Atividades na formação do terapeuta ocupacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carla Regina
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Von Poellnitz, Jéssica Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/71941
Resumo: As atividades são compreendidas como elementos centrais na construção complexa e contextualizada do processo terapêutico ocupacional, ressalta-se a importância do seu ensino na formação profi ssional. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou mapear e analisar a formação do terapeuta ocupacional, com enfoque no ensino de atividades e recursos oferecido nos cursos de graduação de Instituições de Ensino Superior públicas do Estado de São Paulo. Para tanto, foram utilizados os Projetos Pedagógicos; realizadas entrevistas com coordenadores e aplicados questionários com os docentes envolvidos com o ensino da temática. Foi possível traçar o perfil das instituições em relação ao ensino de atividades, docentes, laboratórios, processos avaliativos, e integração com a pesquisa e a extensão. Concluí-se que o ensino da temática apresenta um núcleo comum, mas ocorre de forma singular nos cursos a depender dos currículos adotados, assim como, da formação e perspectiva dos docentes. Referenda-se a necessidade das atividades se estruturarem como campo próprio de saber e na formação integrar conteúdos teóricos estruturantes aos relacionados à dimensão prática das experimentações e dos fazeres.
id USP-43_7bd6627cc50f66faa3bca5831c3df380
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/71941
network_acronym_str USP-43
network_name_str Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
repository_id_str
spelling Atividades na formação do terapeuta ocupacionalActivities in the formation of occupational therapistActivities and resourcesOccupational therapyStaff developmentTeachingLearning.Atividades e recursosTerapia ocupacionalDesenvolvimento de pessoalEnsinoaprendizagem.As atividades são compreendidas como elementos centrais na construção complexa e contextualizada do processo terapêutico ocupacional, ressalta-se a importância do seu ensino na formação profi ssional. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou mapear e analisar a formação do terapeuta ocupacional, com enfoque no ensino de atividades e recursos oferecido nos cursos de graduação de Instituições de Ensino Superior públicas do Estado de São Paulo. Para tanto, foram utilizados os Projetos Pedagógicos; realizadas entrevistas com coordenadores e aplicados questionários com os docentes envolvidos com o ensino da temática. Foi possível traçar o perfil das instituições em relação ao ensino de atividades, docentes, laboratórios, processos avaliativos, e integração com a pesquisa e a extensão. Concluí-se que o ensino da temática apresenta um núcleo comum, mas ocorre de forma singular nos cursos a depender dos currículos adotados, assim como, da formação e perspectiva dos docentes. Referenda-se a necessidade das atividades se estruturarem como campo próprio de saber e na formação integrar conteúdos teóricos estruturantes aos relacionados à dimensão prática das experimentações e dos fazeres.The activities are considered central elements in the complex and contextual construction of the occupational therapist process, we emphasize the importance of its teaching in the formation of this professional. We present the results of a research that aimed to map and analyze the formation of occupational therapists, focusing on the teaching activities and the resources offered in the graduation courses of public universities in the São Paulo state. To this end, the Pedagogical Projects and the specifi c subjects of Activities and Resources were analyzed;the courses coordinators were interviewed and questionnaires were applied to the professors involved in the teaching of this topic. It was possible to trace the profi le of the institutions in relation to teaching activ ities, teachers, laboratories, evaluation processes and integration with research and extension. It is concluded that the teaching of the subject has a common core, but it occurs uniquely in courses depending on the adopted curricula, as well as the training and perspective of the teachers. It endorses the need of activities to structure as a fi eld of knowledge and in the formation to integrate theoretical concepts structuring to the profession to the practical dimension of the doings.Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2015-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/7194110.11606/issn.2238-6149.v26i1p74-82Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 26 Núm. 1 (2015); 74-82Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 26 No. 1 (2015); 74-82Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 26 n. 1 (2015); 74-822238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/71941/96375Silva, Carla ReginaVon Poellnitz, Jéssica Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-05T16:44:14Zoai:revistas.usp.br:article/71941Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2015-11-05T16:44:14Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividades na formação do terapeuta ocupacional
Activities in the formation of occupational therapist
title Atividades na formação do terapeuta ocupacional
spellingShingle Atividades na formação do terapeuta ocupacional
Silva, Carla Regina
Activities and resources
Occupational therapy
Staff development
Teaching
Learning.
Atividades e recursos
Terapia ocupacional
Desenvolvimento de pessoal
Ensino
aprendizagem.
title_short Atividades na formação do terapeuta ocupacional
title_full Atividades na formação do terapeuta ocupacional
title_fullStr Atividades na formação do terapeuta ocupacional
title_full_unstemmed Atividades na formação do terapeuta ocupacional
title_sort Atividades na formação do terapeuta ocupacional
author Silva, Carla Regina
author_facet Silva, Carla Regina
Von Poellnitz, Jéssica Cristina
author_role author
author2 Von Poellnitz, Jéssica Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carla Regina
Von Poellnitz, Jéssica Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Activities and resources
Occupational therapy
Staff development
Teaching
Learning.
Atividades e recursos
Terapia ocupacional
Desenvolvimento de pessoal
Ensino
aprendizagem.
topic Activities and resources
Occupational therapy
Staff development
Teaching
Learning.
Atividades e recursos
Terapia ocupacional
Desenvolvimento de pessoal
Ensino
aprendizagem.
description As atividades são compreendidas como elementos centrais na construção complexa e contextualizada do processo terapêutico ocupacional, ressalta-se a importância do seu ensino na formação profi ssional. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou mapear e analisar a formação do terapeuta ocupacional, com enfoque no ensino de atividades e recursos oferecido nos cursos de graduação de Instituições de Ensino Superior públicas do Estado de São Paulo. Para tanto, foram utilizados os Projetos Pedagógicos; realizadas entrevistas com coordenadores e aplicados questionários com os docentes envolvidos com o ensino da temática. Foi possível traçar o perfil das instituições em relação ao ensino de atividades, docentes, laboratórios, processos avaliativos, e integração com a pesquisa e a extensão. Concluí-se que o ensino da temática apresenta um núcleo comum, mas ocorre de forma singular nos cursos a depender dos currículos adotados, assim como, da formação e perspectiva dos docentes. Referenda-se a necessidade das atividades se estruturarem como campo próprio de saber e na formação integrar conteúdos teóricos estruturantes aos relacionados à dimensão prática das experimentações e dos fazeres.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/71941
10.11606/issn.2238-6149.v26i1p74-82
url https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/71941
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-6149.v26i1p74-82
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/71941/96375
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 26 Núm. 1 (2015); 74-82
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 26 No. 1 (2015); 74-82
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 26 n. 1 (2015); 74-82
2238-6149
1415-9104
reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
collection Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
repository.name.fl_str_mv Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revto@usp.br
_version_ 1798042670219657216