Relação entre destreza manual e legibilidade da escrita em crianças: estudo piloto
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14130 |
Resumo: | OBJETIVO: Examinar a relação entre legibilidade de escrita, destreza manual, coordenação visomotora e discriminação tátil na mão em crianças de 1ª e 2ª séries do ensino fundamental. MÉTODOS: Foram avaliadas 40 crianças, divididas em quatro grupos, com os instrumentos: Avaliação da Coordenação e Destreza Motora (ACOORDEM) e o Beery-Buktenica Developmental Test of Visual-Motor Integration (VMI). A classificação da legibilidade como boa ou ruim foi realizada por duas pedagogas. RESULTADOS: Ao comparar o desempenho dos grupos da 1ª série, o teste Mann-Whitney identificou diferenças significativas em 5 itens da ACOORDEM e no VMI. Entre os grupos da 2ª série, o teste estatístico apontou diferenças significativas em 7 itens da ACOORDEM. CONCLUSÃO: Resultados refirmam a idéia de que a coordenação visomotora é componente relevante para crianças que 1ª série, que estão na fase inicial de aquisição da escrita, entretanto os dados relativos à destreza manual e discriminação tátil na mão foram inconsistentes. |
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Relação entre destreza manual e legibilidade da escrita em crianças: estudo piloto Relation between manual dexterity and handwriting legibility in children: pilot study LegibilidadeEscrita manualDestreza motoraAvaliaçãoCriançaComprehensionHandwritingMotor skillsEvaluationChild OBJETIVO: Examinar a relação entre legibilidade de escrita, destreza manual, coordenação visomotora e discriminação tátil na mão em crianças de 1ª e 2ª séries do ensino fundamental. MÉTODOS: Foram avaliadas 40 crianças, divididas em quatro grupos, com os instrumentos: Avaliação da Coordenação e Destreza Motora (ACOORDEM) e o Beery-Buktenica Developmental Test of Visual-Motor Integration (VMI). A classificação da legibilidade como boa ou ruim foi realizada por duas pedagogas. RESULTADOS: Ao comparar o desempenho dos grupos da 1ª série, o teste Mann-Whitney identificou diferenças significativas em 5 itens da ACOORDEM e no VMI. Entre os grupos da 2ª série, o teste estatístico apontou diferenças significativas em 7 itens da ACOORDEM. CONCLUSÃO: Resultados refirmam a idéia de que a coordenação visomotora é componente relevante para crianças que 1ª série, que estão na fase inicial de aquisição da escrita, entretanto os dados relativos à destreza manual e discriminação tátil na mão foram inconsistentes. AIM: To examine the relationship between handwriting legibility, manual dexterity, visuomotor coordination and manual tactile discrimination in 1st and 2nd grade children. METHODS: Forty children divided in four groups were evaluated with the Avaliação da Coordenação e Destreza Motora (ACOORDEM) and the Beery-Buktenica Developmental Test of Visual-Motor Integration (VMI). Legibility was rated as good or poor by two pedagogues. RESULTS: When comparing the performance of the 1rst grade children, Mann-Whitney test identified significant differences in five ACOORDEM's items and in the VMI. Considering the 2nd graders, statistical differences were found only in seven items of the ACOORDEM. CONCLUSION: The results reaffirm the idea that visuomotor coordination is a relevant component for children in 1rst grade who are in the initial stages of handwriting acquisition; however, data on manual dexterity and manual tactile discrimination were inconsistent. Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2011-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/1413010.11606/issn.2238-6149.v22i2p127-135Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 22 n. 2 (2011); 127-135Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 22 No. 2 (2011); 127-135Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 22 Núm. 2 (2011); 127-1352238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14130/15948Copyright (c) 2011 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMagalhães, Lívia de CastroRezende, Márcia BastosCardoso, Ana AméliaGalvão, Beatriz Arruda PereiraMaor, Fernanda Mara Oliveira de Miranda2023-08-22T23:58:19Zoai:revistas.usp.br:article/14130Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2023-08-22T23:58:19Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false |
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