Formulation of an accessibility indicator for sidewalk and street crossings

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Keppe Junior, Celso Luiz Guimarães
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/43591
Resumo: O presente trabalho visa definir uma forma fácil e prática de avaliar-se o nível de serviço dos espaços públicos destinados às pessoas com deficiência física (calçadas e travessias de ruas) pela determinação de um índice que considere os parâmetros de maior importância sob o ponto de vista dos usuários de cadeira de rodas. O índice é definido com a identificação e a ordenação de variáveis de caracterização física e ambiental das calçadas relacionadas aos aspectos de qualidade de conforto, segurança e condições do ambiente. A ponderação das variáveis de caracterização física e ambiental das calçadas (grau de importância) é realizada por análise da percepção dos usuários de cadeira de rodas, definindo-se, dessa forma, o Índice de Acessibilidade das Calçadas e Travessias - IACT, e verificando sua funcionalidade por auditoria realizada com auxílio, também, de usuários de cadeira de rodas selecionados para realizar testes em dois locais da cidade de São Carlos. Munidos dessa ferramenta de avaliação, os órgãos de gestão viária podem avaliar a qualidade dos espaços públicos em uma rota total ou em trechos específicos dos deslocamentos imprescindíveis para a real participação da pessoa com dificuldade de locomoção na sociedade.
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A ponderação das variáveis de caracterização física e ambiental das calçadas (grau de importância) é realizada por análise da percepção dos usuários de cadeira de rodas, definindo-se, dessa forma, o Índice de Acessibilidade das Calçadas e Travessias - IACT, e verificando sua funcionalidade por auditoria realizada com auxílio, também, de usuários de cadeira de rodas selecionados para realizar testes em dois locais da cidade de São Carlos. Munidos dessa ferramenta de avaliação, os órgãos de gestão viária podem avaliar a qualidade dos espaços públicos em uma rota total ou em trechos específicos dos deslocamentos imprescindíveis para a real participação da pessoa com dificuldade de locomoção na sociedade.This article discusses an easy and practical way to assess the service level of public spaces (sidewalks and street crossings) intended for physically impaired individuals by creating an index that considers the most important aspects from the perspective of individuals in wheelchairs. The index is defined by identifying and ordering physical and environmental variables associated with comfort, safety, and environmental aspects. The physical and environmental variables are given different weights according to how they are viewed by wheelchair users, which defines the Sidewalk and Street Crossing Accessibility Index (or IACT in portuguese). Wheelchair users tested this index at two locations of the city of São Carlos. This tool will enable public authorities to assess the quality of public spaces within a route or in specific sections along which physically impaired individuals travel.El presente trabajo tiene como objetivo definir una manera fácil y práctica para evaluar el nivel de servicio de los espacios públicos destinados a los portadores de deficiencia física (aceras y pasos de calles), a través de la determinación de un índice que tenga en cuenta los parámetros más importantes del punto de vista de los usuarios de silla de ruedas. El índice se define a través de la identificación y ordenación de las variables de caracterización física y ambiental de las aceras, en relación a los aspectos de calidad, comodidad, seguridad y de las condiciones del ambiente. El balance de las variables de caracterización física y ambiental de las aceras (nivel de importancia) se hace a través del análisis de la percepción de los usuarios de sillas de ruedas, y así se define el Índice de Accesibilidad de las Aceras y de los Pasos - IAAP. Su funcionalidad es evaluada por una auditoría realizada también con la ayuda de usuarios de sillas de ruedas, seleccionados para realizar pruebas en dos sitios de la ciudad de São Carlos. A través de esta herramienta de evaluación, las agencias de gestión vial pueden evaluar la calidad de los espacios públicos en una ruta total o en tramos específicos de los desplazamientos esenciales para la verdadera participación en la sociedad de las personas con dificultad de locomoción.Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/4359110.11606/issn.2317-2762.v0i24p144-161PosFAUUSP; n. 24 (2008); 144-161Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP; No. 24 (2008); 144-161Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP; Núm. 24 (2008); 144-1612317-27621518-9554reponame:Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/43591/47213Copyright (c) 2008 Celso Luiz Guimarães Keppe Juniorinfo:eu-repo/semantics/openAccessKeppe Junior, Celso Luiz Guimarães2019-12-19T13:38:57Zoai:revistas.usp.br:article/43591Revistahttp://www.revistas.usp.br/posfauPUBhttp://www.revistas.usp.br/posfau/oairvposfau@usp.br||2317-27621518-9554opendoar:2019-12-19T13:38:57Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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