelos estudantes de enfermagem
title_full Competências relacionais: necessidades sentidas pelos estudantes de enfermagem
title_fullStr Competências relacionais: necessidades sentidas pelos estudantes de enfermagem
title_full_unstemmed Competências relacionais: necessidades sentidas pelos estudantes de enfermagem
title_sort Competências relacionais: necessidades sentidas pelos estudantes de enfermagem
author Lopes, Rosa Cristina Correia
author_facet Lopes, Rosa Cristina Correia
Azeredo, Zaida de Aguiar Sá
Rodrigues, Rogério Manuel Clemente
author_role author
author2 Azeredo, Zaida de Aguiar Sá
Rodrigues, Rogério Manuel Clemente
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Rosa Cristina Correia
Azeredo, Zaida de Aguiar Sá
Rodrigues, Rogério Manuel Clemente
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes de Enfermagem
Relações Interpessoais
Competência Clínica
Educação Baseada em Competências
Pesquisa em Educação de Enfermagem
Estudiantes de Enfermería
Relaciones Interpersonales
Competencia Clínica
Educación Basada en Competencias
Investigación en Educación de Enfermería
Students
Nursing
Interpersonal Relations
Clinical Competence
Competency-Based Education
Nursing Education Research
topic Estudantes de Enfermagem
Relações Interpessoais
Competência Clínica
Educação Baseada em Competências
Pesquisa em Educação de Enfermagem
Estudiantes de Enfermería
Relaciones Interpersonales
Competencia Clínica
Educación Basada en Competencias
Investigación en Educación de Enfermería
Students
Nursing
Interpersonal Relations
Clinical Competence
Competency-Based Education
Nursing Education Research
description OBJETIVO: identificar as necessidades manifestadas pelos estudantes de enfermagem na área das competências relacionais. MÉTODO: estudo, qualitativo com características exploratório-descritivas, a amostra aleatória incluiu 62 estudantes do 2º ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem (Escola da Região Centro de Portugal). Considerou-se como critério de selecção a inexistência de realização de Ensino Clínico. Coleta de dados realizada por meio da Ficha de Avaliação de Necessidades Relacionais com análise de conteúdo dos dados. RESULTADOS: indicaram que nesta fase da formação, os estudantes detêm um conceito de cuidar em Enfermagem centrado na execução de tarefas e técnicas de enfermagem em vez de na cientificidade do saber em Enfermagem e, que globalmente estão cientes que um maior desenvolvimento pessoal, um melhor conhecimento de si será determinante para o bem-estar pessoal e social e ser um bom profissional. CONCLUSÃO: as evidências permitirão aprimorar o programa de intervenção a desenvolver com estes estudantes.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52905
10.1590/S0104-11692012000600010
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52905
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692012000600010
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52905/56853
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52905/56854
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/52905/56855
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 20 n. 6 (2012); 1081-1090
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 20 Núm. 6 (2012); 1081-1090
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 20 No. 6 (2012); 1081-1090
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222848196804608