O cuidado ao agressor familiar persistente na percepção de estudantes de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Hugo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Brandão, Maykon Brito, Castilho-Júnior, Roberto Alvarenga de, Hino, Paula, Ohara, Conceição Vieira da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/183548
Resumo: Objetivo: analisar a percepção de estudantes de enfermagem sobre o cuidado dispensado ao agressor familiar persistente. Método: estudo descritivo, de abordagem qualitativa. Usou-se da Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado de Madeleine Leininger como referencial teórico. A coleta foi realizada com 37 concluintes de enfermagem de uma universidade pública da região Sudeste do Brasil. Utilizou-se da técnica do Desenho Projetivo com tema e entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados com a análise de conteúdo. Resultados: o exame das narrativas embasou a construção de quatro categorias: “O cuidado do agressor junto à família”, “Reconhecimento dos valores e cultura da família”, “A busca de conhecimento para cuidar do agressor e família”, “O cuidado multidisciplinar e intersetorial para o enfrentamento da violência”. Conclusão: há o reconhecimento de que o cuidado do agressor não deve ser individual apenas, mas envolver todos os afetados. Para isto, o trabalho multidisciplinar mostra-se importante, e a busca de conhecimento sobre o tema é algo essencial para o cuidado culturalmente significativo.
id USP-38_d12c61220bf7a10e8a86641ab5a6aa4e
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/183548
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling O cuidado ao agressor familiar persistente na percepção de estudantes de enfermagemEl cuidado al agresor familiar persistente desde la perspectiva de los estudiantes de enfermeríaThe care for the persistent family aggressor in the perception of nursing studentsViolenceFamily HealthAggressionNursingPublic HealthNursing StudentsViolenciaSalud de la FamiliaAgresiónEnfermeríaSalud PúblicaEstudiantes de EnfermeríaViolênciaSaúde da FamíliaAgressãoEnfermagemSaúde PúblicaEstudantes de EnfermagemObjetivo: analisar a percepção de estudantes de enfermagem sobre o cuidado dispensado ao agressor familiar persistente. Método: estudo descritivo, de abordagem qualitativa. Usou-se da Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado de Madeleine Leininger como referencial teórico. A coleta foi realizada com 37 concluintes de enfermagem de uma universidade pública da região Sudeste do Brasil. Utilizou-se da técnica do Desenho Projetivo com tema e entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados com a análise de conteúdo. Resultados: o exame das narrativas embasou a construção de quatro categorias: “O cuidado do agressor junto à família”, “Reconhecimento dos valores e cultura da família”, “A busca de conhecimento para cuidar do agressor e família”, “O cuidado multidisciplinar e intersetorial para o enfrentamento da violência”. Conclusão: há o reconhecimento de que o cuidado do agressor não deve ser individual apenas, mas envolver todos os afetados. Para isto, o trabalho multidisciplinar mostra-se importante, e a busca de conhecimento sobre o tema é algo essencial para o cuidado culturalmente significativo.Objetivo: analizar la perspectiva de los estudiantes de enfermería sobre el cuidado que se dispensa al agresor familiar persistente. Método: estudio descriptivo, de enfoque cualitativo. Como marco teórico, se utilizó la Teoría de la Diversidad y de la Universalidad del Cuidado de Madeleine Leinninger. La recolección de datos se realizó con 37 estudiantes del último año de la carrera de enfermería de una universidad pública del Sudeste de Brasil. Se utilizó la técnica de Diseño Proyectivo con Tema y Entrevista Semiestructurada. Los datos se analizaron a partir del análisis de contenido. Resultados: el examen de los discursos permitió la construcción de 4 categorías: “El cuidado del agresor junto a su familia”, “Reconocimiento de los valores y de la cultura familiar”, “La búsqueda de conocimiento para cuidar al agresor y a su familia”, “El cuidado multidisciplinario e intersectorial para el enfrentamiento de la violencia”. Conclusión: se reconoce que el cuidado del agresor no debe ser individual, sino que debe involucrar a todos los afectados. A tal efecto, el trabajo multidisciplinario se mostró importante, y la búsqueda de conocimiento sobre el tema es esencial para el un cuidado culturalmente significativo.Objective: to analyze the perception of nursing students about the care given to the persistent family aggressor. Method: a descriptive study, with a qualitative approach. Madeleine Leininger’s Theory of Diversity and Universality of Care was used as a theoretical reference. The data collection took place with 37 in the last year of at a public university in Southeast Brazil. We used the technique of Projective Design with a Topic and semi-structured interview. The data were analyzed with the content analysis. Results: the examination of the narratives underpinned the construction of four categories: The care of the aggressor with the family, Recognition of family values and culture, The search for knowledge to care for the aggressor and family, Multidisciplinary and intersectoral care to confront violence. Conclusion: there is an acknowledgment that the care for the aggressor should not only be individual but should involve all those affected. For this, multidisciplinary work is important, and the search for knowledge on the subject is essential for culturally significant care.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2020-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/18354810.1590/1518-8345.3991.3287Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 28 (2020); e3287Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e3287Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e32871518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporengspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/183548/170096https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/183548/170097https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/183548/170098Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagemhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, HugoBrandão, Maykon BritoCastilho-Júnior, Roberto Alvarenga deHino, PaulaOhara, Conceição Vieira da Silva2021-05-17T14:50:43Zoai:revistas.usp.br:article/183548Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2021-05-17T14:50:43Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O cuidado ao agressor familiar persistente na percepção de estudantes de enfermagem
El cuidado al agresor familiar persistente desde la perspectiva de los estudiantes de enfermería
The care for the persistent family aggressor in the perception of nursing students
title O cuidado ao agressor familiar persistente na percepção de estudantes de enfermagem
spellingShingle O cuidado ao agressor familiar persistente na percepção de estudantes de enfermagem
Fernandes, Hugo
Violence
Family Health
Aggression
Nursing
Public Health
Nursing Students
Violencia
Salud de la Familia
Agresión
Enfermería
Salud Pública
Estudiantes de Enfermería
Violência
Saúde da Família
Agressão
Enfermagem
Saúde Pública
Estudantes de Enfermagem
title_short O cuidado ao agressor familiar persistente na percepção de estudantes de enfermagem
title_full O cuidado ao agressor familiar persistente na percepção de estudantes de enfermagem
title_fullStr O cuidado ao agressor familiar persistente na percepção de estudantes de enfermagem
title_full_unstemmed O cuidado ao agressor familiar persistente na percepção de estudantes de enfermagem
title_sort O cuidado ao agressor familiar persistente na percepção de estudantes de enfermagem
author Fernandes, Hugo
author_facet Fernandes, Hugo
Brandão, Maykon Brito
Castilho-Júnior, Roberto Alvarenga de
Hino, Paula
Ohara, Conceição Vieira da Silva
author_role author
author2 Brandão, Maykon Brito
Castilho-Júnior, Roberto Alvarenga de
Hino, Paula
Ohara, Conceição Vieira da Silva
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Hugo
Brandão, Maykon Brito
Castilho-Júnior, Roberto Alvarenga de
Hino, Paula
Ohara, Conceição Vieira da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Violence
Family Health
Aggression
Nursing
Public Health
Nursing Students
Violencia
Salud de la Familia
Agresión
Enfermería
Salud Pública
Estudiantes de Enfermería
Violência
Saúde da Família
Agressão
Enfermagem
Saúde Pública
Estudantes de Enfermagem
topic Violence
Family Health
Aggression
Nursing
Public Health
Nursing Students
Violencia
Salud de la Familia
Agresión
Enfermería
Salud Pública
Estudiantes de Enfermería
Violência
Saúde da Família
Agressão
Enfermagem
Saúde Pública
Estudantes de Enfermagem
description Objetivo: analisar a percepção de estudantes de enfermagem sobre o cuidado dispensado ao agressor familiar persistente. Método: estudo descritivo, de abordagem qualitativa. Usou-se da Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado de Madeleine Leininger como referencial teórico. A coleta foi realizada com 37 concluintes de enfermagem de uma universidade pública da região Sudeste do Brasil. Utilizou-se da técnica do Desenho Projetivo com tema e entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados com a análise de conteúdo. Resultados: o exame das narrativas embasou a construção de quatro categorias: “O cuidado do agressor junto à família”, “Reconhecimento dos valores e cultura da família”, “A busca de conhecimento para cuidar do agressor e família”, “O cuidado multidisciplinar e intersetorial para o enfrentamento da violência”. Conclusão: há o reconhecimento de que o cuidado do agressor não deve ser individual apenas, mas envolver todos os afetados. Para isto, o trabalho multidisciplinar mostra-se importante, e a busca de conhecimento sobre o tema é algo essencial para o cuidado culturalmente significativo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/183548
10.1590/1518-8345.3991.3287
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/183548
identifier_str_mv 10.1590/1518-8345.3991.3287
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/183548/170096
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/183548/170097
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/183548/170098
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagem
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Latino-Americana de Enfermagem
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 28 (2020); e3287
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e3287
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 28 (2020); e3287
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222854996819968