“Pensando como um menino é mais fácil”: construções sobre as relações de gênero no discurso de meninas adolescentes

Bibliographic Details
Main Author: Monteiro, Rosana Juliet Silva
Publication Date: 2015
Other Authors: Gontijo, Daniela Tavares, Facundes, Vera Lucia Dutra, Vasconcelos, Anna Carolina Sena e
Format: Article
Language: por
eng
Source: Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
Download full: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/87928
Summary: As relações de gênero socialmente construídas influenciam na adoção de comportamentos e atitudes relacionados à sexualidade, com possível impacto no desempenho ocupacional das mulheres. Os objetivos consistem em descrever e analisar as construções sobre as relações de gênero no discurso de meninas adolescentes e os possíveis impactos dessas no desempenho ocupacional. Quanto à metodologia, trata-se de estudo exploratório e descritivo conduzido com 34 adolescentes mulheres em uma escola pública. Os dados coletados por gravação de intervenções de promoção de saúde sexual e reprodutiva e anotações em diário de campo foram submetidos a análise de conteúdo temática. Sobre os resultados e a discussão, identificou-se quatro categorias temáticas: infância e gênero; relações de gênero no cotidiano; relações de gênero e sexualidade e relações de gênero e gravidez na adolescência. Observou-se a coexistência de concepções tradicionais demarcadas pela opressão e submissão das mulheres em relação aos homens, com perspectivas mais problematizadoras das relações de gênero que possibilitam maior empoderamento da mulher no cotidiano. Concluiu-se que os dados apontam a importância da criação de ações e pesquisas pelos terapeutas ocupacionais que se direcionem para as possíveis relações entre sexo, gênero, sexualidade e desempenho ocupacional.
id USP-43_40015b19f818c1dab5fcd66e4aedd6cc
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/87928
network_acronym_str USP-43
network_name_str Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
repository_id_str
spelling “Pensando como um menino é mais fácil”: construções sobre as relações de gênero no discurso de meninas adolescentes“Thinking like a boy is easier”: constructions of gender relations in the speech of female adolescentsOccupational therapyAdolescentGender identitySexualityWomen/psychology.Terapia OcupacionalAdolescenteIdentidade de gêneroSexualidadeMulheres/psicologia.As relações de gênero socialmente construídas influenciam na adoção de comportamentos e atitudes relacionados à sexualidade, com possível impacto no desempenho ocupacional das mulheres. Os objetivos consistem em descrever e analisar as construções sobre as relações de gênero no discurso de meninas adolescentes e os possíveis impactos dessas no desempenho ocupacional. Quanto à metodologia, trata-se de estudo exploratório e descritivo conduzido com 34 adolescentes mulheres em uma escola pública. Os dados coletados por gravação de intervenções de promoção de saúde sexual e reprodutiva e anotações em diário de campo foram submetidos a análise de conteúdo temática. Sobre os resultados e a discussão, identificou-se quatro categorias temáticas: infância e gênero; relações de gênero no cotidiano; relações de gênero e sexualidade e relações de gênero e gravidez na adolescência. Observou-se a coexistência de concepções tradicionais demarcadas pela opressão e submissão das mulheres em relação aos homens, com perspectivas mais problematizadoras das relações de gênero que possibilitam maior empoderamento da mulher no cotidiano. Concluiu-se que os dados apontam a importância da criação de ações e pesquisas pelos terapeutas ocupacionais que se direcionem para as possíveis relações entre sexo, gênero, sexualidade e desempenho ocupacional.Socially constructed gender relations affect the adoption of behaviors related to sexuality, and may have impact on women occupational performance. The objective of this study was to describe and analyze constructions of gender relations in the female adolescents discourse and the possible impacts of them on occupational performance. Methodology: exploratory and descriptive study conducted with 34 female adolescents from a public school. The data collected through the recording of interventions to promote sexual and reproductive health and notes taken in a field diary that were subjected to thematic content analysis. Results and Discussion: we identified four thematic categories: childhood and gender; gender relations in everyday life; gender relations and sexuality and gender relations and teenage pregnancy. It was observed the traditional conceptions marked by oppression and subordination of women in relation to men, more problem-solving perspectives of gender relations that enable greater empowerment of women in everyday life. Conclusion: these data demonstrate the importance of actions and research conducted by occupational therapists focused on possible relationship between sex, gender, sexuality and occupational performance.Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2015-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/8792810.11606/issn.2238-6149.v26i2p207-215Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 26 Núm. 2 (2015); 207-215Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 26 No. 2 (2015); 207-215Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 26 n. 2 (2015); 207-2152238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/87928/101717https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/87928/101719Copyright (c) 2015 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, Rosana Juliet SilvaGontijo, Daniela TavaresFacundes, Vera Lucia DutraVasconcelos, Anna Carolina Sena e2015-09-15T12:36:48Zoai:revistas.usp.br:article/87928Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2015-09-15T12:36:48Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv “Pensando como um menino é mais fácil”: construções sobre as relações de gênero no discurso de meninas adolescentes
“Thinking like a boy is easier”: constructions of gender relations in the speech of female adolescents
title “Pensando como um menino é mais fácil”: construções sobre as relações de gênero no discurso de meninas adolescentes
spellingShingle “Pensando como um menino é mais fácil”: construções sobre as relações de gênero no discurso de meninas adolescentes
Monteiro, Rosana Juliet Silva
Occupational therapy
Adolescent
Gender identity
Sexuality
Women/psychology.
Terapia Ocupacional
Adolescente
Identidade de gênero
Sexualidade
Mulheres/psicologia.
title_short “Pensando como um menino é mais fácil”: construções sobre as relações de gênero no discurso de meninas adolescentes
title_full “Pensando como um menino é mais fácil”: construções sobre as relações de gênero no discurso de meninas adolescentes
title_fullStr “Pensando como um menino é mais fácil”: construções sobre as relações de gênero no discurso de meninas adolescentes
title_full_unstemmed “Pensando como um menino é mais fácil”: construções sobre as relações de gênero no discurso de meninas adolescentes
title_sort “Pensando como um menino é mais fácil”: construções sobre as relações de gênero no discurso de meninas adolescentes
author Monteiro, Rosana Juliet Silva
author_facet Monteiro, Rosana Juliet Silva
Gontijo, Daniela Tavares
Facundes, Vera Lucia Dutra
Vasconcelos, Anna Carolina Sena e
author_role author
author2 Gontijo, Daniela Tavares
Facundes, Vera Lucia Dutra
Vasconcelos, Anna Carolina Sena e
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Rosana Juliet Silva
Gontijo, Daniela Tavares
Facundes, Vera Lucia Dutra
Vasconcelos, Anna Carolina Sena e
dc.subject.por.fl_str_mv Occupational therapy
Adolescent
Gender identity
Sexuality
Women/psychology.
Terapia Ocupacional
Adolescente
Identidade de gênero
Sexualidade
Mulheres/psicologia.
topic Occupational therapy
Adolescent
Gender identity
Sexuality
Women/psychology.
Terapia Ocupacional
Adolescente
Identidade de gênero
Sexualidade
Mulheres/psicologia.
description As relações de gênero socialmente construídas influenciam na adoção de comportamentos e atitudes relacionados à sexualidade, com possível impacto no desempenho ocupacional das mulheres. Os objetivos consistem em descrever e analisar as construções sobre as relações de gênero no discurso de meninas adolescentes e os possíveis impactos dessas no desempenho ocupacional. Quanto à metodologia, trata-se de estudo exploratório e descritivo conduzido com 34 adolescentes mulheres em uma escola pública. Os dados coletados por gravação de intervenções de promoção de saúde sexual e reprodutiva e anotações em diário de campo foram submetidos a análise de conteúdo temática. Sobre os resultados e a discussão, identificou-se quatro categorias temáticas: infância e gênero; relações de gênero no cotidiano; relações de gênero e sexualidade e relações de gênero e gravidez na adolescência. Observou-se a coexistência de concepções tradicionais demarcadas pela opressão e submissão das mulheres em relação aos homens, com perspectivas mais problematizadoras das relações de gênero que possibilitam maior empoderamento da mulher no cotidiano. Concluiu-se que os dados apontam a importância da criação de ações e pesquisas pelos terapeutas ocupacionais que se direcionem para as possíveis relações entre sexo, gênero, sexualidade e desempenho ocupacional.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/87928
10.11606/issn.2238-6149.v26i2p207-215
url https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/87928
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-6149.v26i2p207-215
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/87928/101717
https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/87928/101719
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 26 Núm. 2 (2015); 207-215
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 26 No. 2 (2015); 207-215
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 26 n. 2 (2015); 207-215
2238-6149
1415-9104
reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
collection Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
repository.name.fl_str_mv Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revto@usp.br
_version_ 1798042668483215360