Ciclo de criação e avaliação do módulo administração de medicamentos para ensino à distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Telles Filho, Paulo Celso Prado
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Cassiani, Silvia Helena De Bortoli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
spa
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16921
Resumo: Este estudo teve por objetivos descrever o ciclo de criação do módulo Administração de Medicamentos, bem como proceder à sua avaliação. Trata-se de pesquisa de avaliação, que utilizou a Teoria do Engajamento como referencial teórico-metodológico, realizada em duas fases: a primeira, relacionada à criação do módulo e a segunda, à avaliação por especialistas, através do instrumento baseado no Modelo de Apreciação Analítica de Sistemas Hipermídia. A descrição do ciclo de criação do módulo seguiu os seguintes passos: levantamento dos objetivos do módulo, organização do conteúdo, seleção da mídia, criação das aulas e operacionalização da aprendizagem. Foi avaliado por especialistas em conteúdo, em informática e por graduandos de enfermagem, os quais o avaliaram positivamente em relação à distribuição e acessibilidade de conteúdo, à utilização de imagens, à clareza e à facilidade de execução do programa. O módulo foi, pois, considerado apropriado para utilização com alunos do curso de enfermagem.
id USP-38_d91a7b611c5b4d5a024ab844149c7053
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/16921
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Ciclo de criação e avaliação do módulo administração de medicamentos para ensino à distânciaCiclo de creación y evaluación de un módulo a distancia, para estudiantes de enfermería, titulado "Administración de medicamentos"Creation and evaluation cycle of a distance module for nursing undergraduates, named "Medication admnistration"educación a distanciaenfermeríapreparaciones farmacéuticaseducação a distânciaenfermagempreparações farmacêuticaseducationdistancenursingpharmaceutical preparationsEste estudo teve por objetivos descrever o ciclo de criação do módulo Administração de Medicamentos, bem como proceder à sua avaliação. Trata-se de pesquisa de avaliação, que utilizou a Teoria do Engajamento como referencial teórico-metodológico, realizada em duas fases: a primeira, relacionada à criação do módulo e a segunda, à avaliação por especialistas, através do instrumento baseado no Modelo de Apreciação Analítica de Sistemas Hipermídia. A descrição do ciclo de criação do módulo seguiu os seguintes passos: levantamento dos objetivos do módulo, organização do conteúdo, seleção da mídia, criação das aulas e operacionalização da aprendizagem. Foi avaliado por especialistas em conteúdo, em informática e por graduandos de enfermagem, os quais o avaliaram positivamente em relação à distribuição e acessibilidade de conteúdo, à utilização de imagens, à clareza e à facilidade de execução do programa. O módulo foi, pois, considerado apropriado para utilização com alunos do curso de enfermagem.Este estudio tuvo como objetivo describir el ciclo de creación de la disciplina "Administración de Medicamentos" y realizar su evaluación. Fue una investigación de evaluación, que utilizó la Teoría del Comprometimiento como referencia teórica metodológica, la que fue realizada en dos fases: la primera está relacionada a la creación del módulo y la segunda, a la evaluación por especialistas a través del instrumento basado en el Modelo de Apreciación Analítica de Sistemas Hipermedia. La descripción del ciclo de creación del módulo siguió las siguientes etapas: levantamiento de los objetivos del módulo, organización del contenido, selección de los medios de comunicación, creación de las clases y organización y ejecución del aprendizaje. El ciclo de creación analizado por especialistas en contenido en informática y por estudiantes de enfermería, evaluaron positivamente la distribución y accesibilidad del contenido, a la utilización de imágenes, a la claridad y a la facilidad de ejecución del programa. El módulo fue considerado apropiado para ser utilizado por los alumnos del curso de enfermería.The objective of this study was to describe the creation cycle of the module "medication administration" and to evaluate it. It is an evaluation research, using the Engagement Theory as a methodological/theoretical approach carried out in two phases: the first related to the creation of the module and the second to its evaluation by specialists using the instrument based on the Model of Analytical Appreciation of Hypermedia Systems. The creation cycle of the module followed the following steps: gathering the objectives of the module, organization of the content, selection of the media, creation of the classes and activation of the learning process. It was evaluated by contents specialists, informatics specialists and nursing students. The evaluation of the distribution and the accessibility of the contents, the utilization of images, the clarity and ease of execution of the program were positive. The module was considered appropriate to be used with nursing students.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2008-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1692110.1590/S0104-11692008000100013Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 16 n. 1 (2008); 78-85Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 16 No. 1 (2008); 78-85Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 16 Núm. 1 (2008); 78-851518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporspahttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16921/18708https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16921/18709https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16921/18710Telles Filho, Paulo Celso PradoCassiani, Silvia Helena De Bortoliinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-22T13:34:35Zoai:revistas.usp.br:article/16921Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-05-22T13:34:35Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ciclo de criação e avaliação do módulo administração de medicamentos para ensino à distância
Ciclo de creación y evaluación de un módulo a distancia, para estudiantes de enfermería, titulado "Administración de medicamentos"
Creation and evaluation cycle of a distance module for nursing undergraduates, named "Medication admnistration"
title Ciclo de criação e avaliação do módulo administração de medicamentos para ensino à distância
spellingShingle Ciclo de criação e avaliação do módulo administração de medicamentos para ensino à distância
Telles Filho, Paulo Celso Prado
educación a distancia
enfermería
preparaciones farmacéuticas
educação a distância
enfermagem
preparações farmacêuticas
education
distance
nursing
pharmaceutical preparations
title_short Ciclo de criação e avaliação do módulo administração de medicamentos para ensino à distância
title_full Ciclo de criação e avaliação do módulo administração de medicamentos para ensino à distância
title_fullStr Ciclo de criação e avaliação do módulo administração de medicamentos para ensino à distância
title_full_unstemmed Ciclo de criação e avaliação do módulo administração de medicamentos para ensino à distância
title_sort Ciclo de criação e avaliação do módulo administração de medicamentos para ensino à distância
author Telles Filho, Paulo Celso Prado
author_facet Telles Filho, Paulo Celso Prado
Cassiani, Silvia Helena De Bortoli
author_role author
author2 Cassiani, Silvia Helena De Bortoli
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Telles Filho, Paulo Celso Prado
Cassiani, Silvia Helena De Bortoli
dc.subject.por.fl_str_mv educación a distancia
enfermería
preparaciones farmacéuticas
educação a distância
enfermagem
preparações farmacêuticas
education
distance
nursing
pharmaceutical preparations
topic educación a distancia
enfermería
preparaciones farmacéuticas
educação a distância
enfermagem
preparações farmacêuticas
education
distance
nursing
pharmaceutical preparations
description Este estudo teve por objetivos descrever o ciclo de criação do módulo Administração de Medicamentos, bem como proceder à sua avaliação. Trata-se de pesquisa de avaliação, que utilizou a Teoria do Engajamento como referencial teórico-metodológico, realizada em duas fases: a primeira, relacionada à criação do módulo e a segunda, à avaliação por especialistas, através do instrumento baseado no Modelo de Apreciação Analítica de Sistemas Hipermídia. A descrição do ciclo de criação do módulo seguiu os seguintes passos: levantamento dos objetivos do módulo, organização do conteúdo, seleção da mídia, criação das aulas e operacionalização da aprendizagem. Foi avaliado por especialistas em conteúdo, em informática e por graduandos de enfermagem, os quais o avaliaram positivamente em relação à distribuição e acessibilidade de conteúdo, à utilização de imagens, à clareza e à facilidade de execução do programa. O módulo foi, pois, considerado apropriado para utilização com alunos do curso de enfermagem.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16921
10.1590/S0104-11692008000100013
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16921
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692008000100013
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
spa
language eng
por
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16921/18708
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16921/18709
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/16921/18710
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 16 n. 1 (2008); 78-85
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 16 No. 1 (2008); 78-85
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 16 Núm. 1 (2008); 78-85
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1748936653276184576