Functional repertoire of children with cerebral palsy at home and clinical contexts: report of caregivers and professionals.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Alyne Kalyane Câmara
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Matsukura, Thelma Simões, Mancini, Marisa Cotta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/86621
Resumo: O objetivo do estudo foi avaliar a associação do perfil de funcionalidade de crianças com paralisia cerebral em casa e no contexto clínico nas áreas de autocuidado, mobilidade e função social, relatado por cuidadores e profissionais da reabilitação. Participaram 50 crianças, 50 cuidadores e 25 profissionais, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, vinculados a instituições de saúde do interior Paulista. A instrumentação incluiu o Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade, uma ficha de identificação dos participantes e o Sistema de Classificação da Função Motora Grossa. Foi utilizado o teste de correlação de Spearman. Verificou-se associação significativa com índices de correlação de grande magnitude entre o perfil funcional das crianças nos dois contextos nas áreas investigadas, principalmente no que se refere às habilidades funcionais e a assistência dos cuidadores disponibilizada; associação mais fraca foi evidenciada nas modificações utilizadas. Resultados revelam coerência no repertório funcional das crianças em ambos contextos. A assistência disponibilizada por cuidadores e profissionais é relativamente semelhante, entretanto, os contextos se estruturam de forma a oferecerem modificações específicas, que dão suporte ao desempenho funcional dessas crianças em suas rotinas.
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