Efeitos do Treinamento Cognitivo de Compaixão na quebrada: estudo misto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa por eng |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199096 |
Resumo: | Objetivo: analisar os efeitos do Treinamento Cognitivo de Compaixão(CBCT®) entre pessoas em situação de vulnerabilidade social.Método: estudo misto tipo transformativo sequencial com mesmopeso QUAL→QUAN. Grupos Focais aplicados no início (n=24) e trêsmeses (n=11) após o CBCT®, para compreender o conhecimentodos participantes sobre emoções, (auto)cuidado e situações deestresse. A análise de conteúdo utilizou o software WebQDA®. Osparticipantes (n=65) foram randomizados em controle (n=31) eintervenção (n=34), para avaliação de autocompaixão, estressepercebido e afetos positivos e negativos em três tempos. A ANOVAfatorial mista considerou fator dentre-participantes (tempo) e entreparticipantes(local e grupo). Resultados: idade média (37), sexofeminino (88%), solteiras (51%) e pessoas negras (77%). Emergiram,antes do curso, as categorias temáticas: “Redução do sofrimentoalheio como ponte para o autocuidado consciente” e “Vulnerabilidadesocial como potencializadora do baixo letramento emocional”. Emseguida, autocompaixão e consciência dos estados mentais parao ativismo social. A análise quantitativa demonstrou aumentosignificativo de autocompaixão dentre-participantes (p= 0,003); fatorgrupo (p< 0,001); redução do estresse percebido (p= 0,013); afetosnegativos fator grupo (p= 0,005); e aumento dos afetos positivos(p< 001) dentre-participantes. Conclusão: o CBCT®️ teve efeitopositivo sobre o bem-estar individual e promoveu impacto positivono engajamento comunitário para a promoção do bem-estar socialna quebrada. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (RBR-3w744z.)em abril de 2019. |
id |
USP-38_f708f4383dc5c5d85c3285a1b3e9dc8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/199096 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Efeitos do Treinamento Cognitivo de Compaixão na quebrada: estudo mistoEfectos del Entrenamiento de la Compasión Cognitiva en la población de los barrios periféricos: un estudio mixtoEffects of Cognitively Based Compassion Training in the outskirts: A mixed studyEmpathy; Meditation; Social Vulnerability; Complementary Therapies; Health Promotion; Community Participation.Empatía; Meditación; Vulnerabilidad Social; Terapias Complementarias; Promoción de la Salud; Participación de la Comunidad.Compaixão; Meditação; Vulnerabilidade Social; Terapias Complementares; Promoção da Saúde; Participação ComunitáriaObjetivo: analisar os efeitos do Treinamento Cognitivo de Compaixão(CBCT®) entre pessoas em situação de vulnerabilidade social.Método: estudo misto tipo transformativo sequencial com mesmopeso QUAL→QUAN. Grupos Focais aplicados no início (n=24) e trêsmeses (n=11) após o CBCT®, para compreender o conhecimentodos participantes sobre emoções, (auto)cuidado e situações deestresse. A análise de conteúdo utilizou o software WebQDA®. Osparticipantes (n=65) foram randomizados em controle (n=31) eintervenção (n=34), para avaliação de autocompaixão, estressepercebido e afetos positivos e negativos em três tempos. A ANOVAfatorial mista considerou fator dentre-participantes (tempo) e entreparticipantes(local e grupo). Resultados: idade média (37), sexofeminino (88%), solteiras (51%) e pessoas negras (77%). Emergiram,antes do curso, as categorias temáticas: “Redução do sofrimentoalheio como ponte para o autocuidado consciente” e “Vulnerabilidadesocial como potencializadora do baixo letramento emocional”. Emseguida, autocompaixão e consciência dos estados mentais parao ativismo social. A análise quantitativa demonstrou aumentosignificativo de autocompaixão dentre-participantes (p= 0,003); fatorgrupo (p< 0,001); redução do estresse percebido (p= 0,013); afetosnegativos fator grupo (p= 0,005); e aumento dos afetos positivos(p< 001) dentre-participantes. Conclusão: o CBCT®️ teve efeitopositivo sobre o bem-estar individual e promoveu impacto positivono engajamento comunitário para a promoção do bem-estar socialna quebrada. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (RBR-3w744z.)em abril de 2019.Objective: to analyze the effects of Cognitively Based CompassionTraining (CBCT®) among people in situations of social vulnerability.Method: a mixed, sequential and transformative study with the sameQUAL→QUAN weight. Focus Groups were applied at the beginning(n=24) and three months (n=11) after CBCT®, to understand theparticipants’ knowledge about emotions, (self)care and stresssituations. Content analysis was performed in the WebQDA software.The participants (n=65) were randomized into control (n=31) andintervention (n=34) to assess self-compassion, perceived stress,and positive and negative affects at three time moments. The mixedfactorial ANOVA analysis considered within-participants (time) andbetween-participants (place and group) factors. Results: meanage (37), female gender (88%), single (51%) and black-skinnedpeople (77%). The following thematic categories emerged before thecourse: “Reducing others’ suffering as a bridge to conscious self-care”and “Social vulnerability as a potentiator of low emotional literacy”.Subsequently, self-compassion and awareness of the mental statesfor social activism. The quantitative analysis showed a significantincrease in self-compassion within-participants (p=0.003); groupfactor (p<0.001); perceived stress reduction (p=0.013); negativeaffects group factor (p=0.005); and increase in positive affects(p<0.001) within-participants. Conclusion: CBCT®️ exerted a positiveeffect on individual well-being and a positive impact on communityengagement to promote social well-being in the outskirts. BrazilianRegistry of Clinical Trials (RBR-3w744z.) in April 2019.Objetivo: analizar los efectos del Entrenamiento en CompasiónCognitiva (CBCT®) en personas en situación de vulnerabilidadsocial. Método: estudio mixto del tipo transformativo secuencialcon el mismo peso QUAL→QUAN. Grupos Focales aplicados al inicio(n=24) y tres meses (n=11) después del CBCT®, para comprenderel conocimiento que tienen los participantes sobre emociones, (auto)cuidado y situaciones de estrés. El análisis de contenido utilizó elsoftware WebQDA. Los participantes (n=65) fueron aleatorizadosen el grupo control (n=31) y experimental (n=34) para evaluarla autocompasión, el estrés percibido y los afectos positivos ynegativos en tres momentos. El ANOVA factorial mixto considerófactor de participantes (tiempo) y entre participantes (lugar y grupo).Resultados: edad promedio (37), sexo femenino (88%), solteras(51%) y negras (77%). Las categorías temáticas que surgieronantes del curso fueron: “Reducción del sufrimiento de los demáscomo puente para el autocuidado consciente” y “La vulnerabilidadsocial como potenciadora de la baja alfabetización emocional”.Luego la autocompasión y la conciencia de los estados mentalespara el activismo social. El análisis cuantitativo mostró un aumentosignificativo en la autocompasión de los participantes (p=0,003);factor grupo (p< 0,001); reducción del estrés percibido (p=0,013);afectos negativos factor grupo (p= 0,005); y aumento de los afectospositivos (p< 001) de los participantes. Conclusión: El CBCT®️ tuvo unefecto positivo en el bienestar individual y tuvo un impacto positivo enla participación de la comunidad para promover el bienestar social enla población de los barrios periféricos. Registro Brasileño de EnsayosClínicos (RBR-3w744z.) en abril de 2019.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2022-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/19909610.1590/1518-8345.5691.3575Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 30 (2022); e3575Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e3575Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e35751518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPspaporenghttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199096/183207https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199096/183205https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199096/183206https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKolchraiber, Flávia Cristiane Tanaka, Luiza Hiromi Negi, Lobsang Tenzin Atanes, Ana Cristina Souza, Káren Mendes Jorge de 2022-06-20T19:14:46Zoai:revistas.usp.br:article/199096Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2022-06-20T19:14:46Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeitos do Treinamento Cognitivo de Compaixão na quebrada: estudo misto Efectos del Entrenamiento de la Compasión Cognitiva en la población de los barrios periféricos: un estudio mixto Effects of Cognitively Based Compassion Training in the outskirts: A mixed study |
title |
Efeitos do Treinamento Cognitivo de Compaixão na quebrada: estudo misto |
spellingShingle |
Efeitos do Treinamento Cognitivo de Compaixão na quebrada: estudo misto Kolchraiber, Flávia Cristiane Empathy; Meditation; Social Vulnerability; Complementary Therapies; Health Promotion; Community Participation. Empatía; Meditación; Vulnerabilidad Social; Terapias Complementarias; Promoción de la Salud; Participación de la Comunidad. Compaixão; Meditação; Vulnerabilidade Social; Terapias Complementares; Promoção da Saúde; Participação Comunitária |
title_short |
Efeitos do Treinamento Cognitivo de Compaixão na quebrada: estudo misto |
title_full |
Efeitos do Treinamento Cognitivo de Compaixão na quebrada: estudo misto |
title_fullStr |
Efeitos do Treinamento Cognitivo de Compaixão na quebrada: estudo misto |
title_full_unstemmed |
Efeitos do Treinamento Cognitivo de Compaixão na quebrada: estudo misto |
title_sort |
Efeitos do Treinamento Cognitivo de Compaixão na quebrada: estudo misto |
author |
Kolchraiber, Flávia Cristiane |
author_facet |
Kolchraiber, Flávia Cristiane Tanaka, Luiza Hiromi Negi, Lobsang Tenzin Atanes, Ana Cristina Souza, Káren Mendes Jorge de |
author_role |
author |
author2 |
Tanaka, Luiza Hiromi Negi, Lobsang Tenzin Atanes, Ana Cristina Souza, Káren Mendes Jorge de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kolchraiber, Flávia Cristiane Tanaka, Luiza Hiromi Negi, Lobsang Tenzin Atanes, Ana Cristina Souza, Káren Mendes Jorge de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empathy; Meditation; Social Vulnerability; Complementary Therapies; Health Promotion; Community Participation. Empatía; Meditación; Vulnerabilidad Social; Terapias Complementarias; Promoción de la Salud; Participación de la Comunidad. Compaixão; Meditação; Vulnerabilidade Social; Terapias Complementares; Promoção da Saúde; Participação Comunitária |
topic |
Empathy; Meditation; Social Vulnerability; Complementary Therapies; Health Promotion; Community Participation. Empatía; Meditación; Vulnerabilidad Social; Terapias Complementarias; Promoción de la Salud; Participación de la Comunidad. Compaixão; Meditação; Vulnerabilidade Social; Terapias Complementares; Promoção da Saúde; Participação Comunitária |
description |
Objetivo: analisar os efeitos do Treinamento Cognitivo de Compaixão(CBCT®) entre pessoas em situação de vulnerabilidade social.Método: estudo misto tipo transformativo sequencial com mesmopeso QUAL→QUAN. Grupos Focais aplicados no início (n=24) e trêsmeses (n=11) após o CBCT®, para compreender o conhecimentodos participantes sobre emoções, (auto)cuidado e situações deestresse. A análise de conteúdo utilizou o software WebQDA®. Osparticipantes (n=65) foram randomizados em controle (n=31) eintervenção (n=34), para avaliação de autocompaixão, estressepercebido e afetos positivos e negativos em três tempos. A ANOVAfatorial mista considerou fator dentre-participantes (tempo) e entreparticipantes(local e grupo). Resultados: idade média (37), sexofeminino (88%), solteiras (51%) e pessoas negras (77%). Emergiram,antes do curso, as categorias temáticas: “Redução do sofrimentoalheio como ponte para o autocuidado consciente” e “Vulnerabilidadesocial como potencializadora do baixo letramento emocional”. Emseguida, autocompaixão e consciência dos estados mentais parao ativismo social. A análise quantitativa demonstrou aumentosignificativo de autocompaixão dentre-participantes (p= 0,003); fatorgrupo (p< 0,001); redução do estresse percebido (p= 0,013); afetosnegativos fator grupo (p= 0,005); e aumento dos afetos positivos(p< 001) dentre-participantes. Conclusão: o CBCT®️ teve efeitopositivo sobre o bem-estar individual e promoveu impacto positivono engajamento comunitário para a promoção do bem-estar socialna quebrada. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (RBR-3w744z.)em abril de 2019. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199096 10.1590/1518-8345.5691.3575 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199096 |
identifier_str_mv |
10.1590/1518-8345.5691.3575 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa por eng |
language |
spa por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199096/183207 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199096/183205 https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/199096/183206 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 30 (2022); e3575 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e3575 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 30 (2022); e3575 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222856784642048 |