A correção das estenoses traqueobrônquicas mediante o emprego de órteses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SAUERESSIG,MAURÍCIO GUIDI
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: MACEDO NETO,AMARÍLIO VIEIRA DE, MORESCHI,ALEXANDRE HEITOR, XAVIER,ROGÉRIO GASTAL, SANCHES,PAULO ROBERTO STEFANI
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal de Pneumologia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-35862002000200005
Resumo: O tratamento cirúrgico do paciente com estenose traqueobrônquica exige uma avaliação individualizada em razão da complexidade de sua origem, sendo a traqueoplastia considerada a modalidade ideal. As causas mais comuns de estenose são devidas à intubação traqueal e ao desenvolvimento de neoplasias e estas condições são justamente as que mais se beneficiam com o tratamento endoscópico quando a correção cirúrgica não está indicada. Na atualidade, os meios endoscópicos incluem a aplicação de diversos tipos de laser e sondas de dilatação, habitualmente com o uso de broncoscópio rígido, e emprego de radioterapia e órteses, separadamente ou em associação. Basicamente, as órteses são de dois tipos: metálicas e de silicone. As metálicas têm sua indicação mais freqüente para os casos de traqueomalacia e estenoses por compressão neoplásica extrínseca. Nos casos de obstrução da via aérea por inflamação aguda, restrita à sua luz ou sem envolvimento mais profundo da parede traqueobrônquica, ou em presença de neoplasia endoluminal, é recomendável a órtese de silicone. Embora em algumas situações essas diversas formas de tratamento possam ser intercambiáveis, não costumam ser a regra. Portanto, a estratégia terapêutica visando à resolução mais eficaz da estenose traqueobrônquica baseia-se na seleção dos métodos empregados desde o primeiro tratamento.
id USP-50_ae1623d2a9eb1353c1f3e8f32da7250d
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-35862002000200005
network_acronym_str USP-50
network_name_str Jornal de Pneumologia
repository_id_str
spelling A correção das estenoses traqueobrônquicas mediante o emprego de órtesesTraquealDispositivo de fixação ortopédicaAngioplastiaO tratamento cirúrgico do paciente com estenose traqueobrônquica exige uma avaliação individualizada em razão da complexidade de sua origem, sendo a traqueoplastia considerada a modalidade ideal. As causas mais comuns de estenose são devidas à intubação traqueal e ao desenvolvimento de neoplasias e estas condições são justamente as que mais se beneficiam com o tratamento endoscópico quando a correção cirúrgica não está indicada. Na atualidade, os meios endoscópicos incluem a aplicação de diversos tipos de laser e sondas de dilatação, habitualmente com o uso de broncoscópio rígido, e emprego de radioterapia e órteses, separadamente ou em associação. Basicamente, as órteses são de dois tipos: metálicas e de silicone. As metálicas têm sua indicação mais freqüente para os casos de traqueomalacia e estenoses por compressão neoplásica extrínseca. Nos casos de obstrução da via aérea por inflamação aguda, restrita à sua luz ou sem envolvimento mais profundo da parede traqueobrônquica, ou em presença de neoplasia endoluminal, é recomendável a órtese de silicone. Embora em algumas situações essas diversas formas de tratamento possam ser intercambiáveis, não costumam ser a regra. Portanto, a estratégia terapêutica visando à resolução mais eficaz da estenose traqueobrônquica baseia-se na seleção dos métodos empregados desde o primeiro tratamento.Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia2002-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-35862002000200005Jornal de Pneumologia v.28 n.2 2002reponame:Jornal de Pneumologiainstname:Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia da Universidade de São Paulo (SBPT-USP)instacron:USP10.1590/S0102-35862002000200005info:eu-repo/semantics/openAccessSAUERESSIG,MAURÍCIO GUIDIMACEDO NETO,AMARÍLIO VIEIRA DEMORESCHI,ALEXANDRE HEITORXAVIER,ROGÉRIO GASTALSANCHES,PAULO ROBERTO STEFANIpor2002-06-26T00:00:00Zoai:scielo:S0102-35862002000200005Revistahttps://www.scielo.br/j/jpneu/gridPUBhttp://www.scielo.br/oai/scielo-oai.phpjpneumo@terra.com.br0102-35861678-4642opendoar:2002-06-26T00:00Jornal de Pneumologia - Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia da Universidade de São Paulo (SBPT-USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A correção das estenoses traqueobrônquicas mediante o emprego de órteses
title A correção das estenoses traqueobrônquicas mediante o emprego de órteses
spellingShingle A correção das estenoses traqueobrônquicas mediante o emprego de órteses
SAUERESSIG,MAURÍCIO GUIDI
Traqueal
Dispositivo de fixação ortopédica
Angioplastia
title_short A correção das estenoses traqueobrônquicas mediante o emprego de órteses
title_full A correção das estenoses traqueobrônquicas mediante o emprego de órteses
title_fullStr A correção das estenoses traqueobrônquicas mediante o emprego de órteses
title_full_unstemmed A correção das estenoses traqueobrônquicas mediante o emprego de órteses
title_sort A correção das estenoses traqueobrônquicas mediante o emprego de órteses
author SAUERESSIG,MAURÍCIO GUIDI
author_facet SAUERESSIG,MAURÍCIO GUIDI
MACEDO NETO,AMARÍLIO VIEIRA DE
MORESCHI,ALEXANDRE HEITOR
XAVIER,ROGÉRIO GASTAL
SANCHES,PAULO ROBERTO STEFANI
author_role author
author2 MACEDO NETO,AMARÍLIO VIEIRA DE
MORESCHI,ALEXANDRE HEITOR
XAVIER,ROGÉRIO GASTAL
SANCHES,PAULO ROBERTO STEFANI
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SAUERESSIG,MAURÍCIO GUIDI
MACEDO NETO,AMARÍLIO VIEIRA DE
MORESCHI,ALEXANDRE HEITOR
XAVIER,ROGÉRIO GASTAL
SANCHES,PAULO ROBERTO STEFANI
dc.subject.por.fl_str_mv Traqueal
Dispositivo de fixação ortopédica
Angioplastia
topic Traqueal
Dispositivo de fixação ortopédica
Angioplastia
description O tratamento cirúrgico do paciente com estenose traqueobrônquica exige uma avaliação individualizada em razão da complexidade de sua origem, sendo a traqueoplastia considerada a modalidade ideal. As causas mais comuns de estenose são devidas à intubação traqueal e ao desenvolvimento de neoplasias e estas condições são justamente as que mais se beneficiam com o tratamento endoscópico quando a correção cirúrgica não está indicada. Na atualidade, os meios endoscópicos incluem a aplicação de diversos tipos de laser e sondas de dilatação, habitualmente com o uso de broncoscópio rígido, e emprego de radioterapia e órteses, separadamente ou em associação. Basicamente, as órteses são de dois tipos: metálicas e de silicone. As metálicas têm sua indicação mais freqüente para os casos de traqueomalacia e estenoses por compressão neoplásica extrínseca. Nos casos de obstrução da via aérea por inflamação aguda, restrita à sua luz ou sem envolvimento mais profundo da parede traqueobrônquica, ou em presença de neoplasia endoluminal, é recomendável a órtese de silicone. Embora em algumas situações essas diversas formas de tratamento possam ser intercambiáveis, não costumam ser a regra. Portanto, a estratégia terapêutica visando à resolução mais eficaz da estenose traqueobrônquica baseia-se na seleção dos métodos empregados desde o primeiro tratamento.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-35862002000200005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-35862002000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-35862002000200005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia
dc.source.none.fl_str_mv Jornal de Pneumologia v.28 n.2 2002
reponame:Jornal de Pneumologia
instname:Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia da Universidade de São Paulo (SBPT-USP)
instacron:USP
instname_str Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia da Universidade de São Paulo (SBPT-USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Jornal de Pneumologia
collection Jornal de Pneumologia
repository.name.fl_str_mv Jornal de Pneumologia - Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia da Universidade de São Paulo (SBPT-USP)
repository.mail.fl_str_mv jpneumo@terra.com.br
_version_ 1754847947538825216