Cohort study to evaluate nursing team performance in a theoretical test after training in cardiopulmonary arrest

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brião, Renata da Costa
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Souza, Emiliane Nogueira de, Castro, Raquel Azevedo de, Rabelo, Eneida Rejane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2538
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar o conhecimento teórico da equipe de enfermagem quanto ao atendimento a vítimas de parada cardiorrespiratória (PCR) antes, imediatamente após e decorridos seis meses de treinamento. Usou-se o método estudo de coorte, conduzido em um hospital especializado em cardiologia, Porto Alegre, RS (novembro/2005 a maio/2006). Incluíu-se enfermeiros (35 no pré-teste, 34 no pós e o mesmo número após seis meses), técnicos e auxiliares (232 no pré, 227 no pós e 104 após seis meses). Aplicou-se um questionário nos três períodos, considerando-se 'conhecimento satisfatório' 75% de acertos. Os resultados mostraram, no pré-teste, que 62,9% dos enfermeiros atingiram o percentual considerado satisfatório, no pós, 94,1% e decorridos seis meses, 64,7%. Entre os técnicos e auxiliares, no pré, 36,2% atingiram o percentual considerado satisfatório, no pós, 79,3% e 62,5% decorridos seis meses. Conclui-se que o treinamento em PCR melhora o conhecimento da equipe logo após o treinamento, havendo redução do escore de acertos após 6 meses.
id USP-38_aa31ee7fa03563127287a25c7904280f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/2538
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Cohort study to evaluate nursing team performance in a theoretical test after training in cardiopulmonary arrestEstudo de coorte para avaliar o desempenho da equipe de enfermagem em teste teórico, após treinamento em parada cardiorrespiratóriaEstudio de cohorte para evaluar el desempeño del equipo de enfermería en una prueba teórica, después de recibir entrenamiento en paro cardiorrespiratorioheart arrestnursingeducationparo cardíacoenfermeríaeducaciónparada cardíacaenfermagemeducaçãoO objetivo deste estudo foi avaliar o conhecimento teórico da equipe de enfermagem quanto ao atendimento a vítimas de parada cardiorrespiratória (PCR) antes, imediatamente após e decorridos seis meses de treinamento. Usou-se o método estudo de coorte, conduzido em um hospital especializado em cardiologia, Porto Alegre, RS (novembro/2005 a maio/2006). Incluíu-se enfermeiros (35 no pré-teste, 34 no pós e o mesmo número após seis meses), técnicos e auxiliares (232 no pré, 227 no pós e 104 após seis meses). Aplicou-se um questionário nos três períodos, considerando-se 'conhecimento satisfatório' 75% de acertos. Os resultados mostraram, no pré-teste, que 62,9% dos enfermeiros atingiram o percentual considerado satisfatório, no pós, 94,1% e decorridos seis meses, 64,7%. Entre os técnicos e auxiliares, no pré, 36,2% atingiram o percentual considerado satisfatório, no pós, 79,3% e 62,5% decorridos seis meses. Conclui-se que o treinamento em PCR melhora o conhecimento da equipe logo após o treinamento, havendo redução do escore de acertos após 6 meses.El objetivo de este estudio fue evaluar el conocimiento teórico del equipo de enfermería en lo que se refiere a la atención de víctimas de paro cardiorrespiratorio (PCR) antes, inmediatamente después y transcurridos seis meses después del entrenamiento. Se utilizó el método estudio de cohorte, conducido en un hospital especializado en, Porto Alegre, RS (de noviembre/2005 a mayo/2006). Se incluyeron enfermeros, (35 en la pre-prueba, 34 en la post prueba y el mismo número después de seis meses), técnicos y auxiliares (232 en la pre, 227 en la post y 104 después de seis meses). Se aplicó un cuestionario en los tres períodos; se consideró 'conocimiento satisfactorio' a 75% de aciertos. Los resultados mostraron, en la pre-prueba, que 62,9% de los enfermeros alcanzaron el porcentaje considerado satisfactorio, en la post 94,1% y transcurridos seis meses, 64,7%. Entre los técnicos y auxiliares, en la pre, 36,2% alcanzaron el porcentaje considerado satisfactorio, en la post 79,3% y 62,5% después de transcurridos seis meses. Se concluye que el entrenamiento en PCR mejora el conocimiento del equipo inmediatamente después del entrenamiento, habiendo una reducción del puntaje de aciertos después de 6 meses.OBJECTIVES: To evaluate nursing professionals' theoretical knowledge of cardiopulmonary arrest (CPA) treatment before specific training, immediately after, and six months later. METHODS: Cohort study, performed in a cardiology hospital in Porto Alegre, Rio Grande do Sul (November/2005 to May/2006), Brazil. Nurses, nursing technicians and assistants were included. A questionnaire was administered in the three periods, and 75% of correct answers was considered a satisfactory result. RESULTS: Thirty-five nurses participated in the pre-test, and 34 in the immediate and 6-month tests. Among technicians and assistants, 232, 227, and 104 participated in the pre-test, immediate, and 6-months tests, respectively. Among nurses, 62.9% achieved an adequate percentage of correct answers in the pre-test, 94.1% in the immediate, and 64.7% in the 6-months test; for nursing technicians and assistants, these values were 36.2%, 79.3%, and 62.5%, respectively. CONCLUSION: Training in CPA improved the nursing professionals' knowledge immediately after its administration, with a reduction in the rate of correct answers after 6 months.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2009-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/253810.1590/S0104-11692009000100007Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 17 n. 1 (2009); 40-45Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 17 Núm. 1 (2009); 40-45Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 17 No. 1 (2009); 40-451518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2538/3075https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2538/3076https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2538/3077Brião, Renata da CostaSouza, Emiliane Nogueira deCastro, Raquel Azevedo deRabelo, Eneida Rejaneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T20:07:04Zoai:revistas.usp.br:article/2538Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T20:07:04Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cohort study to evaluate nursing team performance in a theoretical test after training in cardiopulmonary arrest
Estudo de coorte para avaliar o desempenho da equipe de enfermagem em teste teórico, após treinamento em parada cardiorrespiratória
Estudio de cohorte para evaluar el desempeño del equipo de enfermería en una prueba teórica, después de recibir entrenamiento en paro cardiorrespiratorio
title Cohort study to evaluate nursing team performance in a theoretical test after training in cardiopulmonary arrest
spellingShingle Cohort study to evaluate nursing team performance in a theoretical test after training in cardiopulmonary arrest
Brião, Renata da Costa
heart arrest
nursing
education
paro cardíaco
enfermería
educación
parada cardíaca
enfermagem
educação
title_short Cohort study to evaluate nursing team performance in a theoretical test after training in cardiopulmonary arrest
title_full Cohort study to evaluate nursing team performance in a theoretical test after training in cardiopulmonary arrest
title_fullStr Cohort study to evaluate nursing team performance in a theoretical test after training in cardiopulmonary arrest
title_full_unstemmed Cohort study to evaluate nursing team performance in a theoretical test after training in cardiopulmonary arrest
title_sort Cohort study to evaluate nursing team performance in a theoretical test after training in cardiopulmonary arrest
author Brião, Renata da Costa
author_facet Brião, Renata da Costa
Souza, Emiliane Nogueira de
Castro, Raquel Azevedo de
Rabelo, Eneida Rejane
author_role author
author2 Souza, Emiliane Nogueira de
Castro, Raquel Azevedo de
Rabelo, Eneida Rejane
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brião, Renata da Costa
Souza, Emiliane Nogueira de
Castro, Raquel Azevedo de
Rabelo, Eneida Rejane
dc.subject.por.fl_str_mv heart arrest
nursing
education
paro cardíaco
enfermería
educación
parada cardíaca
enfermagem
educação
topic heart arrest
nursing
education
paro cardíaco
enfermería
educación
parada cardíaca
enfermagem
educação
description O objetivo deste estudo foi avaliar o conhecimento teórico da equipe de enfermagem quanto ao atendimento a vítimas de parada cardiorrespiratória (PCR) antes, imediatamente após e decorridos seis meses de treinamento. Usou-se o método estudo de coorte, conduzido em um hospital especializado em cardiologia, Porto Alegre, RS (novembro/2005 a maio/2006). Incluíu-se enfermeiros (35 no pré-teste, 34 no pós e o mesmo número após seis meses), técnicos e auxiliares (232 no pré, 227 no pós e 104 após seis meses). Aplicou-se um questionário nos três períodos, considerando-se 'conhecimento satisfatório' 75% de acertos. Os resultados mostraram, no pré-teste, que 62,9% dos enfermeiros atingiram o percentual considerado satisfatório, no pós, 94,1% e decorridos seis meses, 64,7%. Entre os técnicos e auxiliares, no pré, 36,2% atingiram o percentual considerado satisfatório, no pós, 79,3% e 62,5% decorridos seis meses. Conclui-se que o treinamento em PCR melhora o conhecimento da equipe logo após o treinamento, havendo redução do escore de acertos após 6 meses.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2538
10.1590/S0104-11692009000100007
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2538
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692009000100007
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2538/3075
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2538/3076
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2538/3077
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 17 n. 1 (2009); 40-45
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 17 Núm. 1 (2009); 40-45
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 17 No. 1 (2009); 40-45
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222842722189312