Diseño y tipología como componentes expresivos de la poesía de Augusto de Campos
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2020 |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | ARS (São Paulo. Online) |
Download full: | https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/160035 |
Summary: | A poesia de Augusto de Campos afirmou-se concreta ao abandonar as convenções aceitas pelas gerações modernistas imediatamente anteriores. Avançou em prol de uma nova pluralidade de sentidos atingidos pela exploração intensiva do potencial expressivo da palavra e da sua materialidade. É um poeta de invenção, que recuperou a funcionalidade da página, controlando o tempo e o silêncio, que manipulam as sensações através do espaço em branco, e deslocou-se para as galerias e ruas. Neste artigo é analisada a poesia de Augusto de Campos considerando como o texto, na sua forma visual e tipográfica, activa as camadas de significação verbivocovisual e, subsidiariamente, as referências culturais e simbólicas associadas às formas da letra e aos media. |
id |
USP-45_e68d62fb75c367796f79cb5fbcd31309 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/160035 |
network_acronym_str |
USP-45 |
network_name_str |
ARS (São Paulo. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Diseño y tipología como componentes expresivos de la poesía de Augusto de CamposDesign e tipografia como elementos da expressividade da poesia de Augusto de CamposDesign and Typography as Expressive Elements in the Poetry of Augusto de CamposmacrotipografiamicrotipografiaFuturapoesia concretaAugusto de CamposmacrotipografíamicrotipografíaFuturapoesía concretaAugusto de CamposMacrotypographyMicrotypographyFuturaConcrete poetryAugusto de CamposA poesia de Augusto de Campos afirmou-se concreta ao abandonar as convenções aceitas pelas gerações modernistas imediatamente anteriores. Avançou em prol de uma nova pluralidade de sentidos atingidos pela exploração intensiva do potencial expressivo da palavra e da sua materialidade. É um poeta de invenção, que recuperou a funcionalidade da página, controlando o tempo e o silêncio, que manipulam as sensações através do espaço em branco, e deslocou-se para as galerias e ruas. Neste artigo é analisada a poesia de Augusto de Campos considerando como o texto, na sua forma visual e tipográfica, activa as camadas de significação verbivocovisual e, subsidiariamente, as referências culturais e simbólicas associadas às formas da letra e aos media.La poesía de Augusto de Campos se afirmó concreta al abandonar las convenciones aceptadas por las generaciones modernistas inmediatamente anteriores. Avanzó en beneficio de una nueva pluralidad de sentidos obtenidos al explotar intensamente el potencial expresivo de la palabra y de su materialidad. Es un poeta de invención, que recuperó la funcionalidad de la página controlando el tiempo y el silencio, que movilizan las sensaciones a través del espacio en blanco, y se dislocó hasta las galerías y las calles. Este artículo analiza la poesía de Campos considerando como el texto, en su forma visual y tipográfica, activa las camadas de significación verbivocovisual y, consecuentemente, las referencias culturales y simbólicas de la foma de las letras y de los media.The poetry of Augusto de Campos affirmed itself as concrete when it abandoned the conventions accepted by immediately previous modernist generations. It advanced in benefit of a new plurality of meanings through intensively exploring the word’s expressive potential and materiality. Campos is a poet of innovation who recovered the functionality of the page by controlling time and silence, which mobilize the senses through blank space, and who dislocated its work to exhibition spaces and to the streets. In this article we analyze his poetry considering the ways in which the text, in its visual and typographical form, activates the layers of the verbivocovisual meaning and, consequentely, the cultural and symbolical references linked to the shape of letters and the media.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2020-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/16003510.11606/issn.2178-0447.ars.2020.160035ARS (São Paulo); v. 18 n. 40 (2020); 508-584ARS; Vol. 18 Núm. 40 (2020); 508-584ARS; Vol. 18 No. 40 (2020); 508-5842178-04471678-5320reponame:ARS (São Paulo. Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/ars/article/view/160035/167586Copyright (c) 2020 Tiago Santoshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Tiago2020-12-31T03:59:55Zoai:revistas.usp.br:article/160035Revistahttp://www.scielo.br/arsPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||ars@usp.br2178-04471678-5320opendoar:2020-12-31T03:59:55ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diseño y tipología como componentes expresivos de la poesía de Augusto de Campos Design e tipografia como elementos da expressividade da poesia de Augusto de Campos Design and Typography as Expressive Elements in the Poetry of Augusto de Campos |
title |
Diseño y tipología como componentes expresivos de la poesía de Augusto de Campos |
spellingShingle |
Diseño y tipología como componentes expresivos de la poesía de Augusto de Campos Santos, Tiago macrotipografia microtipografia Futura poesia concreta Augusto de Campos macrotipografía microtipografía Futura poesía concreta Augusto de Campos Macrotypography Microtypography Futura Concrete poetry Augusto de Campos |
title_short |
Diseño y tipología como componentes expresivos de la poesía de Augusto de Campos |
title_full |
Diseño y tipología como componentes expresivos de la poesía de Augusto de Campos |
title_fullStr |
Diseño y tipología como componentes expresivos de la poesía de Augusto de Campos |
title_full_unstemmed |
Diseño y tipología como componentes expresivos de la poesía de Augusto de Campos |
title_sort |
Diseño y tipología como componentes expresivos de la poesía de Augusto de Campos |
author |
Santos, Tiago |
author_facet |
Santos, Tiago |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Tiago |
dc.subject.por.fl_str_mv |
macrotipografia microtipografia Futura poesia concreta Augusto de Campos macrotipografía microtipografía Futura poesía concreta Augusto de Campos Macrotypography Microtypography Futura Concrete poetry Augusto de Campos |
topic |
macrotipografia microtipografia Futura poesia concreta Augusto de Campos macrotipografía microtipografía Futura poesía concreta Augusto de Campos Macrotypography Microtypography Futura Concrete poetry Augusto de Campos |
description |
A poesia de Augusto de Campos afirmou-se concreta ao abandonar as convenções aceitas pelas gerações modernistas imediatamente anteriores. Avançou em prol de uma nova pluralidade de sentidos atingidos pela exploração intensiva do potencial expressivo da palavra e da sua materialidade. É um poeta de invenção, que recuperou a funcionalidade da página, controlando o tempo e o silêncio, que manipulam as sensações através do espaço em branco, e deslocou-se para as galerias e ruas. Neste artigo é analisada a poesia de Augusto de Campos considerando como o texto, na sua forma visual e tipográfica, activa as camadas de significação verbivocovisual e, subsidiariamente, as referências culturais e simbólicas associadas às formas da letra e aos media. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/160035 10.11606/issn.2178-0447.ars.2020.160035 |
url |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/160035 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2178-0447.ars.2020.160035 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/160035/167586 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Tiago Santos http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Tiago Santos http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
ARS (São Paulo); v. 18 n. 40 (2020); 508-584 ARS; Vol. 18 Núm. 40 (2020); 508-584 ARS; Vol. 18 No. 40 (2020); 508-584 2178-0447 1678-5320 reponame:ARS (São Paulo. Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
ARS (São Paulo. Online) |
collection |
ARS (São Paulo. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
ARS (São Paulo. Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ars@usp.br |
_version_ |
1797688293120278528 |