Slaves in the plantation, angels at school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Linhares, Elizabeth Ferreira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tempo Social (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12562
Resumo: Baseado em um estudo de caso, este artigo trata do processo de mudança e da construção dos diferentes contextos sociais e os respectivos significados da infância e da escola para um grupo de antigos colonos da cafeicultura fluminense, atualmente beneficiário de um assentamento rural na região serrana do estado. Considerando o desenvolvimento histórico e social do colonato e a progressiva desconstrução das relações que o constituíam, são analisadas as condições vividas pelas crianças de diferentes gerações, com ênfase especial nas mudanças operadas no papel desempenhado e no significado da escola para este grupo, e suas implicações para a vida cotidiana das crianças e para as próprias representações sobre a infância.
id USP-41_b6ffe3d479fe292a2ff7986b5ae5accb
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/12562
network_acronym_str USP-41
network_name_str Tempo Social (Online)
repository_id_str
spelling Slaves in the plantation, angels at school Escravos na roça, anjos na escola ColonatoReforma agráriaInfânciaEscolarizaçãoColonatoAgrarian reformChildhoodSchool Baseado em um estudo de caso, este artigo trata do processo de mudança e da construção dos diferentes contextos sociais e os respectivos significados da infância e da escola para um grupo de antigos colonos da cafeicultura fluminense, atualmente beneficiário de um assentamento rural na região serrana do estado. Considerando o desenvolvimento histórico e social do colonato e a progressiva desconstrução das relações que o constituíam, são analisadas as condições vividas pelas crianças de diferentes gerações, com ênfase especial nas mudanças operadas no papel desempenhado e no significado da escola para este grupo, e suas implicações para a vida cotidiana das crianças e para as próprias representações sobre a infância. Based on a case study, this article analyses the process of change and construction of different social contexts and the respective meanings of childhood and school to a group of former colonos in Rio de Janeiro coffee plantations, now living on a rural settlement in the state's mountain region. Considering the historical and social development of the colonato system and the progressive deconstruction of its constituent relationships, the conditions experienced by the children of different generations are analysed with special emphasis on the changes of role and meaning of the school to this group and its implications for the children's daily lives and the representations of childhood itself. Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2008-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/1256210.1590/S0103-20702008000100005Tempo Social; v. 20 n. 1 (2008); 95-117Tempo Social; Vol. 20 No. 1 (2008); 95-117Tempo Social; Vol. 20 Núm. 1 (2008); 95-1171809-45540103-2070reponame:Tempo Social (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12562/14339Copyright (c) 2015 Tempo Socialinfo:eu-repo/semantics/openAccessLinhares, Elizabeth Ferreira2014-10-31T18:06:34Zoai:revistas.usp.br:article/12562Revistahttps://www.revistas.usp.br/ts/indexPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phptemposoc@edu.usp.br1809-45540103-2070opendoar:2014-10-31T18:06:34Tempo Social (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Slaves in the plantation, angels at school
Escravos na roça, anjos na escola
title Slaves in the plantation, angels at school
spellingShingle Slaves in the plantation, angels at school
Linhares, Elizabeth Ferreira
Colonato
Reforma agrária
Infância
Escolarização
Colonato
Agrarian reform
Childhood
School
title_short Slaves in the plantation, angels at school
title_full Slaves in the plantation, angels at school
title_fullStr Slaves in the plantation, angels at school
title_full_unstemmed Slaves in the plantation, angels at school
title_sort Slaves in the plantation, angels at school
author Linhares, Elizabeth Ferreira
author_facet Linhares, Elizabeth Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Linhares, Elizabeth Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Colonato
Reforma agrária
Infância
Escolarização
Colonato
Agrarian reform
Childhood
School
topic Colonato
Reforma agrária
Infância
Escolarização
Colonato
Agrarian reform
Childhood
School
description Baseado em um estudo de caso, este artigo trata do processo de mudança e da construção dos diferentes contextos sociais e os respectivos significados da infância e da escola para um grupo de antigos colonos da cafeicultura fluminense, atualmente beneficiário de um assentamento rural na região serrana do estado. Considerando o desenvolvimento histórico e social do colonato e a progressiva desconstrução das relações que o constituíam, são analisadas as condições vividas pelas crianças de diferentes gerações, com ênfase especial nas mudanças operadas no papel desempenhado e no significado da escola para este grupo, e suas implicações para a vida cotidiana das crianças e para as próprias representações sobre a infância.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12562
10.1590/S0103-20702008000100005
url https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12562
identifier_str_mv 10.1590/S0103-20702008000100005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ts/article/view/12562/14339
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Tempo Social
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Tempo Social
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Tempo Social; v. 20 n. 1 (2008); 95-117
Tempo Social; Vol. 20 No. 1 (2008); 95-117
Tempo Social; Vol. 20 Núm. 1 (2008); 95-117
1809-4554
0103-2070
reponame:Tempo Social (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Tempo Social (Online)
collection Tempo Social (Online)
repository.name.fl_str_mv Tempo Social (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv temposoc@edu.usp.br
_version_ 1748937769362653184