Despesas com tecnologia da informação e eficiência organizacional: novas evidências do setor bancário brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mainetti Junior, Sergio
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Gramani, Maria Cristina Nogueira, Barros, Henrique M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Administração e Inovação
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79903
Resumo: Apesar de ser inegável a transformação proporcionada pela tecnologia da informação (TI) para a sociedade, a compreensão dos seus efeitos ainda é objeto de estudo. Este artigo aborda o impacto das despesas com TI na eficiência do setor bancário no Brasil. A novidade deste trabalho é que ele utiliza uma segmentação do setor bancário de tal modo que uma das pressuposições da técnica empírica não seja violada. A amostra conta com 37 bancos, os quais representam cerca de 70% dos ativos do Sistema Financeiro Nacional e que são agrupados em três categorias: varejistas, atacadistas e especializados em crédito. Por meio da técnica de análise envoltória de dados, os resultados mostram que a TI tem impacto distinto na eficiência dos segmentos bancários. Os resultados da pesquisa empírica revelaram que as despesas com TI parecem importar mais para a eficiência dos bancos varejistas do que para a eficiência dos bancos nos outros dois segmentos.
id USP-40_aef010b9a2f667c22555672e0975e2ef
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/79903
network_acronym_str USP-40
network_name_str Revista de Administração e Inovação
repository_id_str
spelling Despesas com tecnologia da informação e eficiência organizacional: novas evidências do setor bancário brasileiroTecnologia da InformaçãoEficiênciaBancosAnálise Envoltória de DadosApesar de ser inegável a transformação proporcionada pela tecnologia da informação (TI) para a sociedade, a compreensão dos seus efeitos ainda é objeto de estudo. Este artigo aborda o impacto das despesas com TI na eficiência do setor bancário no Brasil. A novidade deste trabalho é que ele utiliza uma segmentação do setor bancário de tal modo que uma das pressuposições da técnica empírica não seja violada. A amostra conta com 37 bancos, os quais representam cerca de 70% dos ativos do Sistema Financeiro Nacional e que são agrupados em três categorias: varejistas, atacadistas e especializados em crédito. Por meio da técnica de análise envoltória de dados, os resultados mostram que a TI tem impacto distinto na eficiência dos segmentos bancários. Os resultados da pesquisa empírica revelaram que as despesas com TI parecem importar mais para a eficiência dos bancos varejistas do que para a eficiência dos bancos nos outros dois segmentos.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade2014-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79903INMR - Innovation & Management Review; v. 11 n. 1 (2014); 138-1612515-8961reponame:Revista de Administração e Inovaçãoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79903/83838Mainetti Junior, SergioGramani, Maria Cristina NogueiraBarros, Henrique M.info:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-14T16:27:02Zoai:revistas.usp.br:article/79903Revistahttp://www.viannajr.edu.br/wp-content/uploads/2016/01/raiPUBhttp://www.revistas.usp.br/viaatlantica/oairevistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org1809-20391809-2039opendoar:2016-06-14T16:27:02Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Despesas com tecnologia da informação e eficiência organizacional: novas evidências do setor bancário brasileiro
title Despesas com tecnologia da informação e eficiência organizacional: novas evidências do setor bancário brasileiro
spellingShingle Despesas com tecnologia da informação e eficiência organizacional: novas evidências do setor bancário brasileiro
Mainetti Junior, Sergio
Tecnologia da Informação
Eficiência
Bancos
Análise Envoltória de Dados
title_short Despesas com tecnologia da informação e eficiência organizacional: novas evidências do setor bancário brasileiro
title_full Despesas com tecnologia da informação e eficiência organizacional: novas evidências do setor bancário brasileiro
title_fullStr Despesas com tecnologia da informação e eficiência organizacional: novas evidências do setor bancário brasileiro
title_full_unstemmed Despesas com tecnologia da informação e eficiência organizacional: novas evidências do setor bancário brasileiro
title_sort Despesas com tecnologia da informação e eficiência organizacional: novas evidências do setor bancário brasileiro
author Mainetti Junior, Sergio
author_facet Mainetti Junior, Sergio
Gramani, Maria Cristina Nogueira
Barros, Henrique M.
author_role author
author2 Gramani, Maria Cristina Nogueira
Barros, Henrique M.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mainetti Junior, Sergio
Gramani, Maria Cristina Nogueira
Barros, Henrique M.
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da Informação
Eficiência
Bancos
Análise Envoltória de Dados
topic Tecnologia da Informação
Eficiência
Bancos
Análise Envoltória de Dados
description Apesar de ser inegável a transformação proporcionada pela tecnologia da informação (TI) para a sociedade, a compreensão dos seus efeitos ainda é objeto de estudo. Este artigo aborda o impacto das despesas com TI na eficiência do setor bancário no Brasil. A novidade deste trabalho é que ele utiliza uma segmentação do setor bancário de tal modo que uma das pressuposições da técnica empírica não seja violada. A amostra conta com 37 bancos, os quais representam cerca de 70% dos ativos do Sistema Financeiro Nacional e que são agrupados em três categorias: varejistas, atacadistas e especializados em crédito. Por meio da técnica de análise envoltória de dados, os resultados mostram que a TI tem impacto distinto na eficiência dos segmentos bancários. Os resultados da pesquisa empírica revelaram que as despesas com TI parecem importar mais para a eficiência dos bancos varejistas do que para a eficiência dos bancos nos outros dois segmentos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79903
url https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79903
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rai/article/view/79903/83838
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
dc.source.none.fl_str_mv INMR - Innovation & Management Review; v. 11 n. 1 (2014); 138-161
2515-8961
reponame:Revista de Administração e Inovação
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Administração e Inovação
collection Revista de Administração e Inovação
repository.name.fl_str_mv Revista de Administração e Inovação - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistarai@usp.br||tatianepgt@revistarai.org
_version_ 1800221936085630976