Creación del proceso de dimensiones guia para proyectos interactivos escolares: la base em la percepción del espacio de estudiantes con restricciones visuales

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kasper, Andrea de Aguiar
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pereira, Vera Lúcia Duarte do Valle, Vergara, Lizandra Garcia Lupi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/164817
Resumo: O artigo trata da Percepção Espacial, investigada sob a ótica dos projetos escolares focados nos alunos com restrições visuais do Ensino Fundamental, tendo seus estudos iniciados no curso de Mestrado, culminando na conclusão da Tese de Doutoramento de uma das autoras. Demonstra parte do processo de construção do Sistema Norteador de Projetos Interativos, essencialmente, a estruturação das dimensões norteadoras de um dos seus elementos estruturadores basilares, a Percepção Espacial. Focada nos seus propósitos, a pesquisa foi concretizada, sob um processo sistêmico, em três etapas: Conceitualização, Estruturação e Legitimação, orientadas pelo Design de Interação e aplicação de técnicas de pesquisas, tais como, a Análise de Conteúdo e Análise do Conceito. As Dimensões fundamentadas na percepção multissensorial estão alinhadas à proposta dos Projetos Interativos Escolares, os quais possuem como produto, o espaço físico tratado como sistema de artefatos. A pesquisa observa a importância da Interação Espacial em projetos escolares, propondo resultados que favorecem aos leitores interessados no fenômeno tratado. Contempla pesquisadores e profissionais envolvidos no planejamento dos espaços físicos escolares, observando a PE como diretriz de projetos de escolas que buscam beneficiar à Inclusão Escolar, bem como, aqueles que desejem utilizar a orientação teórica e metodológica desta pesquisa para abordar outros contextos.
id USP-58_cf77a4649f676d25795a56f19071fa23
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/164817
network_acronym_str USP-58
network_name_str Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online)
repository_id_str
spelling Creación del proceso de dimensiones guia para proyectos interactivos escolares: la base em la percepción del espacio de estudiantes con restricciones visualesProcesso de construção das dimensões norteadoras para projetos interativos escolares: a fundamentação na percepção espacial de alunos com restrições visuaisProcess of construction of the guiding dimensions for interactive school projects: the basis in the spatial perception of students with visual impairmentsSpatial perceptionSpatial interactionStudents with visual impairmentsSchool incusionPercepção espacialInteração espacialAlunos com restrições visuaisProjetos interativosInclusão escolarO artigo trata da Percepção Espacial, investigada sob a ótica dos projetos escolares focados nos alunos com restrições visuais do Ensino Fundamental, tendo seus estudos iniciados no curso de Mestrado, culminando na conclusão da Tese de Doutoramento de uma das autoras. Demonstra parte do processo de construção do Sistema Norteador de Projetos Interativos, essencialmente, a estruturação das dimensões norteadoras de um dos seus elementos estruturadores basilares, a Percepção Espacial. Focada nos seus propósitos, a pesquisa foi concretizada, sob um processo sistêmico, em três etapas: Conceitualização, Estruturação e Legitimação, orientadas pelo Design de Interação e aplicação de técnicas de pesquisas, tais como, a Análise de Conteúdo e Análise do Conceito. As Dimensões fundamentadas na percepção multissensorial estão alinhadas à proposta dos Projetos Interativos Escolares, os quais possuem como produto, o espaço físico tratado como sistema de artefatos. A pesquisa observa a importância da Interação Espacial em projetos escolares, propondo resultados que favorecem aos leitores interessados no fenômeno tratado. Contempla pesquisadores e profissionais envolvidos no planejamento dos espaços físicos escolares, observando a PE como diretriz de projetos de escolas que buscam beneficiar à Inclusão Escolar, bem como, aqueles que desejem utilizar a orientação teórica e metodológica desta pesquisa para abordar outros contextos.El artículo trata de la percepción espacial, investigada desde la perspectiva de proyectos escolares centrados en estudiantes con restricciones visuales de la escuela primaria. Demuestra parte del construcción del Sistema interactivo de gestión de proyectos, esencialmente la estructuración de las dimensiones guía de uno de sus elementos básicos de estructuración, la Percepción espacial. Centrada en sus propósitos, la investigación se llevó a cabo, bajo un proceso sistémico, en tres etapas: conceptualización, estructuración y legitimación, guiada por el diseño de interacción y la aplicación de técnicas de investigación, como el análisis de contenido y el análisis conceptual. Las dimensiones basadas en la percepción multisensorial están alineadas con la propuesta de Proyectos Escolares Interactivos, que tienen como producto el espacio físico tratado como un sistema de artefactos. La investigación señala la importancia de la interacción espacial en los proyectos escolares, proponiendo resultados que favorezcan a los lectores interesados ​​en el fenómeno abordado. Contempla a investigadores y profesionales involucrados en la planificación de espacios físicos escolares, observando la educación física como una guía de proyectos escolares que buscan beneficiarse de la inclusión escolar, así como a aquellos que desean utilizar la orientación teórica y metodológica de esta investigación para abordar otros contextos.The theme of this article is the Spatial Perception, investigated from the perspective of school projects focused on students with visual impairment of Elementary School, whose studies started in the Mastercourse, culminating in the conclusion of a Doctoral Thesis of one of the authors. The objective is to demonstrate part of the process of construction of the Guide System of Interactive Projects, essentially thestructuring of the guiding dimensions of one of its basic structuring elements, Spatial Perception. Focused on its purposes, the research was carried out, under a systemic process, in three steps: Conceptualization,Structuring and Legitimation, guided by Interaction Design and application of research techniques, such as Content Analysis and Concept Analysis. The Guiding Dimensions, based on multisensory perception are aligned with the proposal of Interactive School Projects, which have as a product, the physical space treated as an Artifact System. The research notes the importance of Spatial Interaction in school projects, proposing results that favor readers interested in the subject and phenomenon addressed. It contemplates the researchers and professionals involved in the planning of school physical spaces, observing the SP as a guideline for school projects that seek to benefit School Inclusion...Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.2020-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/16481710.11606/issn.2317-2762.posfau.2020.164817PosFAUUSP; v. 27 n. 50 (2020); e164817Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP; Vol. 27 No. 50 (2020); e164817Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP; Vol. 27 Núm. 50 (2020); e1648172317-27621518-9554reponame:Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/164817/160502https://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/164817/160503Copyright (c) 2020 Andrea de Aguiar Kasper, Vera Lúcia Duarte do Valle Pereira, Lizandra Garcia Lupi Vergarainfo:eu-repo/semantics/openAccessKasper, Andrea de AguiarPereira, Vera Lúcia Duarte do ValleVergara, Lizandra Garcia Lupi2021-01-08T14:36:43Zoai:revistas.usp.br:article/164817Revistahttp://www.revistas.usp.br/posfauPUBhttp://www.revistas.usp.br/posfau/oairvposfau@usp.br||2317-27621518-9554opendoar:2021-01-08T14:36:43Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Creación del proceso de dimensiones guia para proyectos interactivos escolares: la base em la percepción del espacio de estudiantes con restricciones visuales
Processo de construção das dimensões norteadoras para projetos interativos escolares: a fundamentação na percepção espacial de alunos com restrições visuais
Process of construction of the guiding dimensions for interactive school projects: the basis in the spatial perception of students with visual impairments
title Creación del proceso de dimensiones guia para proyectos interactivos escolares: la base em la percepción del espacio de estudiantes con restricciones visuales
spellingShingle Creación del proceso de dimensiones guia para proyectos interactivos escolares: la base em la percepción del espacio de estudiantes con restricciones visuales
Kasper, Andrea de Aguiar
Spatial perception
Spatial interaction
Students with visual impairments
School incusion
Percepção espacial
Interação espacial
Alunos com restrições visuais
Projetos interativos
Inclusão escolar
title_short Creación del proceso de dimensiones guia para proyectos interactivos escolares: la base em la percepción del espacio de estudiantes con restricciones visuales
title_full Creación del proceso de dimensiones guia para proyectos interactivos escolares: la base em la percepción del espacio de estudiantes con restricciones visuales
title_fullStr Creación del proceso de dimensiones guia para proyectos interactivos escolares: la base em la percepción del espacio de estudiantes con restricciones visuales
title_full_unstemmed Creación del proceso de dimensiones guia para proyectos interactivos escolares: la base em la percepción del espacio de estudiantes con restricciones visuales
title_sort Creación del proceso de dimensiones guia para proyectos interactivos escolares: la base em la percepción del espacio de estudiantes con restricciones visuales
author Kasper, Andrea de Aguiar
author_facet Kasper, Andrea de Aguiar
Pereira, Vera Lúcia Duarte do Valle
Vergara, Lizandra Garcia Lupi
author_role author
author2 Pereira, Vera Lúcia Duarte do Valle
Vergara, Lizandra Garcia Lupi
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kasper, Andrea de Aguiar
Pereira, Vera Lúcia Duarte do Valle
Vergara, Lizandra Garcia Lupi
dc.subject.por.fl_str_mv Spatial perception
Spatial interaction
Students with visual impairments
School incusion
Percepção espacial
Interação espacial
Alunos com restrições visuais
Projetos interativos
Inclusão escolar
topic Spatial perception
Spatial interaction
Students with visual impairments
School incusion
Percepção espacial
Interação espacial
Alunos com restrições visuais
Projetos interativos
Inclusão escolar
description O artigo trata da Percepção Espacial, investigada sob a ótica dos projetos escolares focados nos alunos com restrições visuais do Ensino Fundamental, tendo seus estudos iniciados no curso de Mestrado, culminando na conclusão da Tese de Doutoramento de uma das autoras. Demonstra parte do processo de construção do Sistema Norteador de Projetos Interativos, essencialmente, a estruturação das dimensões norteadoras de um dos seus elementos estruturadores basilares, a Percepção Espacial. Focada nos seus propósitos, a pesquisa foi concretizada, sob um processo sistêmico, em três etapas: Conceitualização, Estruturação e Legitimação, orientadas pelo Design de Interação e aplicação de técnicas de pesquisas, tais como, a Análise de Conteúdo e Análise do Conceito. As Dimensões fundamentadas na percepção multissensorial estão alinhadas à proposta dos Projetos Interativos Escolares, os quais possuem como produto, o espaço físico tratado como sistema de artefatos. A pesquisa observa a importância da Interação Espacial em projetos escolares, propondo resultados que favorecem aos leitores interessados no fenômeno tratado. Contempla pesquisadores e profissionais envolvidos no planejamento dos espaços físicos escolares, observando a PE como diretriz de projetos de escolas que buscam beneficiar à Inclusão Escolar, bem como, aqueles que desejem utilizar a orientação teórica e metodológica desta pesquisa para abordar outros contextos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/164817
10.11606/issn.2317-2762.posfau.2020.164817
url https://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/164817
identifier_str_mv 10.11606/issn.2317-2762.posfau.2020.164817
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/164817/160502
https://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/164817/160503
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
dc.source.none.fl_str_mv PosFAUUSP; v. 27 n. 50 (2020); e164817
Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP; Vol. 27 No. 50 (2020); e164817
Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP; Vol. 27 Núm. 50 (2020); e164817
2317-2762
1518-9554
reponame:Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online)
collection Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online)
repository.name.fl_str_mv Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rvposfau@usp.br||
_version_ 1797231650551103488