A visibilidade do enfermeiro segundo a percepção de profissionais de comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kemmer, Ligia Fahl
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Silva, Maria Júlia Paes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
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Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/2416
Resumo: Este estudo procurou a compreensão das representações sociais sobre o enfermeiro e a enfermagem por profissionais de comunicação, uma vez que estes são intermediários na codificação das representações imagéticas e textuais sobre a sociedade. Metodologia: estudo de corte qualitativo, baseado na teoria das representações sociais de Moscovici. Foram entrevistados cinco profissionais de comunicação atuando nas áreas de rádio, televisão, imprensa escrita, propaganda e eventos. Resultados das análises indicaram 1) o desconhecimento dos campos de atuação, mercado de trabalho e categorização profissional da enfermagem; 2) a invisibilidade do enfermeiro perante a mídia e a sociedade e 3) a responsabilidade do próprio enfermeiro para haver reconhecimento profissional e visibilidade. Apontam dois processos imprescindíveis como estratégia para a construção de uma imagem mais coerente do enfermeiro e da enfermagem: 1) a exposição da profissão primeiramente perante a própria mídia, que desconhece suas potencialidades, e 2) através da mídia, para o alcance da grande população.
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