Vivenciando uma proposta emancipatória no ensino de semiologia para a enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Maria Socorro de Araújo
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Machado, Maria de Fátima Antero Sousa, Silva, Raimunda Magalhães da, Pinheiro, Ana Karina Bezerra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1777
Resumo: Objetivou-se analisar o ensino de Semiologia através dos programas das disciplinas das cinco universidades do Estado do Ceará, especificamente de uma universidade pública. Observaram-se três aulas e realizaram-se reuniões com docentes e discentes, a fim de levantar dados sobre o processo ensino-aprendizagem. As docentes apresentaram experiência no ensino e pesquisa, e reconheceram que o elevado número de alunos prejudica o ensino-aprendizagem. Os discentes referiram dificuldades na elaboração de diagnóstico de enfermagem e no contato inicial com cliente hospitalizado, ocasionando insegurança e rejeição à prática da disciplina.
id USP-38_fe0f78c6ac59f324cee9c825c0662260
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/1777
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Vivenciando uma proposta emancipatória no ensino de semiologia para a enfermagemVivenciando una propuesta emancipatoria en la enseñanza de semiología en enfermeríaExperiencing an emancipatory proposal in the teaching of semiology to nursingteachinglearningnursingenseñanzaaprendizajeenfermeríaensinoaprendizagemenfermagemObjetivou-se analisar o ensino de Semiologia através dos programas das disciplinas das cinco universidades do Estado do Ceará, especificamente de uma universidade pública. Observaram-se três aulas e realizaram-se reuniões com docentes e discentes, a fim de levantar dados sobre o processo ensino-aprendizagem. As docentes apresentaram experiência no ensino e pesquisa, e reconheceram que o elevado número de alunos prejudica o ensino-aprendizagem. Os discentes referiram dificuldades na elaboração de diagnóstico de enfermagem e no contato inicial com cliente hospitalizado, ocasionando insegurança e rejeição à prática da disciplina.El objetivo es el análisis de la enseñanza de la semiología a través de los programas de estudio de la disciplina en cinco universidades estatales y el análisis de una universidad publica. Se observaron tres grupos y se realizaron reuniones con docentes y estudiantes con el fin de recolectar los datos sobre el proceso de enseñanza aprendizaje. Los maestros introducen la experiencia en la enseñanza y en la investigación y reconocieron que el elevado numero de estudiantes, perjudica el proceso enseñanza-aprendizaje. Los estudiantes refieren dificultades en la elaboración del diagnostico de enfermería y en el contacto inicial con el cliente hospitalizado, ocasionando inseguridad y rechazo a la práctica de la disciplina.The aim was to analyze the teaching of Semiology through the programs of subject matters at five universities in the State of Ceará and, specifically, that of a public university. Three (3) classes were observed and meetings were held with teachers and students for collecting data about the teaching-learning process. The teachers presented teaching and research experience, and acknowledge that the high number of students impairs teaching-learning. The students mentioned difficulties in the elaboration of the nursing diagnosis and in the initial contact with the hospitalized client, causing insecurity and rejection of the practical part of the subject matter.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto2003-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/177710.1590/S0104-11692003000300015Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 11 n. 3 (2003); 364-370Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 11 Núm. 3 (2003); 364-370Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 11 No. 3 (2003); 364-3701518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1777/1822Dias, Maria Socorro de AraújoMachado, Maria de Fátima Antero SousaSilva, Raimunda Magalhães daPinheiro, Ana Karina Bezerrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-26T16:59:50Zoai:revistas.usp.br:article/1777Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-26T16:59:50Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Vivenciando uma proposta emancipatória no ensino de semiologia para a enfermagem
Vivenciando una propuesta emancipatoria en la enseñanza de semiología en enfermería
Experiencing an emancipatory proposal in the teaching of semiology to nursing
title Vivenciando uma proposta emancipatória no ensino de semiologia para a enfermagem
spellingShingle Vivenciando uma proposta emancipatória no ensino de semiologia para a enfermagem
Dias, Maria Socorro de Araújo
teaching
learning
nursing
enseñanza
aprendizaje
enfermería
ensino
aprendizagem
enfermagem
title_short Vivenciando uma proposta emancipatória no ensino de semiologia para a enfermagem
title_full Vivenciando uma proposta emancipatória no ensino de semiologia para a enfermagem
title_fullStr Vivenciando uma proposta emancipatória no ensino de semiologia para a enfermagem
title_full_unstemmed Vivenciando uma proposta emancipatória no ensino de semiologia para a enfermagem
title_sort Vivenciando uma proposta emancipatória no ensino de semiologia para a enfermagem
author Dias, Maria Socorro de Araújo
author_facet Dias, Maria Socorro de Araújo
Machado, Maria de Fátima Antero Sousa
Silva, Raimunda Magalhães da
Pinheiro, Ana Karina Bezerra
author_role author
author2 Machado, Maria de Fátima Antero Sousa
Silva, Raimunda Magalhães da
Pinheiro, Ana Karina Bezerra
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Maria Socorro de Araújo
Machado, Maria de Fátima Antero Sousa
Silva, Raimunda Magalhães da
Pinheiro, Ana Karina Bezerra
dc.subject.por.fl_str_mv teaching
learning
nursing
enseñanza
aprendizaje
enfermería
ensino
aprendizagem
enfermagem
topic teaching
learning
nursing
enseñanza
aprendizaje
enfermería
ensino
aprendizagem
enfermagem
description Objetivou-se analisar o ensino de Semiologia através dos programas das disciplinas das cinco universidades do Estado do Ceará, especificamente de uma universidade pública. Observaram-se três aulas e realizaram-se reuniões com docentes e discentes, a fim de levantar dados sobre o processo ensino-aprendizagem. As docentes apresentaram experiência no ensino e pesquisa, e reconheceram que o elevado número de alunos prejudica o ensino-aprendizagem. Os discentes referiram dificuldades na elaboração de diagnóstico de enfermagem e no contato inicial com cliente hospitalizado, ocasionando insegurança e rejeição à prática da disciplina.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1777
10.1590/S0104-11692003000300015
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1777
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11692003000300015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1777/1822
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 11 n. 3 (2003); 364-370
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 11 Núm. 3 (2003); 364-370
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 11 No. 3 (2003); 364-370
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222839009181696