“Pensando como um menino é mais fácil”: construções sobre as relações de gênero no discurso de meninas adolescentes
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Publication Date: | 2015 |
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Source: | Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
Download full: | https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/87928 |
Summary: | As relações de gênero socialmente construídas influenciam na adoção de comportamentos e atitudes relacionados à sexualidade, com possível impacto no desempenho ocupacional das mulheres. Os objetivos consistem em descrever e analisar as construções sobre as relações de gênero no discurso de meninas adolescentes e os possíveis impactos dessas no desempenho ocupacional. Quanto à metodologia, trata-se de estudo exploratório e descritivo conduzido com 34 adolescentes mulheres em uma escola pública. Os dados coletados por gravação de intervenções de promoção de saúde sexual e reprodutiva e anotações em diário de campo foram submetidos a análise de conteúdo temática. Sobre os resultados e a discussão, identificou-se quatro categorias temáticas: infância e gênero; relações de gênero no cotidiano; relações de gênero e sexualidade e relações de gênero e gravidez na adolescência. Observou-se a coexistência de concepções tradicionais demarcadas pela opressão e submissão das mulheres em relação aos homens, com perspectivas mais problematizadoras das relações de gênero que possibilitam maior empoderamento da mulher no cotidiano. Concluiu-se que os dados apontam a importância da criação de ações e pesquisas pelos terapeutas ocupacionais que se direcionem para as possíveis relações entre sexo, gênero, sexualidade e desempenho ocupacional. |
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“Pensando como um menino é mais fácil”: construções sobre as relações de gênero no discurso de meninas adolescentes“Thinking like a boy is easier”: constructions of gender relations in the speech of female adolescentsOccupational therapyAdolescentGender identitySexualityWomen/psychology.Terapia OcupacionalAdolescenteIdentidade de gêneroSexualidadeMulheres/psicologia.As relações de gênero socialmente construídas influenciam na adoção de comportamentos e atitudes relacionados à sexualidade, com possível impacto no desempenho ocupacional das mulheres. Os objetivos consistem em descrever e analisar as construções sobre as relações de gênero no discurso de meninas adolescentes e os possíveis impactos dessas no desempenho ocupacional. Quanto à metodologia, trata-se de estudo exploratório e descritivo conduzido com 34 adolescentes mulheres em uma escola pública. Os dados coletados por gravação de intervenções de promoção de saúde sexual e reprodutiva e anotações em diário de campo foram submetidos a análise de conteúdo temática. Sobre os resultados e a discussão, identificou-se quatro categorias temáticas: infância e gênero; relações de gênero no cotidiano; relações de gênero e sexualidade e relações de gênero e gravidez na adolescência. Observou-se a coexistência de concepções tradicionais demarcadas pela opressão e submissão das mulheres em relação aos homens, com perspectivas mais problematizadoras das relações de gênero que possibilitam maior empoderamento da mulher no cotidiano. Concluiu-se que os dados apontam a importância da criação de ações e pesquisas pelos terapeutas ocupacionais que se direcionem para as possíveis relações entre sexo, gênero, sexualidade e desempenho ocupacional.Socially constructed gender relations affect the adoption of behaviors related to sexuality, and may have impact on women occupational performance. The objective of this study was to describe and analyze constructions of gender relations in the female adolescents discourse and the possible impacts of them on occupational performance. Methodology: exploratory and descriptive study conducted with 34 female adolescents from a public school. The data collected through the recording of interventions to promote sexual and reproductive health and notes taken in a field diary that were subjected to thematic content analysis. Results and Discussion: we identified four thematic categories: childhood and gender; gender relations in everyday life; gender relations and sexuality and gender relations and teenage pregnancy. It was observed the traditional conceptions marked by oppression and subordination of women in relation to men, more problem-solving perspectives of gender relations that enable greater empowerment of women in everyday life. Conclusion: these data demonstrate the importance of actions and research conducted by occupational therapists focused on possible relationship between sex, gender, sexuality and occupational performance.Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2015-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/8792810.11606/issn.2238-6149.v26i2p207-215Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 26 Núm. 2 (2015); 207-215Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 26 No. 2 (2015); 207-215Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 26 n. 2 (2015); 207-2152238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/87928/101717https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/87928/101719Copyright (c) 2015 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, Rosana Juliet SilvaGontijo, Daniela TavaresFacundes, Vera Lucia DutraVasconcelos, Anna Carolina Sena e2015-09-15T12:36:48Zoai:revistas.usp.br:article/87928Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2015-09-15T12:36:48Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false |
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