Dreaming together: creativity and aesthetic experiences on the accompaniment of a child

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buelau, Renata Monteiro
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Inforsato, Erika Alvarez, Lima, Elizabeth M. F. Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14072
Resumo: Este artigo apresenta o estudo de caso sobre o acompanhamento terapêutico de uma criança em vulnerabilidade social, atendida no Programa Permanente de Composições Artísticas e Terapia Ocupacional (PACTO), do Curso de Terapia Ocupacional da USP, entre os anos de 2004 a 2007. O estudo visou contribuir para a construção de conhecimento no campo de interface entre arte e saúde, dando destaque à importância da criatividade e das experiências estéticas nos processos de Terapia Ocupacional. Buscou-se, assim, verificar em que medida a abertura para o viver criativo potencializa a vida e possibilita a apresentação do mundo de um modo convidativo e não ameaçador. O acompanhamento mostrou-se extremamente rico para o processo da criança. A partir do trânsito pela cidade, do contato com outras pessoas, com elementos da cultura e da criação de um espaço de jogo na relação com a terapeuta, foi possível enfrentar as intermitências da vida de forma criativa e saudável.
id USP-43_d46ddd223773bddbded94b6264ce2eec
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/14072
network_acronym_str USP-43
network_name_str Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
repository_id_str
spelling Dreaming together: creativity and aesthetic experiences on the accompaniment of a child Exercícios de sonhar junto: criatividade e experiências estéticas no acompanhamento de uma criança Terapia OcupacionalCriatividadeAtividades HumanasDesenvolvimento InfantilEstudos de casoOccupational therapyCreativenessHuman activitiesChild developmentCase Studies Este artigo apresenta o estudo de caso sobre o acompanhamento terapêutico de uma criança em vulnerabilidade social, atendida no Programa Permanente de Composições Artísticas e Terapia Ocupacional (PACTO), do Curso de Terapia Ocupacional da USP, entre os anos de 2004 a 2007. O estudo visou contribuir para a construção de conhecimento no campo de interface entre arte e saúde, dando destaque à importância da criatividade e das experiências estéticas nos processos de Terapia Ocupacional. Buscou-se, assim, verificar em que medida a abertura para o viver criativo potencializa a vida e possibilita a apresentação do mundo de um modo convidativo e não ameaçador. O acompanhamento mostrou-se extremamente rico para o processo da criança. A partir do trânsito pela cidade, do contato com outras pessoas, com elementos da cultura e da criação de um espaço de jogo na relação com a terapeuta, foi possível enfrentar as intermitências da vida de forma criativa e saudável. This article presents the case-study of a therapeutic accompaniment of a child in social vulnerability. This child was assisted in the Artistic Compositions and Occupational Therapy Permanent Program, of the Occupational Therapy Program, at USP, from 2004 to 2007. This research aim was to contribute for the production of knowledge in the field of the interface between art and health, focusing on the relevance of the creativity and aesthetic experiences in Occupational Therapy processes. Therefore, our objective was to verify how the opening to a creative living strengthens life and make it possible to present the world in a inviting and not threatening way. The accompaniment revealed to be extremely rich for the child process. Through transiting on the city, contacting with other people and cultural elements and creating a play space in the therapeutic relation, it became possible to face the precariousness of life in a creative and healthful way. Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/1407210.11606/issn.2238-6149.v20i3p164-170Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 20 Núm. 3 (2009); 164-170Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 20 No. 3 (2009); 164-170Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 20 n. 3 (2009); 164-1702238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14072/15890Buelau, Renata MonteiroInforsato, Erika AlvarezLima, Elizabeth M. F. Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-10-17T12:24:48Zoai:revistas.usp.br:article/14072Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2014-10-17T12:24:48Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dreaming together: creativity and aesthetic experiences on the accompaniment of a child
Exercícios de sonhar junto: criatividade e experiências estéticas no acompanhamento de uma criança
title Dreaming together: creativity and aesthetic experiences on the accompaniment of a child
spellingShingle Dreaming together: creativity and aesthetic experiences on the accompaniment of a child
Buelau, Renata Monteiro
Terapia Ocupacional
Criatividade
Atividades Humanas
Desenvolvimento Infantil
Estudos de caso
Occupational therapy
Creativeness
Human activities
Child development
Case Studies
title_short Dreaming together: creativity and aesthetic experiences on the accompaniment of a child
title_full Dreaming together: creativity and aesthetic experiences on the accompaniment of a child
title_fullStr Dreaming together: creativity and aesthetic experiences on the accompaniment of a child
title_full_unstemmed Dreaming together: creativity and aesthetic experiences on the accompaniment of a child
title_sort Dreaming together: creativity and aesthetic experiences on the accompaniment of a child
author Buelau, Renata Monteiro
author_facet Buelau, Renata Monteiro
Inforsato, Erika Alvarez
Lima, Elizabeth M. F. Araújo
author_role author
author2 Inforsato, Erika Alvarez
Lima, Elizabeth M. F. Araújo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Buelau, Renata Monteiro
Inforsato, Erika Alvarez
Lima, Elizabeth M. F. Araújo
dc.subject.por.fl_str_mv Terapia Ocupacional
Criatividade
Atividades Humanas
Desenvolvimento Infantil
Estudos de caso
Occupational therapy
Creativeness
Human activities
Child development
Case Studies
topic Terapia Ocupacional
Criatividade
Atividades Humanas
Desenvolvimento Infantil
Estudos de caso
Occupational therapy
Creativeness
Human activities
Child development
Case Studies
description Este artigo apresenta o estudo de caso sobre o acompanhamento terapêutico de uma criança em vulnerabilidade social, atendida no Programa Permanente de Composições Artísticas e Terapia Ocupacional (PACTO), do Curso de Terapia Ocupacional da USP, entre os anos de 2004 a 2007. O estudo visou contribuir para a construção de conhecimento no campo de interface entre arte e saúde, dando destaque à importância da criatividade e das experiências estéticas nos processos de Terapia Ocupacional. Buscou-se, assim, verificar em que medida a abertura para o viver criativo potencializa a vida e possibilita a apresentação do mundo de um modo convidativo e não ameaçador. O acompanhamento mostrou-se extremamente rico para o processo da criança. A partir do trânsito pela cidade, do contato com outras pessoas, com elementos da cultura e da criação de um espaço de jogo na relação com a terapeuta, foi possível enfrentar as intermitências da vida de forma criativa e saudável.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14072
10.11606/issn.2238-6149.v20i3p164-170
url https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14072
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-6149.v20i3p164-170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14072/15890
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 20 Núm. 3 (2009); 164-170
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 20 No. 3 (2009); 164-170
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 20 n. 3 (2009); 164-170
2238-6149
1415-9104
reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
collection Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
repository.name.fl_str_mv Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revto@usp.br
_version_ 1754650228304117760