Efeito de um aplicativo no conhecimento de estudantes sobre diabetes durante a pandemia da COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Negreiros, Francisca Diana da Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Flor, Amanda Caboclo, Cestari, Virna Ribeiro Feitosa, Florêncio, Raquel Sampaio, Moreira, Thereza Maria Magalhães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
spa
eng
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199353
Resumo: Objetivo: analisar o efeito de um aplicativo no conhecimento deestudantes de Enfermagem sobre diabetes durante a pandemia daCOVID-19 bem como sua autoavaliação e satisfação. Método: estudoquase experimental realizado com 40 estudantes de Enfermagem daregião nordeste, Brasil. Foi utilizado o aplicativo E-MunDiabetes® paraavaliar o conhecimento dos participantes pré e pós-teste imediato eapós 15 dias, bem como a autoavaliação e a satisfação relacionadasao uso do aplicativo. A análise foi realizada por meio de estatísticadescritiva e inferencial (teste binomial, coeficiente de correlaçãointraclasse e teste de Wilcoxon). Resultados: a comparação dasmedianas de acertos nos três períodos relevou aumento significativono pós-teste. Os itens da autoavaliação e satisfação apresentaramíndice de concordância >80%, com índice de concordância total de96,3% e coeficiente de correlação intraclasse de 0,91. Conclusão:o aplicativo foi considerado satisfatório e promoveu aumentosignificativo do conhecimento dos estudantes, estando, portanto,adequado para o uso.
id USP-38_d51b7c3cb593c61ca774f738f498c6b5
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/199353
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Efeito de um aplicativo no conhecimento de estudantes sobre diabetes durante a pandemia da COVID-19Efecto de una app en el conocimiento de los estudiantes sobre diabetes durante la pandemia de COVID-19Effect of an app on students’ knowledge about diabetes during the COVID-19 pandemicCOVID-19; Diabetes Mellitus; Nursing; Students, Nursing; Mobile Applications; Educational Technology.COVID-19; Diabetes Mellitus; Enfermería; Estudiantes de Enfermería; Aplicaciones Móviles; Tecnología Educacional.COVID-19; Diabetes Mellitus; Enfermagem; Estudantes de Enfermagem; Aplicativos Móveis; Tecnologia Educacional.Objetivo: analisar o efeito de um aplicativo no conhecimento deestudantes de Enfermagem sobre diabetes durante a pandemia daCOVID-19 bem como sua autoavaliação e satisfação. Método: estudoquase experimental realizado com 40 estudantes de Enfermagem daregião nordeste, Brasil. Foi utilizado o aplicativo E-MunDiabetes® paraavaliar o conhecimento dos participantes pré e pós-teste imediato eapós 15 dias, bem como a autoavaliação e a satisfação relacionadasao uso do aplicativo. A análise foi realizada por meio de estatísticadescritiva e inferencial (teste binomial, coeficiente de correlaçãointraclasse e teste de Wilcoxon). Resultados: a comparação dasmedianas de acertos nos três períodos relevou aumento significativono pós-teste. Os itens da autoavaliação e satisfação apresentaramíndice de concordância >80%, com índice de concordância total de96,3% e coeficiente de correlação intraclasse de 0,91. Conclusão:o aplicativo foi considerado satisfatório e promoveu aumentosignificativo do conhecimento dos estudantes, estando, portanto,adequado para o uso.Objetivo: analizar el efecto de una aplicación sobre el conocimientode estudiantes de Enfermería sobre diabetes durante la pandemiade COVID-19 y su autoevaluación y satisfacción. Método: estudiocuasiexperimental realizado con 40 estudiantes de Enfermería de laregión nordeste de Brasil. Se utilizó la aplicación E-MunDiabetes®para evaluar los conocimientos de los participantes pretest y postestinmediato y después de 15 días, así como la autoevaluación y lasatisfacción relacionada con el uso de la aplicación. El análisisse realizó mediante estadística descriptiva e inferencial (pruebabinomial, coeficiente de correlación intraclase y prueba de Wilcoxon).Resultados: la comparación de las medianas de aciertos en los tresperíodos reveló un aumento significativo en el postest. Los ítems deautoevaluación y satisfacción mostraron una tasa de acuerdo >80%,una tasa de acuerdo total del 96,3% y un coeficiente de correlaciónintraclase de 0,91. Conclusión: la aplicación fue consideradasatisfactoria y promovió un aumento significativo en el conocimientode los estudiantes, por lo tanto, es apta para ser utilizada.Objective: to analyze the effect of an app on Nursing students’knowledge about diabetes during the COVID-19 pandemic, as wellas their self-assessment and satisfaction level. Method: a quasiexperimentalstudy carried out with 40 Nursing students from theBrazilian Northeast region. The E-MunDiabetes® app was usedto assess the participants’ knowledge at the pre-test, immediatepost-test and after 15 days, as well as their self-assessment andsatisfaction level in relation to using the app. The analysis wasperformed by means of descriptive and inferential statistics (binomialtest, Intraclass Correlation Coefficient and Wilcoxon’s test). Results:the comparison of the medians of correct answers in the three periodsrevealed a significant increase in the post-test. The self-assessmentand satisfaction items presented an Agreement Index > 80%, witha total Agreement Index of 96.3% and an Intraclass CorrelationCoefficient of 0.91. Conclusion: the app was considered satisfactoryand promoted a significant increase in the students’ knowledge,therefore being suitable for its intended use.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2022-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/19935310.1590/1518-8345.5798.3595Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 30 (2022); e3595Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e3595Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e35951518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporspaenghttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199353/183407https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199353/183409https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199353/183408https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNegreiros, Francisca Diana da Silva Flor, Amanda Caboclo Cestari, Virna Ribeiro Feitosa Florêncio, Raquel Sampaio Moreira, Thereza Maria Magalhães 2022-06-24T18:25:13Zoai:revistas.usp.br:article/199353Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2022-06-24T18:25:13Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito de um aplicativo no conhecimento de estudantes sobre diabetes durante a pandemia da COVID-19
Efecto de una app en el conocimiento de los estudiantes sobre diabetes durante la pandemia de COVID-19
Effect of an app on students’ knowledge about diabetes during the COVID-19 pandemic
title Efeito de um aplicativo no conhecimento de estudantes sobre diabetes durante a pandemia da COVID-19
spellingShingle Efeito de um aplicativo no conhecimento de estudantes sobre diabetes durante a pandemia da COVID-19
Negreiros, Francisca Diana da Silva
COVID-19; Diabetes Mellitus; Nursing; Students, Nursing; Mobile Applications; Educational Technology.
COVID-19; Diabetes Mellitus; Enfermería; Estudiantes de Enfermería; Aplicaciones Móviles; Tecnología Educacional.
COVID-19; Diabetes Mellitus; Enfermagem; Estudantes de Enfermagem; Aplicativos Móveis; Tecnologia Educacional.
title_short Efeito de um aplicativo no conhecimento de estudantes sobre diabetes durante a pandemia da COVID-19
title_full Efeito de um aplicativo no conhecimento de estudantes sobre diabetes durante a pandemia da COVID-19
title_fullStr Efeito de um aplicativo no conhecimento de estudantes sobre diabetes durante a pandemia da COVID-19
title_full_unstemmed Efeito de um aplicativo no conhecimento de estudantes sobre diabetes durante a pandemia da COVID-19
title_sort Efeito de um aplicativo no conhecimento de estudantes sobre diabetes durante a pandemia da COVID-19
author Negreiros, Francisca Diana da Silva
author_facet Negreiros, Francisca Diana da Silva
Flor, Amanda Caboclo
Cestari, Virna Ribeiro Feitosa
Florêncio, Raquel Sampaio
Moreira, Thereza Maria Magalhães
author_role author
author2 Flor, Amanda Caboclo
Cestari, Virna Ribeiro Feitosa
Florêncio, Raquel Sampaio
Moreira, Thereza Maria Magalhães
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Negreiros, Francisca Diana da Silva
Flor, Amanda Caboclo
Cestari, Virna Ribeiro Feitosa
Florêncio, Raquel Sampaio
Moreira, Thereza Maria Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv COVID-19; Diabetes Mellitus; Nursing; Students, Nursing; Mobile Applications; Educational Technology.
COVID-19; Diabetes Mellitus; Enfermería; Estudiantes de Enfermería; Aplicaciones Móviles; Tecnología Educacional.
COVID-19; Diabetes Mellitus; Enfermagem; Estudantes de Enfermagem; Aplicativos Móveis; Tecnologia Educacional.
topic COVID-19; Diabetes Mellitus; Nursing; Students, Nursing; Mobile Applications; Educational Technology.
COVID-19; Diabetes Mellitus; Enfermería; Estudiantes de Enfermería; Aplicaciones Móviles; Tecnología Educacional.
COVID-19; Diabetes Mellitus; Enfermagem; Estudantes de Enfermagem; Aplicativos Móveis; Tecnologia Educacional.
description Objetivo: analisar o efeito de um aplicativo no conhecimento deestudantes de Enfermagem sobre diabetes durante a pandemia daCOVID-19 bem como sua autoavaliação e satisfação. Método: estudoquase experimental realizado com 40 estudantes de Enfermagem daregião nordeste, Brasil. Foi utilizado o aplicativo E-MunDiabetes® paraavaliar o conhecimento dos participantes pré e pós-teste imediato eapós 15 dias, bem como a autoavaliação e a satisfação relacionadasao uso do aplicativo. A análise foi realizada por meio de estatísticadescritiva e inferencial (teste binomial, coeficiente de correlaçãointraclasse e teste de Wilcoxon). Resultados: a comparação dasmedianas de acertos nos três períodos relevou aumento significativono pós-teste. Os itens da autoavaliação e satisfação apresentaramíndice de concordância >80%, com índice de concordância total de96,3% e coeficiente de correlação intraclasse de 0,91. Conclusão:o aplicativo foi considerado satisfatório e promoveu aumentosignificativo do conhecimento dos estudantes, estando, portanto,adequado para o uso.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199353
10.1590/1518-8345.5798.3595
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199353
identifier_str_mv 10.1590/1518-8345.5798.3595
dc.language.iso.fl_str_mv por
spa
eng
language por
spa
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199353/183407
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199353/183409
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199353/183408
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 30 (2022); e3595
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e3595
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e3595
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222856824487936