Reading Support: development of a prototype for aiding people with low vision – preliminary tests

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Fernanda M. Rodrigues M.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Bortolus, Marcus Vinícius, Nolasco, Áquila Loran, Melo, Emanuel Reis de, Viotti, Mariana Borges, Lopes, Renata M., Van Petten, Adriana Maria Valladão Novais
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/79651
Resumo: A baixa visão é uma condição intermediária entre a visão normal e a cegueira, secundária a um acometimento irreversível do sistema visual, acarretando prejuízos no desempenho e na realização de determinadas atividades. Para minimizar esses problemas, é recomendada a utilização dos recursos de Tecnologia Assistiva. O objetivo deste trabalho foi fazer um relato do desenvolvimento de um protótipo de Suporte de Leitura (SL) e descrever os resultados dos testes preliminares. Quanto ao aspecto metodológico, foi feito um levantamento dos diferentes dispositivos de auxílio para indivíduos com baixa visão disponíveis no mercado e definiu-se pela construção do protótipo do Suporte de Leitura, que contemplasse as necessidades ergonômicas do usuário, com baixo custo, de fácil acesso, dentro do conceito de design universal. Os resultados obtidos foram: suporte de leitura composto por uma base de sustentação, um tampo reclinável facilitando a portabilidade e trilhos para movimentação do suporte da lente. Concluiu-se que o equipamento desenvolvido possui aspectos positivos, como melhor manutenção da postura, boa usabilidade, portabilidade considerável e boa viabilidade ergonômica. Contudo será fundamental dar continuidade aos testes do equipamento com a população-alvo para garantir a usabilidade e aplicabilidade reais do dispositivo.
id USP-43_d5209e54b70b223e97a031ff261f8cba
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/79651
network_acronym_str USP-43
network_name_str Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
repository_id_str
spelling Reading Support: development of a prototype for aiding people with low vision – preliminary testsSuporte de Leitura: desenvolvimento de um protótipo para auxílio a pessoas com baixa visão – testes preliminaresTecnologia educacionalBaixa visãoDesenho de equipamentoTecnologia de baixo custo.Educational technologyLow visionEquipment designLow cost technology.A baixa visão é uma condição intermediária entre a visão normal e a cegueira, secundária a um acometimento irreversível do sistema visual, acarretando prejuízos no desempenho e na realização de determinadas atividades. Para minimizar esses problemas, é recomendada a utilização dos recursos de Tecnologia Assistiva. O objetivo deste trabalho foi fazer um relato do desenvolvimento de um protótipo de Suporte de Leitura (SL) e descrever os resultados dos testes preliminares. Quanto ao aspecto metodológico, foi feito um levantamento dos diferentes dispositivos de auxílio para indivíduos com baixa visão disponíveis no mercado e definiu-se pela construção do protótipo do Suporte de Leitura, que contemplasse as necessidades ergonômicas do usuário, com baixo custo, de fácil acesso, dentro do conceito de design universal. Os resultados obtidos foram: suporte de leitura composto por uma base de sustentação, um tampo reclinável facilitando a portabilidade e trilhos para movimentação do suporte da lente. Concluiu-se que o equipamento desenvolvido possui aspectos positivos, como melhor manutenção da postura, boa usabilidade, portabilidade considerável e boa viabilidade ergonômica. Contudo será fundamental dar continuidade aos testes do equipamento com a população-alvo para garantir a usabilidade e aplicabilidade reais do dispositivo.Low vision is an intermediate condition between normal vision and blindness, secondary to an irreversible impairment of the visual system, causing losses in performance and achievement of certain activities. To minimize these problems, it is recommended the use of Assistive Technology resources. The objective of this paper was to report the development of a Reading Support (RS) prototype and describe the results of the preliminary tests. For the methodological aspect, a survey of different assistive devices available for individuals with low vision was conducted and it was decided to build a Reading Support prototype that considers the ergonomic needs of the user, with low cost, easy access and within the concept of universal design. The results were: reading support comprised of a support base, a reclining top facilitating the portability and rails to drive the lens holder. It was concluded that the equipment developed has positive aspects such as better maintenance of posture, good usability, considerable portability and good ergonomic viability, but it will be essential to continue the equipment testing with the target population to ensure the actual usability and applicability of the device.Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2015-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/7965110.11606/issn.2238-6149.v26i2p288-293Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 26 Núm. 2 (2015); 288-293Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 26 No. 2 (2015); 288-293Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 26 n. 2 (2015); 288-2932238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/79651/101766https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/79651/101767Ferreira, Fernanda M. Rodrigues M.Bortolus, Marcus ViníciusNolasco, Áquila LoranMelo, Emanuel Reis deViotti, Mariana BorgesLopes, Renata M.Van Petten, Adriana Maria Valladão Novaisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-15T12:36:49Zoai:revistas.usp.br:article/79651Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2015-09-15T12:36:49Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reading Support: development of a prototype for aiding people with low vision – preliminary tests
Suporte de Leitura: desenvolvimento de um protótipo para auxílio a pessoas com baixa visão – testes preliminares
title Reading Support: development of a prototype for aiding people with low vision – preliminary tests
spellingShingle Reading Support: development of a prototype for aiding people with low vision – preliminary tests
Ferreira, Fernanda M. Rodrigues M.
Tecnologia educacional
Baixa visão
Desenho de equipamento
Tecnologia de baixo custo.
Educational technology
Low vision
Equipment design
Low cost technology.
title_short Reading Support: development of a prototype for aiding people with low vision – preliminary tests
title_full Reading Support: development of a prototype for aiding people with low vision – preliminary tests
title_fullStr Reading Support: development of a prototype for aiding people with low vision – preliminary tests
title_full_unstemmed Reading Support: development of a prototype for aiding people with low vision – preliminary tests
title_sort Reading Support: development of a prototype for aiding people with low vision – preliminary tests
author Ferreira, Fernanda M. Rodrigues M.
author_facet Ferreira, Fernanda M. Rodrigues M.
Bortolus, Marcus Vinícius
Nolasco, Áquila Loran
Melo, Emanuel Reis de
Viotti, Mariana Borges
Lopes, Renata M.
Van Petten, Adriana Maria Valladão Novais
author_role author
author2 Bortolus, Marcus Vinícius
Nolasco, Áquila Loran
Melo, Emanuel Reis de
Viotti, Mariana Borges
Lopes, Renata M.
Van Petten, Adriana Maria Valladão Novais
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Fernanda M. Rodrigues M.
Bortolus, Marcus Vinícius
Nolasco, Áquila Loran
Melo, Emanuel Reis de
Viotti, Mariana Borges
Lopes, Renata M.
Van Petten, Adriana Maria Valladão Novais
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Baixa visão
Desenho de equipamento
Tecnologia de baixo custo.
Educational technology
Low vision
Equipment design
Low cost technology.
topic Tecnologia educacional
Baixa visão
Desenho de equipamento
Tecnologia de baixo custo.
Educational technology
Low vision
Equipment design
Low cost technology.
description A baixa visão é uma condição intermediária entre a visão normal e a cegueira, secundária a um acometimento irreversível do sistema visual, acarretando prejuízos no desempenho e na realização de determinadas atividades. Para minimizar esses problemas, é recomendada a utilização dos recursos de Tecnologia Assistiva. O objetivo deste trabalho foi fazer um relato do desenvolvimento de um protótipo de Suporte de Leitura (SL) e descrever os resultados dos testes preliminares. Quanto ao aspecto metodológico, foi feito um levantamento dos diferentes dispositivos de auxílio para indivíduos com baixa visão disponíveis no mercado e definiu-se pela construção do protótipo do Suporte de Leitura, que contemplasse as necessidades ergonômicas do usuário, com baixo custo, de fácil acesso, dentro do conceito de design universal. Os resultados obtidos foram: suporte de leitura composto por uma base de sustentação, um tampo reclinável facilitando a portabilidade e trilhos para movimentação do suporte da lente. Concluiu-se que o equipamento desenvolvido possui aspectos positivos, como melhor manutenção da postura, boa usabilidade, portabilidade considerável e boa viabilidade ergonômica. Contudo será fundamental dar continuidade aos testes do equipamento com a população-alvo para garantir a usabilidade e aplicabilidade reais do dispositivo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/79651
10.11606/issn.2238-6149.v26i2p288-293
url https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/79651
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-6149.v26i2p288-293
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/79651/101766
https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/79651/101767
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 26 Núm. 2 (2015); 288-293
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 26 No. 2 (2015); 288-293
Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 26 n. 2 (2015); 288-293
2238-6149
1415-9104
reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
collection Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
repository.name.fl_str_mv Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||revto@usp.br
_version_ 1798042670588755968