Efeitos do Treinamento Cognitivo de Compaixão na quebrada: estudo misto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kolchraiber, Flávia Cristiane
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Tanaka, Luiza Hiromi, Negi, Lobsang Tenzin, Atanes, Ana Cristina, Souza, Káren Mendes Jorge de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
por
eng
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199096
Resumo: Objetivo: analisar os efeitos do Treinamento Cognitivo de Compaixão(CBCT®) entre pessoas em situação de vulnerabilidade social.Método: estudo misto tipo transformativo sequencial com mesmopeso QUAL→QUAN. Grupos Focais aplicados no início (n=24) e trêsmeses (n=11) após o CBCT®, para compreender o conhecimentodos participantes sobre emoções, (auto)cuidado e situações deestresse. A análise de conteúdo utilizou o software WebQDA®. Osparticipantes (n=65) foram randomizados em controle (n=31) eintervenção (n=34), para avaliação de autocompaixão, estressepercebido e afetos positivos e negativos em três tempos. A ANOVAfatorial mista considerou fator dentre-participantes (tempo) e entreparticipantes(local e grupo). Resultados: idade média (37), sexofeminino (88%), solteiras (51%) e pessoas negras (77%). Emergiram,antes do curso, as categorias temáticas: “Redução do sofrimentoalheio como ponte para o autocuidado consciente” e “Vulnerabilidadesocial como potencializadora do baixo letramento emocional”. Emseguida, autocompaixão e consciência dos estados mentais parao ativismo social. A análise quantitativa demonstrou aumentosignificativo de autocompaixão dentre-participantes (p= 0,003); fatorgrupo (p< 0,001); redução do estresse percebido (p= 0,013); afetosnegativos fator grupo (p= 0,005); e aumento dos afetos positivos(p< 001) dentre-participantes. Conclusão: o CBCT®️ teve efeitopositivo sobre o bem-estar individual e promoveu impacto positivono engajamento comunitário para a promoção do bem-estar socialna quebrada. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (RBR-3w744z.)em abril de 2019.
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spelling Efeitos do Treinamento Cognitivo de Compaixão na quebrada: estudo mistoEfectos del Entrenamiento de la Compasión Cognitiva en la población de los barrios periféricos: un estudio mixtoEffects of Cognitively Based Compassion Training in the outskirts: A mixed studyEmpathy; Meditation; Social Vulnerability; Complementary Therapies; Health Promotion; Community Participation.Empatía; Meditación; Vulnerabilidad Social; Terapias Complementarias; Promoción de la Salud; Participación de la Comunidad.Compaixão; Meditação; Vulnerabilidade Social; Terapias Complementares; Promoção da Saúde; Participação ComunitáriaObjetivo: analisar os efeitos do Treinamento Cognitivo de Compaixão(CBCT®) entre pessoas em situação de vulnerabilidade social.Método: estudo misto tipo transformativo sequencial com mesmopeso QUAL→QUAN. Grupos Focais aplicados no início (n=24) e trêsmeses (n=11) após o CBCT®, para compreender o conhecimentodos participantes sobre emoções, (auto)cuidado e situações deestresse. A análise de conteúdo utilizou o software WebQDA®. Osparticipantes (n=65) foram randomizados em controle (n=31) eintervenção (n=34), para avaliação de autocompaixão, estressepercebido e afetos positivos e negativos em três tempos. A ANOVAfatorial mista considerou fator dentre-participantes (tempo) e entreparticipantes(local e grupo). Resultados: idade média (37), sexofeminino (88%), solteiras (51%) e pessoas negras (77%). Emergiram,antes do curso, as categorias temáticas: “Redução do sofrimentoalheio como ponte para o autocuidado consciente” e “Vulnerabilidadesocial como potencializadora do baixo letramento emocional”. Emseguida, autocompaixão e consciência dos estados mentais parao ativismo social. A análise quantitativa demonstrou aumentosignificativo de autocompaixão dentre-participantes (p= 0,003); fatorgrupo (p< 0,001); redução do estresse percebido (p= 0,013); afetosnegativos fator grupo (p= 0,005); e aumento dos afetos positivos(p< 001) dentre-participantes. Conclusão: o CBCT®️ teve efeitopositivo sobre o bem-estar individual e promoveu impacto positivono engajamento comunitário para a promoção do bem-estar socialna quebrada. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (RBR-3w744z.)em abril de 2019.Objective: to analyze the effects of Cognitively Based CompassionTraining (CBCT®) among people in situations of social vulnerability.Method: a mixed, sequential and transformative study with the sameQUAL→QUAN weight. Focus Groups were applied at the beginning(n=24) and three months (n=11) after CBCT®, to understand theparticipants’ knowledge about emotions, (self)care and stresssituations. Content analysis was performed in the WebQDA software.The participants (n=65) were randomized into control (n=31) andintervention (n=34) to assess self-compassion, perceived stress,and positive and negative affects at three time moments. The mixedfactorial ANOVA analysis considered within-participants (time) andbetween-participants (place and group) factors. Results: meanage (37), female gender (88%), single (51%) and black-skinnedpeople (77%). The following thematic categories emerged before thecourse: “Reducing others’ suffering as a bridge to conscious self-care”and “Social vulnerability as a potentiator of low emotional literacy”.Subsequently, self-compassion and awareness of the mental statesfor social activism. The quantitative analysis showed a significantincrease in self-compassion within-participants (p=0.003); groupfactor (p<0.001); perceived stress reduction (p=0.013); negativeaffects group factor (p=0.005); and increase in positive affects(p<0.001) within-participants. Conclusion: CBCT®️ exerted a positiveeffect on individual well-being and a positive impact on communityengagement to promote social well-being in the outskirts. BrazilianRegistry of Clinical Trials (RBR-3w744z.) in April 2019.Objetivo: analizar los efectos del Entrenamiento en CompasiónCognitiva (CBCT®) en personas en situación de vulnerabilidadsocial. Método: estudio mixto del tipo transformativo secuencialcon el mismo peso QUAL→QUAN. Grupos Focales aplicados al inicio(n=24) y tres meses (n=11) después del CBCT®, para comprenderel conocimiento que tienen los participantes sobre emociones, (auto)cuidado y situaciones de estrés. El análisis de contenido utilizó elsoftware WebQDA. Los participantes (n=65) fueron aleatorizadosen el grupo control (n=31) y experimental (n=34) para evaluarla autocompasión, el estrés percibido y los afectos positivos ynegativos en tres momentos. El ANOVA factorial mixto considerófactor de participantes (tiempo) y entre participantes (lugar y grupo).Resultados: edad promedio (37), sexo femenino (88%), solteras(51%) y negras (77%). Las categorías temáticas que surgieronantes del curso fueron: “Reducción del sufrimiento de los demáscomo puente para el autocuidado consciente” y “La vulnerabilidadsocial como potenciadora de la baja alfabetización emocional”.Luego la autocompasión y la conciencia de los estados mentalespara el activismo social. El análisis cuantitativo mostró un aumentosignificativo en la autocompasión de los participantes (p=0,003);factor grupo (p< 0,001); reducción del estrés percibido (p=0,013);afectos negativos factor grupo (p= 0,005); y aumento de los afectospositivos (p< 001) de los participantes. Conclusión: El CBCT®️ tuvo unefecto positivo en el bienestar individual y tuvo un impacto positivo enla participación de la comunidad para promover el bienestar social enla población de los barrios periféricos. Registro Brasileño de EnsayosClínicos (RBR-3w744z.) en abril de 2019.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2022-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/19909610.1590/1518-8345.5691.3575Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 30 (2022); e3575Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e3575Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e35751518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPspaporenghttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199096/183207https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199096/183205https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199096/183206https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKolchraiber, Flávia Cristiane Tanaka, Luiza Hiromi Negi, Lobsang Tenzin Atanes, Ana Cristina Souza, Káren Mendes Jorge de 2022-06-20T19:14:46Zoai:revistas.usp.br:article/199096Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2022-06-20T19:14:46Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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