Avaliação da resposta imune celular em pacientes com periodontite

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: HIDALGO,Mirian Marubayashi
Data de Publicação: 1998
Outros Autores: ITANO,Eiko Nakagawa, NISHIMURA,Cristina Sayuri, TREVISAN JUNIOR,Wilson, AVILA-CAMPOS,Mario Julio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Odontologia da Universidade de São Paulo
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-06631998000200006
Resumo: A resposta linfoproliferativa a Actinobacillus actinomycetemcomitans (Aa) e ao mitógeno fitohemaglutinina (PHA) foi avaliada comparativamente em grupos de pacientes com Periodontite de Incidência Precoce (PIP), Periodontite de Adulto (PA) e controles saudáveis sem doença periodontal. Como antígenos foram utilizados a mistura de extratos sonicados de cinco isolados provenientes de pacientes com PIP, confirmados como Aa, e os extratos sonicados de Aa de referência ATCC 29522, ATCC 29523 e FDC Y4. Os resultados da resposta linfoproliferativa a Aa não demonstraram diferenças estatisticamente significantes em pacientes com PIP (n = 9) ou PA (n = 20) em relação ao grupo controle (n = 20). Utilizando os extratos sonicados de Aa previamente aquecidos ou não, foi detectada a presença de fator ou fatores termolábeis com capacidade de suprimir a resposta linfoproliferativa específica, indicando a necessidade do aquecimento do extrato para a real avaliação da resposta linfoproliferativa. Frente ao mitógeno PHA, não foram observadas diferenças significativas entre os grupos, sugerindo a não indução do estado de imunossupressão em pacientes com periodontites. Experimentos subseqüentes com extratos aquecidos ou não demonstraram a presença de fator ou fatores termoestáveis com capacidade de suprimir a resposta a PHA, diferenciando-se da resposta específica. A presença desses fatores, que serão caracterizados posteriormente, poderia explicar a não detecção de alteração na resposta imune celular nos pacientes com periodontite.
id USP-56_c97725c320a20bce33859368f2034de2
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-06631998000200006
network_acronym_str USP-56
network_name_str Revista de Odontologia da Universidade de São Paulo
repository_id_str
spelling Avaliação da resposta imune celular em pacientes com periodontiteImunidade celularTransformação linfocíticaPeriodontiteA resposta linfoproliferativa a Actinobacillus actinomycetemcomitans (Aa) e ao mitógeno fitohemaglutinina (PHA) foi avaliada comparativamente em grupos de pacientes com Periodontite de Incidência Precoce (PIP), Periodontite de Adulto (PA) e controles saudáveis sem doença periodontal. Como antígenos foram utilizados a mistura de extratos sonicados de cinco isolados provenientes de pacientes com PIP, confirmados como Aa, e os extratos sonicados de Aa de referência ATCC 29522, ATCC 29523 e FDC Y4. Os resultados da resposta linfoproliferativa a Aa não demonstraram diferenças estatisticamente significantes em pacientes com PIP (n = 9) ou PA (n = 20) em relação ao grupo controle (n = 20). Utilizando os extratos sonicados de Aa previamente aquecidos ou não, foi detectada a presença de fator ou fatores termolábeis com capacidade de suprimir a resposta linfoproliferativa específica, indicando a necessidade do aquecimento do extrato para a real avaliação da resposta linfoproliferativa. Frente ao mitógeno PHA, não foram observadas diferenças significativas entre os grupos, sugerindo a não indução do estado de imunossupressão em pacientes com periodontites. Experimentos subseqüentes com extratos aquecidos ou não demonstraram a presença de fator ou fatores termoestáveis com capacidade de suprimir a resposta a PHA, diferenciando-se da resposta específica. A presença desses fatores, que serão caracterizados posteriormente, poderia explicar a não detecção de alteração na resposta imune celular nos pacientes com periodontite.Universidade de São Paulo1998-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-06631998000200006Revista de Odontologia da Universidade de São Paulo v.12 n.2 1998reponame:Revista de Odontologia da Universidade de São Pauloinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0103-06631998000200006info:eu-repo/semantics/openAccessHIDALGO,Mirian MarubayashiITANO,Eiko NakagawaNISHIMURA,Cristina SayuriTREVISAN JUNIOR,WilsonAVILA-CAMPOS,Mario Juliopor1999-10-27T00:00:00Zoai:scielo:S0103-06631998000200006Revistahttps://www.scielo.br/j/rousp/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||pob@edu.usp.br0103-06630103-0663opendoar:1999-10-27T00:00Revista de Odontologia da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da resposta imune celular em pacientes com periodontite
title Avaliação da resposta imune celular em pacientes com periodontite
spellingShingle Avaliação da resposta imune celular em pacientes com periodontite
HIDALGO,Mirian Marubayashi
Imunidade celular
Transformação linfocítica
Periodontite
title_short Avaliação da resposta imune celular em pacientes com periodontite
title_full Avaliação da resposta imune celular em pacientes com periodontite
title_fullStr Avaliação da resposta imune celular em pacientes com periodontite
title_full_unstemmed Avaliação da resposta imune celular em pacientes com periodontite
title_sort Avaliação da resposta imune celular em pacientes com periodontite
author HIDALGO,Mirian Marubayashi
author_facet HIDALGO,Mirian Marubayashi
ITANO,Eiko Nakagawa
NISHIMURA,Cristina Sayuri
TREVISAN JUNIOR,Wilson
AVILA-CAMPOS,Mario Julio
author_role author
author2 ITANO,Eiko Nakagawa
NISHIMURA,Cristina Sayuri
TREVISAN JUNIOR,Wilson
AVILA-CAMPOS,Mario Julio
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv HIDALGO,Mirian Marubayashi
ITANO,Eiko Nakagawa
NISHIMURA,Cristina Sayuri
TREVISAN JUNIOR,Wilson
AVILA-CAMPOS,Mario Julio
dc.subject.por.fl_str_mv Imunidade celular
Transformação linfocítica
Periodontite
topic Imunidade celular
Transformação linfocítica
Periodontite
description A resposta linfoproliferativa a Actinobacillus actinomycetemcomitans (Aa) e ao mitógeno fitohemaglutinina (PHA) foi avaliada comparativamente em grupos de pacientes com Periodontite de Incidência Precoce (PIP), Periodontite de Adulto (PA) e controles saudáveis sem doença periodontal. Como antígenos foram utilizados a mistura de extratos sonicados de cinco isolados provenientes de pacientes com PIP, confirmados como Aa, e os extratos sonicados de Aa de referência ATCC 29522, ATCC 29523 e FDC Y4. Os resultados da resposta linfoproliferativa a Aa não demonstraram diferenças estatisticamente significantes em pacientes com PIP (n = 9) ou PA (n = 20) em relação ao grupo controle (n = 20). Utilizando os extratos sonicados de Aa previamente aquecidos ou não, foi detectada a presença de fator ou fatores termolábeis com capacidade de suprimir a resposta linfoproliferativa específica, indicando a necessidade do aquecimento do extrato para a real avaliação da resposta linfoproliferativa. Frente ao mitógeno PHA, não foram observadas diferenças significativas entre os grupos, sugerindo a não indução do estado de imunossupressão em pacientes com periodontites. Experimentos subseqüentes com extratos aquecidos ou não demonstraram a presença de fator ou fatores termoestáveis com capacidade de suprimir a resposta a PHA, diferenciando-se da resposta específica. A presença desses fatores, que serão caracterizados posteriormente, poderia explicar a não detecção de alteração na resposta imune celular nos pacientes com periodontite.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-06631998000200006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-06631998000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0103-06631998000200006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Odontologia da Universidade de São Paulo v.12 n.2 1998
reponame:Revista de Odontologia da Universidade de São Paulo
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de Odontologia da Universidade de São Paulo
collection Revista de Odontologia da Universidade de São Paulo
repository.name.fl_str_mv Revista de Odontologia da Universidade de São Paulo - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||pob@edu.usp.br
_version_ 1754821051292844032