Mudança no MoMA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Foster, Hal
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ARS (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/169115
Resumo: Neste texto, Hal Foster examina a iniciativa do Museu de Arte Moderna de Nova York, historicamente reconhecido como bastião do modernismo, de confrontar as transformações no meio artístico global e as novas exigências de um ampliado público de arte. Foster comenta o que vê como os grandes acertos dessa iniciativa – dentre eles, a maior diversidade das obras em relação a gênero, raça e proveniência dos artistas –, mas também os seus problemas, como a desautorização de critérios baseados na história da arte em prol de arranjos meramente caprichosos ou fundados na semelhança morfólogica das obras. Foster nota que mudanças semelhantes vêm ocorrendo em outros grandes museus nos Estados Unidos e assinala a premissa populista que subjaz a muitas delas. 
id USP-45_08f805d7436b2335e5d35cef63aea08d
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/169115
network_acronym_str USP-45
network_name_str ARS (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling Mudança no MoMANeste texto, Hal Foster examina a iniciativa do Museu de Arte Moderna de Nova York, historicamente reconhecido como bastião do modernismo, de confrontar as transformações no meio artístico global e as novas exigências de um ampliado público de arte. Foster comenta o que vê como os grandes acertos dessa iniciativa – dentre eles, a maior diversidade das obras em relação a gênero, raça e proveniência dos artistas –, mas também os seus problemas, como a desautorização de critérios baseados na história da arte em prol de arranjos meramente caprichosos ou fundados na semelhança morfólogica das obras. Foster nota que mudanças semelhantes vêm ocorrendo em outros grandes museus nos Estados Unidos e assinala a premissa populista que subjaz a muitas delas. En este texto, Hal Foster examina la iniciativa del Museo del Arte Moderno de Nueva York, históricamente conocido cómo bastión del modernismo, de confrontar las transformaciones en el medio artístico global y las nuevas exigencias de su público ampliado. Foster comenta aquellos que ve cómo aciertos de la iniciativa – cómo la diversidad de las obras con relación a género, raza y proveniencia de los artistas –, pero también sus problemas, cómo la desautorización de criterios basados en la historia del arte en favor de arreglos caprichosos o fundados en la semblanza morfológica de las obras. Foster observa que cambios semejantes ocurren en otros museos en los Estados Unidos y señala la premisa populista que basa a muchos de ellos.In this essay, Hal Foster examines the initiative of The Museum of Modern Art in New York, an institution historically renowned as a Modernist bullwark, in confronting deep changes in the global art world and the new claims emerging from its enlarged audiences. Foster approaches what he sees as the accomplishments in this initiative – among them, greater diversity of artists’ gender, race and region of provenience – while also pointing out its problems, such as the disallowance of art historical criteria in favor of arrangements of works based in pseudomorphisms and whimsical associations. The author remarks that changes like these have been seen in other museums throughout United States and signals the populist tenets embedded in most of them.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2020-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/16911510.11606/issn.2178-0447.ars.2020.169115ARS (São Paulo); v. 18 n. 38 (2020); 315 - 327ARS; Vol. 18 Núm. 38 (2020); 315 - 327ARS; Vol. 18 No. 38 (2020); 315 - 3272178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/169115/160640Copyright (c) 2020 Hal Foster; Sônia Salzsteininfo:eu-repo/semantics/openAccessFoster, Hal2020-05-21T12:12:41Zoai:revistas.usp.br:article/169115Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2020-05-21T12:12:41ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mudança no MoMA
title Mudança no MoMA
spellingShingle Mudança no MoMA
Foster, Hal
title_short Mudança no MoMA
title_full Mudança no MoMA
title_fullStr Mudança no MoMA
title_full_unstemmed Mudança no MoMA
title_sort Mudança no MoMA
author Foster, Hal
author_facet Foster, Hal
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Foster, Hal
description Neste texto, Hal Foster examina a iniciativa do Museu de Arte Moderna de Nova York, historicamente reconhecido como bastião do modernismo, de confrontar as transformações no meio artístico global e as novas exigências de um ampliado público de arte. Foster comenta o que vê como os grandes acertos dessa iniciativa – dentre eles, a maior diversidade das obras em relação a gênero, raça e proveniência dos artistas –, mas também os seus problemas, como a desautorização de critérios baseados na história da arte em prol de arranjos meramente caprichosos ou fundados na semelhança morfólogica das obras. Foster nota que mudanças semelhantes vêm ocorrendo em outros grandes museus nos Estados Unidos e assinala a premissa populista que subjaz a muitas delas. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/169115
10.11606/issn.2178-0447.ars.2020.169115
url https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/169115
identifier_str_mv 10.11606/issn.2178-0447.ars.2020.169115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/169115/160640
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Hal Foster; Sônia Salzstein
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Hal Foster; Sônia Salzstein
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv ARS (São Paulo); v. 18 n. 38 (2020); 315 - 327
ARS; Vol. 18 Núm. 38 (2020); 315 - 327
ARS; Vol. 18 No. 38 (2020); 315 - 327
2178-0447
1678-5320
reponame:ARS (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str ARS (São Paulo. Online)
collection ARS (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ars@usp.br
_version_ 1797688293176901632