Dos quadrinhos para o museu: a democratização da informação em artes para o público infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Cristina
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Lopes, Thamiris Bastos, Cancela, Clarisse Duarte Magalhães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ARS (São Paulo. Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/105530
Resumo: O artigo apresenta uma reflexão sobre a informação das obras de arte para o público infantil em museus, entendidos como aparatos informacionais que devem extrair informações de suas coleções com o intuito de gerar conhecimento para diferentes públicos. A partir da iniciativa do cartunista Mauricio de Souza em transformar seus personagens de história em quadrinhos em obras de arte para espaços museais, e com base na perspectiva walloniana do desenvolvimento infantil, discutimos a inserção de crianças nos museus de arte e as possibilidades de desenvolver ações educativas capazes de incluir esse público específico.
id USP-45_1660b6ddeaac57130a090b498f24f5ce
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/105530
network_acronym_str USP-45
network_name_str ARS (São Paulo. Online)
repository_id_str
spelling Dos quadrinhos para o museu: a democratização da informação em artes para o público infantilFrom comics to the museum: the democratization of information in arts for childrenmuseueducaçãoinformaçãocriançaarte.Museumeducationinformationchildrenart.O artigo apresenta uma reflexão sobre a informação das obras de arte para o público infantil em museus, entendidos como aparatos informacionais que devem extrair informações de suas coleções com o intuito de gerar conhecimento para diferentes públicos. A partir da iniciativa do cartunista Mauricio de Souza em transformar seus personagens de história em quadrinhos em obras de arte para espaços museais, e com base na perspectiva walloniana do desenvolvimento infantil, discutimos a inserção de crianças nos museus de arte e as possibilidades de desenvolver ações educativas capazes de incluir esse público específico.The article discusses works of art for children in museums, understood as informational devices that should extract information from their collections in order to generate knowledge for different audiences. From the cartoonist Mauricio de Souza's initiative in transforming his comic book characters into works of art for museum spaces, and based on Wallon’s perspective on child development, we discuss the inclusion of children in art museums and the possibilities of developing educational activities able to include this specific audience.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2015-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/10553010.11606/issn.2178-0447.ars.2015.105530ARS (São Paulo); v. 13 n. 25 (2015); 169-181ARS; Vol. 13 Núm. 25 (2015); 169-181ARS; Vol. 13 No. 25 (2015); 169-1812178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/105530/104188Copyright (c) 2015 Cristina Carvalho, Thamiris Bastos Lopes, Clarisse Duarte Magalhães Cancelainfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, CristinaLopes, Thamiris BastosCancela, Clarisse Duarte Magalhães2016-01-14T11:07:54Zoai:revistas.usp.br:article/105530Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2016-01-14T11:07:54ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dos quadrinhos para o museu: a democratização da informação em artes para o público infantil
From comics to the museum: the democratization of information in arts for children
title Dos quadrinhos para o museu: a democratização da informação em artes para o público infantil
spellingShingle Dos quadrinhos para o museu: a democratização da informação em artes para o público infantil
Carvalho, Cristina
museu
educação
informação
criança
arte.
Museum
education
information
children
art.
title_short Dos quadrinhos para o museu: a democratização da informação em artes para o público infantil
title_full Dos quadrinhos para o museu: a democratização da informação em artes para o público infantil
title_fullStr Dos quadrinhos para o museu: a democratização da informação em artes para o público infantil
title_full_unstemmed Dos quadrinhos para o museu: a democratização da informação em artes para o público infantil
title_sort Dos quadrinhos para o museu: a democratização da informação em artes para o público infantil
author Carvalho, Cristina
author_facet Carvalho, Cristina
Lopes, Thamiris Bastos
Cancela, Clarisse Duarte Magalhães
author_role author
author2 Lopes, Thamiris Bastos
Cancela, Clarisse Duarte Magalhães
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Cristina
Lopes, Thamiris Bastos
Cancela, Clarisse Duarte Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv museu
educação
informação
criança
arte.
Museum
education
information
children
art.
topic museu
educação
informação
criança
arte.
Museum
education
information
children
art.
description O artigo apresenta uma reflexão sobre a informação das obras de arte para o público infantil em museus, entendidos como aparatos informacionais que devem extrair informações de suas coleções com o intuito de gerar conhecimento para diferentes públicos. A partir da iniciativa do cartunista Mauricio de Souza em transformar seus personagens de história em quadrinhos em obras de arte para espaços museais, e com base na perspectiva walloniana do desenvolvimento infantil, discutimos a inserção de crianças nos museus de arte e as possibilidades de desenvolver ações educativas capazes de incluir esse público específico.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/105530
10.11606/issn.2178-0447.ars.2015.105530
url https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/105530
identifier_str_mv 10.11606/issn.2178-0447.ars.2015.105530
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/105530/104188
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Cristina Carvalho, Thamiris Bastos Lopes, Clarisse Duarte Magalhães Cancela
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Cristina Carvalho, Thamiris Bastos Lopes, Clarisse Duarte Magalhães Cancela
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv ARS (São Paulo); v. 13 n. 25 (2015); 169-181
ARS; Vol. 13 Núm. 25 (2015); 169-181
ARS; Vol. 13 No. 25 (2015); 169-181
2178-0447
1678-5320
reponame:ARS (São Paulo. Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str ARS (São Paulo. Online)
collection ARS (São Paulo. Online)
repository.name.fl_str_mv ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ars@usp.br
_version_ 1797688292242620416