Escolha e adoção de tecnologias de informação e comunicação na educação
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2010 |
Other Authors: | , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Revista de Administração e Inovação |
Download full: | https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79171 |
Summary: | Nesta pesquisa estuda-se o impacto da escolha sobre a intenção de adoção de novas TICs (tecnologias de informação e comunicação) na educação. O estudo foi realizado através de pesquisa quantitativa, composto de fase exploratória e descritiva. Participaram da fase exploratória 2 diretores (responsáveis pelas TICs) e 4 professores da instituição de ensino superior. Na fase descritiva quantitativa obteve-se 115 questionários respondidos por professores da instituição analisada. Os dados foram analisados em um modelo de relacionamento multivariado através da modelagem de equações estruturais utilizando-se o método PLS (partial least square). Os resultados dos objetivos de escolha são consistentes com o contexto organizacional (evitar o arrependimento, custos de avaliação, custos de adaptação e evitar emoções negativas) tiveram impacto significativo sobre a tendência a inovar na categoria. Além disso, o estudo mostrou que os professores têm baixa tendência a inovar, sendo que eles utilizam as TICs mais simples na sala de aula. |
id |
USP-40_65bd2b1279644a3cac32610a28162fc5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/79171 |
network_acronym_str |
USP-40 |
network_name_str |
Revista de Administração e Inovação |
repository_id_str |
|
spelling |
Escolha e adoção de tecnologias de informação e comunicação na educaçãoSELECTION AND ADOPTION OF INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES IN EDUCATION DOI: 10.5585/rai.v7i2.618Objectives of Choice. Tendency to Innovate. ICTs in education.Objetivos de EscolhaTendência a InovarTICs na educaçãoNesta pesquisa estuda-se o impacto da escolha sobre a intenção de adoção de novas TICs (tecnologias de informação e comunicação) na educação. O estudo foi realizado através de pesquisa quantitativa, composto de fase exploratória e descritiva. Participaram da fase exploratória 2 diretores (responsáveis pelas TICs) e 4 professores da instituição de ensino superior. Na fase descritiva quantitativa obteve-se 115 questionários respondidos por professores da instituição analisada. Os dados foram analisados em um modelo de relacionamento multivariado através da modelagem de equações estruturais utilizando-se o método PLS (partial least square). Os resultados dos objetivos de escolha são consistentes com o contexto organizacional (evitar o arrependimento, custos de avaliação, custos de adaptação e evitar emoções negativas) tiveram impacto significativo sobre a tendência a inovar na categoria. Além disso, o estudo mostrou que os professores têm baixa tendência a inovar, sendo que eles utilizam as TICs mais simples na sala de aula.This research studied the impact of choice of using new ICTs (information and communication technologies) in education. The study was performed through quantitative research, composed of exploratory and descriptive sections. Two directors responsible for ICTs and four higher education teachers participated in the exploratory phase. In the quantitative descriptive phase questionnaires were administered to 115 teachers of higher education. The data were analyzed in a multivariate relationship model through structural equation modeling using the PLS method (partial least squares regression). The results showed the objects of choice was consistent with the context of the organization which is to avoid regret, assessment costs, compliance costs and negative emotions. This had a significant impact about the trend to innovate in the category. The study showed that the teachers have a low tendency to innovate when they only use simple ICTs in the classroom.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2010-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79171INMR - Innovation & Management Review; v. 7 n. 2 (2010); 80-1032515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79171/83243Korelo, José CarlosPrado, Paulo Henrique MüllerLucena da Silva, Danielle Mantovaniinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T12:20:47Zoai:revistas.usp.br:article/79171Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-20T12:20:47Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escolha e adoção de tecnologias de informação e comunicação na educação SELECTION AND ADOPTION OF INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES IN EDUCATION DOI: 10.5585/rai.v7i2.618 |
title |
Escolha e adoção de tecnologias de informação e comunicação na educação |
spellingShingle |
Escolha e adoção de tecnologias de informação e comunicação na educação Korelo, José Carlos Objectives of Choice. Tendency to Innovate. ICTs in education. Objetivos de Escolha Tendência a Inovar TICs na educação |
title_short |
Escolha e adoção de tecnologias de informação e comunicação na educação |
title_full |
Escolha e adoção de tecnologias de informação e comunicação na educação |
title_fullStr |
Escolha e adoção de tecnologias de informação e comunicação na educação |
title_full_unstemmed |
Escolha e adoção de tecnologias de informação e comunicação na educação |
title_sort |
Escolha e adoção de tecnologias de informação e comunicação na educação |
author |
Korelo, José Carlos |
author_facet |
Korelo, José Carlos Prado, Paulo Henrique Müller Lucena da Silva, Danielle Mantovani |
author_role |
author |
author2 |
Prado, Paulo Henrique Müller Lucena da Silva, Danielle Mantovani |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Korelo, José Carlos Prado, Paulo Henrique Müller Lucena da Silva, Danielle Mantovani |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Objectives of Choice. Tendency to Innovate. ICTs in education. Objetivos de Escolha Tendência a Inovar TICs na educação |
topic |
Objectives of Choice. Tendency to Innovate. ICTs in education. Objetivos de Escolha Tendência a Inovar TICs na educação |
description |
Nesta pesquisa estuda-se o impacto da escolha sobre a intenção de adoção de novas TICs (tecnologias de informação e comunicação) na educação. O estudo foi realizado através de pesquisa quantitativa, composto de fase exploratória e descritiva. Participaram da fase exploratória 2 diretores (responsáveis pelas TICs) e 4 professores da instituição de ensino superior. Na fase descritiva quantitativa obteve-se 115 questionários respondidos por professores da instituição analisada. Os dados foram analisados em um modelo de relacionamento multivariado através da modelagem de equações estruturais utilizando-se o método PLS (partial least square). Os resultados dos objetivos de escolha são consistentes com o contexto organizacional (evitar o arrependimento, custos de avaliação, custos de adaptação e evitar emoções negativas) tiveram impacto significativo sobre a tendência a inovar na categoria. Além disso, o estudo mostrou que os professores têm baixa tendência a inovar, sendo que eles utilizam as TICs mais simples na sala de aula. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79171 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79171 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79171/83243 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade |
dc.source.none.fl_str_mv |
INMR - Innovation & Management Review; v. 7 n. 2 (2010); 80-103 2515-8961 reponame:Revista de Administração e Inovação instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista de Administração e Inovação |
collection |
Revista de Administração e Inovação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org |
_version_ |
1800221934939537408 |