Quem são nossos(as) mestres(as) e doutores(as)? Formação pós-graduada e atuação profissional de terapeutas ocupacionais no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Folha, Otavio Augusto De Araujo Costa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Folha, Débora Ribeiro da Silva Campos, Figueiredo, Mirela de Oliveira, Cruz, Daniel Marinho Cezar da, Emmel, Maria Luísa Guillaumon
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/145693
Resumo: Introdução: Uma das principais demandas da terapia ocupacional brasileira é a sua institucionalização acadêmica. Isso abrange, entre outros aspectos, a atividade de pesquisa, a formação e atuação dos profissionais em programas de pós-graduação. Objetivo: Caracterizar os terapeutas ocupacionais mestres e doutores no Brasil quanto a formação pós-graduada e a atuação profissional. Procedimentos Metodológicos: A pesquisa foi realizada a partir de informações coletadas em plataformas eletrônicas como a Plataforma Lattes e a Plataforma Sucupira, entre outras. Os dados foram analisados por meio da análise estatística descritiva. Resultados: 1188 currículos de terapeutas ocupacionais com mestrado e/ou doutorado foram analisados. Identificou-se um aumento na quantidade de mestres e doutores nas duas últimas décadas (2000-2017) e que encontra-se em curso uma mudança de perfil da formação pós-graduada desses profissionais, o que implica na produção de conhecimento e na institucionalização acadêmica da área. Conclusão: Esta pesquisa permitiu identificar algumas implicações dessa formação para o desenvolvimento da terapia ocupacional enquanto profissão e como área de conhecimento no país.
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spelling Quem são nossos(as) mestres(as) e doutores(as)? Formação pós-graduada e atuação profissional de terapeutas ocupacionais no BrasilWho are our masters and doctors? Graduate education and professional practice of occupational therapists in BrazilGraduate educationResearchOccupational TherapyBrazilEducação de Pós-GraduaçãoPesquisaTerapia OcupacionalBrasilIntrodução: Uma das principais demandas da terapia ocupacional brasileira é a sua institucionalização acadêmica. Isso abrange, entre outros aspectos, a atividade de pesquisa, a formação e atuação dos profissionais em programas de pós-graduação. Objetivo: Caracterizar os terapeutas ocupacionais mestres e doutores no Brasil quanto a formação pós-graduada e a atuação profissional. Procedimentos Metodológicos: A pesquisa foi realizada a partir de informações coletadas em plataformas eletrônicas como a Plataforma Lattes e a Plataforma Sucupira, entre outras. Os dados foram analisados por meio da análise estatística descritiva. Resultados: 1188 currículos de terapeutas ocupacionais com mestrado e/ou doutorado foram analisados. Identificou-se um aumento na quantidade de mestres e doutores nas duas últimas décadas (2000-2017) e que encontra-se em curso uma mudança de perfil da formação pós-graduada desses profissionais, o que implica na produção de conhecimento e na institucionalização acadêmica da área. Conclusão: Esta pesquisa permitiu identificar algumas implicações dessa formação para o desenvolvimento da terapia ocupacional enquanto profissão e como área de conhecimento no país.Introduction: One of the main demands of Brazilian occupational therapy is its academic institutionalization. Such demand covers, among other aspects, the research activity, the education and performance of occupational therapists in graduate programs. Objective: To characterize the occupational therapists masters and doctors in Brazil as the graduate training, as well as the places of professional performance. Methodology: The research was based on information collected on electronic platforms such as the Lattes Platform and the Sucupira Platform, among others. Data were analyzed through descriptive statistical analysis. Results: 1,188 curricula of occupational therapists with masters and/or doctorates were analyzed. There has been an increase in the number of masters and doctors in the last two decades (2000-2017) and a change in the profile of the graduate training of these professionals is under way, which implies in the production of knowledge and in academic institutionalization of the area. Conclusion: This research allowed to identify some implications of this training for the development of occupational therapy as a profession and as an area of knowledge in the country.Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/14569310.11606/issn.2238-6149.v29i2p92-103Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 29 Núm. 2 (2018); 92-103Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; Vol. 29 No. 2 (2018); 92-103Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo; v. 29 n. 2 (2018); 92-1032238-61491415-9104reponame:Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/rto/article/view/145693/150539https://www.revistas.usp.br/rto/article/view/145693/150540Copyright (c) 2018 Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessFolha, Otavio Augusto De Araujo CostaFolha, Débora Ribeiro da Silva CamposFigueiredo, Mirela de OliveiraCruz, Daniel Marinho Cezar daEmmel, Maria Luísa Guillaumon2019-02-12T12:59:19Zoai:revistas.usp.br:article/145693Revistahttp://www.revistas.usp.br/rtoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rto/oai||revto@usp.br2238-61491415-9104opendoar:2019-02-12T12:59:19Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false
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