Responsible pet ownership perception in elementary schools after an educational program in Southern Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Graziela Ribeiro da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Martins, Camila Marinelli, Pellizzaro, Maysa, Barros, Cristiane Conceição de, Pampuch, Raquel Santos, Wouk, Antônio Felipe Paulino de Figueiredo, Ferreira, Fernando, Garcia, Rita Cássia Maria, Biondo, Alexander Welker
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/bjvras/article/view/105484
Resumo: O impacto de programas de guarda responsável que objetivam promover a saúde pública precisa ser plenamente estabelecido no Brasil. Este estudo objetivou avaliar a percepção sobre guarda responsável de animais de estudantes do ensino fundamental e professores após um programa com quatro anos de duração na cidade de Pinhais. Questionários foram distribuídos para alunos da quarta série e professores de todas as escolas públicas de ensino fundamental da cidade. No total, 1022/1332 estudantes (76,7%) participaram do programa. Não houve diferença significativa entre os grupos que participaram e não participaram, em relação aos conceitos de guarda responsável (p = 0,88), zoonoses (p = 0,09) e bem-estar animal (p = 0,94). Entretanto, a frequência de acertos dos conceitos de guarda responsável e zoonoses foi significativamente maior (p < 0,01) entre os estudantes do grupo que participou 1 ou 2 vezes (779/830; 93,8% e 506/813; 62,2%, respectivamente) com relação ao grupo que participou > 2 vezes (144/165; 87,3% e 64/151; 42,4%, respectivamente). E também foi significativamente maior (p < 0,01) entre o grupo ≤ 10 anos (991/1058; 93.7%) com relação ao grupo > 10 anos (158/180; 87,8%) no primeiro conceito. Apesar da maioria dos professores aprovarem a continuidade do programa (128/137; 93,4%), eles reportaram baixas taxas de participação no treinamento (41/137; 29,9%) e utilização dos materiais didáticos disponíveis (78/137; 26,9%). O estudo mostrou que a percepção sobre guarda responsável de animais em programas de educação continuada pode ser mais facilmente absorvida por crianças de até 10 anos de idade e com até duas participações.
id USP-49_948185501d3bddb8adeda8b51c3b4ca2
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/105484
network_acronym_str USP-49
network_name_str Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science
repository_id_str https://www.revistas.usp.br/bjvras/index
spelling Responsible pet ownership perception in elementary schools after an educational program in Southern BrazilPercepção dos alunos de ensino fundamental sobre guarda responsável de animais após um programa de educação no sul do BrasilAnimais de estimaçãoGuarda responsávelAlunosEducaçãoPetsResponsible ownershipStudentsEducationO impacto de programas de guarda responsável que objetivam promover a saúde pública precisa ser plenamente estabelecido no Brasil. Este estudo objetivou avaliar a percepção sobre guarda responsável de animais de estudantes do ensino fundamental e professores após um programa com quatro anos de duração na cidade de Pinhais. Questionários foram distribuídos para alunos da quarta série e professores de todas as escolas públicas de ensino fundamental da cidade. No total, 1022/1332 estudantes (76,7%) participaram do programa. Não houve diferença significativa entre os grupos que participaram e não participaram, em relação aos conceitos de guarda responsável (p = 0,88), zoonoses (p = 0,09) e bem-estar animal (p = 0,94). Entretanto, a frequência de acertos dos conceitos de guarda responsável e zoonoses foi significativamente maior (p < 0,01) entre os estudantes do grupo que participou 1 ou 2 vezes (779/830; 93,8% e 506/813; 62,2%, respectivamente) com relação ao grupo que participou > 2 vezes (144/165; 87,3% e 64/151; 42,4%, respectivamente). E também foi significativamente maior (p < 0,01) entre o grupo ≤ 10 anos (991/1058; 93.7%) com relação ao grupo > 10 anos (158/180; 87,8%) no primeiro conceito. Apesar da maioria dos professores aprovarem a continuidade do programa (128/137; 93,4%), eles reportaram baixas taxas de participação no treinamento (41/137; 29,9%) e utilização dos materiais didáticos disponíveis (78/137; 26,9%). O estudo mostrou que a percepção sobre guarda responsável de animais em programas de educação continuada pode ser mais facilmente absorvida por crianças de até 10 anos de idade e com até duas participações.The impact of responsible ownership programs with the goal of promoting public health remains to be fully established in Brazil. This study aimed to evaluate the responsible pet ownership perception of public elementary school students and teachers after a four-year outreach educational program in the city of Pinhais, Southern Brazil. Questionnaires were distributed for self-answer by fourth-grade students and teachers of all city public elementary schools. A total of 1,022/1,332 students (76.7%) referred participated in the program. No significant differences were observed between participating and non-participating groups regarding the concepts of responsible ownership (p = 0.88), zoonoses (p = 0.09) and animal welfare (p = 0.94). However, the frequency of correct answers on responsible ownership and zoonoses concepts was significantly higher (p < 0.01) among student groups who participated 1 or 2 times (779/830; 93.8% and 506/813; 62.2%, respectively) in relation to the groups that participated > 2 times (144/165; 87.3% and 64/151; 42.4%, respectively). It was also significantly higher (p < 0.01) between ≤ 10 years group (991/1058, 93.7%) compared to group >10 years (158/180; 87.8%) in the first concept. Although most teachers approved the continuing program (128/137; 93.4%), they reported low rates on training participation (41/137; 29.9%) and use of available teaching materials (78/137; 26.9%). The study has shown that perception of responsible pet ownership in outreach education programs may be more easily absorbed by children under ten years of age and up to two participations.Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia2016-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/bjvras/article/view/10548410.11606/issn.1678-4456.v53i2p182-190Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science; Vol. 53 Núm. 2 (2016); 182-190Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science; Vol. 53 No. 2 (2016); 182-190Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science; v. 53 n. 2 (2016); 182-190Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science; V. 53 N. 2 (2016); 182-1901678-44561413-9596reponame:Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Scienceinstname:Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP)instacron:USPenghttps://www.revistas.usp.br/bjvras/article/view/105484/114757Copyright (c) 2016 Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Scienceinfo:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Graziela Ribeiro daMartins, Camila MarinelliPellizzaro, MaysaBarros, Cristiane Conceição dePampuch, Raquel SantosWouk, Antônio Felipe Paulino de FigueiredoFerreira, FernandoGarcia, Rita Cássia MariaBiondo, Alexander Welker2020-06-23T04:04:47Zoai:revistas.usp.br:article/105484Revistahttps://www.revistas.usp.br/bjvrasPUBhttps://www.revistas.usp.br/bjvras/oaibjvras@usp.br1413-95961413-9596opendoar:https://www.revistas.usp.br/bjvras/index2023-01-12T16:43:56.069228Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Responsible pet ownership perception in elementary schools after an educational program in Southern Brazil
Percepção dos alunos de ensino fundamental sobre guarda responsável de animais após um programa de educação no sul do Brasil
title Responsible pet ownership perception in elementary schools after an educational program in Southern Brazil
spellingShingle Responsible pet ownership perception in elementary schools after an educational program in Southern Brazil
Cunha, Graziela Ribeiro da
Animais de estimação
Guarda responsável
Alunos
Educação
Pets
Responsible ownership
Students
Education
title_short Responsible pet ownership perception in elementary schools after an educational program in Southern Brazil
title_full Responsible pet ownership perception in elementary schools after an educational program in Southern Brazil
title_fullStr Responsible pet ownership perception in elementary schools after an educational program in Southern Brazil
title_full_unstemmed Responsible pet ownership perception in elementary schools after an educational program in Southern Brazil
title_sort Responsible pet ownership perception in elementary schools after an educational program in Southern Brazil
author Cunha, Graziela Ribeiro da
author_facet Cunha, Graziela Ribeiro da
Martins, Camila Marinelli
Pellizzaro, Maysa
Barros, Cristiane Conceição de
Pampuch, Raquel Santos
Wouk, Antônio Felipe Paulino de Figueiredo
Ferreira, Fernando
Garcia, Rita Cássia Maria
Biondo, Alexander Welker
author_role author
author2 Martins, Camila Marinelli
Pellizzaro, Maysa
Barros, Cristiane Conceição de
Pampuch, Raquel Santos
Wouk, Antônio Felipe Paulino de Figueiredo
Ferreira, Fernando
Garcia, Rita Cássia Maria
Biondo, Alexander Welker
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Graziela Ribeiro da
Martins, Camila Marinelli
Pellizzaro, Maysa
Barros, Cristiane Conceição de
Pampuch, Raquel Santos
Wouk, Antônio Felipe Paulino de Figueiredo
Ferreira, Fernando
Garcia, Rita Cássia Maria
Biondo, Alexander Welker
dc.subject.por.fl_str_mv Animais de estimação
Guarda responsável
Alunos
Educação
Pets
Responsible ownership
Students
Education
topic Animais de estimação
Guarda responsável
Alunos
Educação
Pets
Responsible ownership
Students
Education
description O impacto de programas de guarda responsável que objetivam promover a saúde pública precisa ser plenamente estabelecido no Brasil. Este estudo objetivou avaliar a percepção sobre guarda responsável de animais de estudantes do ensino fundamental e professores após um programa com quatro anos de duração na cidade de Pinhais. Questionários foram distribuídos para alunos da quarta série e professores de todas as escolas públicas de ensino fundamental da cidade. No total, 1022/1332 estudantes (76,7%) participaram do programa. Não houve diferença significativa entre os grupos que participaram e não participaram, em relação aos conceitos de guarda responsável (p = 0,88), zoonoses (p = 0,09) e bem-estar animal (p = 0,94). Entretanto, a frequência de acertos dos conceitos de guarda responsável e zoonoses foi significativamente maior (p < 0,01) entre os estudantes do grupo que participou 1 ou 2 vezes (779/830; 93,8% e 506/813; 62,2%, respectivamente) com relação ao grupo que participou > 2 vezes (144/165; 87,3% e 64/151; 42,4%, respectivamente). E também foi significativamente maior (p < 0,01) entre o grupo ≤ 10 anos (991/1058; 93.7%) com relação ao grupo > 10 anos (158/180; 87,8%) no primeiro conceito. Apesar da maioria dos professores aprovarem a continuidade do programa (128/137; 93,4%), eles reportaram baixas taxas de participação no treinamento (41/137; 29,9%) e utilização dos materiais didáticos disponíveis (78/137; 26,9%). O estudo mostrou que a percepção sobre guarda responsável de animais em programas de educação continuada pode ser mais facilmente absorvida por crianças de até 10 anos de idade e com até duas participações.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/bjvras/article/view/105484
10.11606/issn.1678-4456.v53i2p182-190
url https://www.revistas.usp.br/bjvras/article/view/105484
identifier_str_mv 10.11606/issn.1678-4456.v53i2p182-190
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/bjvras/article/view/105484/114757
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science; Vol. 53 Núm. 2 (2016); 182-190
Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science; Vol. 53 No. 2 (2016); 182-190
Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science; v. 53 n. 2 (2016); 182-190
Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science; V. 53 N. 2 (2016); 182-190
1678-4456
1413-9596
reponame:Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science
instname:Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP)
instacron:USP
instname_str Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science
collection Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science - Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP)
repository.mail.fl_str_mv bjvras@usp.br
_version_ 1797051567093841920